sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Primavera dos museus e outras dicas culturais

Primavera dos Museus

A 7ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), termina neste domingo (dia 29). Com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, diversas instituições museológicas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo prepararam uma programação especial. 

No Museu da Língua Portuguesa, o público poderá participar do sarau Afro-Mix Quilombhoje no dia 28, das 15h às 18h, e ouvir à contação “História Gueledés”, que será apresentada nos dias 28 e 29, das 13h às 14h. Também no dia 28, das 10h às 13h, o Memorial da Resistência realiza a palestra “Museus, memória e exclusão”, que debate a representação da cultura afro-brasileira nos museus do país.


Várias cidades do interior do Estado também estão participando do evento. Para ver a programação, clique aqui. 

Fonte: SEC

Aniversário do Museu do Futebol

Há cinco anos, no dia 29 de setembro, nascia o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, que hoje é um sucesso de público. Até agora, a instituição recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes de toda parte do mundo, com média de 1,5 mil por dia, com total acessibilidade em todos os sentidos. 

Para comemorar o aniversário, neste domingo, a partir das 11h, os educadores proporcionarão jogos educativos e divertidos como o Mundo das Copas, Linha do Tempo e Jogo de Camisas. A entrada é franca.

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu, em São Paulo/SP. Telefone (11) 3664-3848.


Choro na Praça das Artes

Foto: Prefeitura de SP
Quintal Brasileiro, Lulinha de Alencar, Proveta e Toninho Carrasqueira serão as atrações do show que vai homenagear os 60 anos de carreira de Izaías Bueno de Almeida, além do próprio músico, com seu lendário grupo de choro Izaías e Seus Chorões (foto). O evento é gratuito e acontece no dia 29, às 16h, na Praça das Artes, que fica na Avenida São João, 281.

Na ocasião também haverá uma sessão de autógrafos do livro Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo, de José de Almeida Amaral Jr. A obra relata a pesquisa do autor sobre como a Pauliceia e o choro – considerado o primeiro gênero musical urbano nacional - construíram uma longa história de amor e cumplicidade. 


Festival Tarrafa Literária em Santos

Até domingo (29), destaques da literatura estarão em Santos para participar do Festival Internacional Tarrafa Literária, cujo tema é Capítulo 5 - encontro das palavras. 

Nesta 5ª edição, acontecerão 11 bate-papos, dos mais variados assuntos, a partir das 16h, sempre no Teatro Guarany (praça dos Andradas, 100, Centro), com entrada franca (retirada dos bilhetes ocorre 30 minutos antes). Nomes como Michel Laub, Marcelo Rubens Paiva, Glória Kalil, Xico Sá, Roberto Pompeu de Toledo e Bob Wolfenson (fotógrafo), além dos ilustradores Adão Iturrusgarai e Guto Lacaz, participam do evento.

A programação completa pode ser conferida em www.tarrafaliteraria.com.br.


5º Encontro de Ferromodelismo em Bauru

Foto: Prefeitura de Bauru
Neste sábado e domingo (28/09 e 29/09), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru (APFFB) realizam o 5º Encontro de Ferromodelismo, na Antiga Estação Ferroviária de Bauru.

Estão previstas as presenças dos expositores de ferromodelismo, plastimodelismo (criação de réplicas de objetos a partir do plástico), exposição de fotos e exibição de vídeos sobre o tema Ferrovia, exposição de fuscas, organizada pelo “Role de Fuscas e praça de alimentação. Um diferencial para este ano, será também, a participação de aeromodelismo, destaca a organização do evento. 

Durante o Encontro, o Museu Ferroviário estará aberto para visitação e o público terá acesso à uma sala especial onde estarão expostos maquetes ferroviárias e aos passeios de Maria Fumaça, por meio do projeto “Ferrovia para Todos” em todo o período do evento. 

A Antiga Estação Ferroviária está localizada na Pça Machado de Mello e o Museu Ferroviário ficam na Rua Primeiro de Agosto, qd 1, em Bauru/SP.


Música e Poesia em São José dos Campos

Foto: FCCR
No domingo (29), a alegria do forró vai animar a manhã dos visitantes do Parque Vicentina Aranha. A partir das 10 horas, a banda Kanaviá (foto) tocará clássicos desse ritmo musical no quiosque São João.

Outra atração do domingo é a Caminhada Poética, que será realizada por José Antônio Braga Barros e pelo Grupo de Teatro Amador Toque de Arte de Paraisópolis (MG) também a partir das 10 horas. Dessa vez, o destaque é para a obra do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Todas as atividades são gratuitas. O Parque Vicentina Aranha fica na Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana. 


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).