sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mês da cultura independente e outras dicas culturais

* Por Denise Martins

Mês da Cultura Independente


O Mês da Cultura Independente, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, chega a sua sétima edição em setembro, com atividades a partir do dia 1º em bibliotecas públicas, nos centros culturais da Penha, Cidade Tiradentes, São Paulo e da Juventude, Galeria Olido, além de terminais de ônibus da cidade. 

No Centro Cultural São Paulo, por exemplo, a mostra de cinema “Cultura Urbana” aborda diversas manifestações como o hip-hop e o grafitti. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima abriga a segunda edição do Encontro de Literatura Divergente, com encontros e debates com escritores que encontram alternativas de publicação por meio de editoras de pequeno porte e até mesmo na internet. Algumas bibliotecas recebem, ainda, saraus e encontros. 

Veja mais informações no site do evento


Peça "As três mulheres sabidas" na Biblioteca Pe. José de Anchieta


Foto: Um instante na Biblioteca
A Biblioteca Padre José de Anchieta recebe o espetáculo que conta a história de mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos. Com Cia Dedo de Prosa.

Serviço

Local: Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia e horário: 08/09 (domingo), às 11h 
Endereço: Rua Antônio Maia, 651 - Perus - São Paulo/SP
Fone: (11) 3917-0751

Fonte: Um instante na biblioteca

Exposição Verdi 200 anos no Museu da Imagem e do Som


Imagem: MIS
Para celebrar os 200 anos de Giuseppe Verdi, considerado um dos maiores compositores de óperas da história, o MIS apresenta a mostra Verdi 200 anos – Imagens em transição.

A mostra, com curadoria de Cleber Papa, identifica em linhas gerais como é preservada a imagem da sua obra, a maneira como é representada e delineia o processo contemporâneo de transição do próprio gênero operístico.

Verdi 200 anos – Imagens em transição oferece um panorama histórico da relação da ópera com a arte por meio de gravações históricas em áudio e vídeo, entre elas, árias e duetos, além de registros históricos de vozes de cantores como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Montserrat Caballé, Mirella Freni e Maria Callas. Por meio de monitores o público pode conferir três montagens de La Traviata, a ópera mais encenada de Verdi.

A exposição reúne ainda obras inspiradas nos teatros notoriamente Verdianos, entre elas, pôsteres de montagens das óperas em diversas partes do mundo que apresentam o desenvolvimento dos aspectos visuais da escola verdiana. 

Serviço:

Local: MIS-SP - Espaço Expostivo Térreo
Dias e horários: de 05 a 29/09, terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 21h
Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo/SP
Fone: (11) 2117-4777

Gratuito

Fonte: MIS

5ª Jornada de Literatura de Araçatuba

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Presidente Prudente


Até o dia 13/09 acontece em Araçatuba a 5ª edição da Jornada de Literatura, com programação teatral, musical e feira do livro em teatros e escolas públicas e particulares.

Com escritores de Araçatuba e região, o público desfrutará da experiência literária por meio de bate-papos e conversas informais. Todos os dias, escolas públicas e particulares receberão a visita de escritores de Araçatuba e região.

Confira a programação completa

Fonte: Prefeitura de Araçatuba

Exposição "O Banquete" em Bauru

Foto: Bauru Pocket
Dentro das atividades comemorativas dos 117 anos de Bauru, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura abrirá nesta sexta-feira, 06 de setembro, a exposição "O Banquete", na Casa Ponce Paz. A exposição fica à disposição do público até 04 de outubro.

O curador convidado Eto Coelho selecionou obras do Acervo Municipal e convidou outras obras, numa espécie de recepção de boas vindas, iniciando assim as exposições com o Acervo Municipal. 

A mostra dá lugar à mesa a obras de artistas consagrados, nomes conhecidos e outros nem tanto, sinalizando a intenção de oferecer um espaço propício para o fomento das Artes Visuais em suas mais variadas modalidades. 

Serviço

Local: Casa Ponce Paz 
Dias e horários: abertura: 06/09, às 20h; exposição: de 07/09 a 04/10/2013, das 10h às 17h 
Endereço: Rua Antonio Alves, 9-10, Centro - Bauru/SP
Fone: (14) 3232-1552 


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).