sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Revelando SP e outras dicas culturais

XVII Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional

O XVII Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista, que acontece de 13 a 22 de setembro no Parque da Vila Guilherme – Trote/Mart Center, celebra 50 edições do evento, desde sua criação em 1997. Realizado há 17 anos na capital e em três regiões do Estado, o Revelando São Paulo reúne manifestações tradicionais, artesanato e culinária tradicionais de municípios de todo o Estado de São Paulo.

Uma grande amostragem do Patrimônio Cultural Imaterial do estado de São Paulo estará presente durante os 10 dias do festival, com cerca de 250 grupos de cultura tradicional. Fandango, Folias de Reis, Catira, Cavalhada, Moçambique, Congadas e Dança de Santa Cruz, Orquestras de Violas, Caiapós, Cavalhadas, Bonecões e outros grupos e comunidades tradicionais ainda presentes em festas e festivais de municípios no Interior e que participam celebrando este encontro.

O festival traz ainda as delícias da culinária paulista, pavilhão de artesanatos, Espaço Fazendinha, contadores de histórias, entre outras atrações.

Toda programação, que é gratuita, vai ser transmitida ao vivo pela internet no site do Festival.


Serviço

Local: Parque Vila Guilherme - Trote / Mart Center
Data: 13 a 22 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local – Entrada franca


Universo do Cordel no Memorial da América Latina

Imagem: Memorial
A Fundação Memorial da América Latina recebe a Feira Nacional do Cordel (Fenacordel) nos dias 13 e 14 de setembro. O encontro é aberto ao público em geral e interessados no universo da literatura de cordel e da cultura popular. A programação conta com três dias de palestras, debates, saraus, declamações, cantorias e sessões narrativas de histórias autorais e populares, apresentações de teatro, exposição de cordel, contação de histórias da oralidade e shows. A entrada é gratuita.

A Fenacordel enfoca todas as faces da poesia popular e ressalta a relevância do cordel para a cultura brasileira. São exposições de livros, embates de repentistas e espetáculos especiais, como a homenagem a João do Vale por Sapiranga e convidados, às 16h30 do sábado. Em associação com o Cineclube Latino-Americano, será exibido o Ciclo Cangaço, com os filmes “Lampião, Rei do Cangaço”, “A Morte Comanda o Cangaço”, “Corisco, o Diabo Loiro, todos do diretor símbolo do gênero, Carlos Coimbra.


Serviço

Local: Memorial da América Latina -  Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP (próximo à estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô)
Dias e horário: 13 e 14/09, a partir das 10h.
Entrada gratuita
Mais informações: (11) 3283-4600


Orquestra de Violões no Centro Cultural Jabaquara

A Orquestra de Violões, projeto iniciado em 1988,  se apresentará neste sábado (14) no Centro Cultural Jabaquara.

É formada a partir de um grupo grande de instrumentistas, separados por naipes, simulando uma Orquestra como conhecemos, com a particularidade de ter apenas um tipo de timbre, o do violão. 

Com a regência do professor e violinista Luís Stelzer, a orquestra apresenta repertório variado, indo de Bach a Gismonti, de Chiquinha Gonzaga a Renato Teixeira. Também autores próximos ao grupo, como Deise Trebitz e Luiz Roveran.

Serviço

Local: Centro Cultural Jabaquara
Dia: 14/09/2013, das 16:00 às 18:00
Endereço: Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Vila Parque Jabaquara - São Paulo/SP
Telefone: (11) 5011-2424
Entrada gratuita

Fonte: Luís Stelzer

Festival Paulista de Circo em Piracicaba


Consolidado como um dos principais eventos do gênero no País, o Festival Paulista de Circo reúne anualmente artistas, trupes e companhias de diversas modalidades. Tendo como objetivo valorizar e promover a linguagem circense em todas as suas manifestações, o festival estimula a criação, o aperfeiçoamento e a circulação da produção.

Durante o evento, grandes espetáculos, números de rua, oficinas e palestras promovem o encontro dos artistas com o público e propiciam a troca de experiências entre diferentes vertentes do circo tradicional e contemporâneo, contribuindo assim para sua constante renovação. Com programação inteiramente gratuita, acrobacias, malabares, pernas de pau, monociclos, brincadeiras, números aéreos, de equilíbrio e de humor alegram o público nos dias do festival.

Veja a programação completa

Fonte: Festival Paulista de Circo

Música e Cinema em São José dos Campos

*Com a colaboração do Núcleo Regional de São José dos Campos

Um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vai apresentar neste domingo (15), às 19h, na Capela Sagrado Coração de Jesus do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302), na Vila Adyana. Não haverá distribuição de ingressos, basta comparecer e curtir o concerto. Entrada franca.

Já durante todo o mês de setembro, serão exibidos filmes de Mazzaropi no Ponto MIS - Cine Santana, que fica na Avenida Rui Barbosa, 2005), em Santana. Serão sete exibições de filmes entre longas e curtas-metragens brasileiros. As próximas sessões serão na segunda-feira (16), às 14h e às 19h. A entrada é gratuita. Serão exibidos o curta-metragem “Antes do galo cantar” e o filme “No paraíso das solteironas”. A programação termina no dia 30, com os filmes “Uma pistola para Djeca” e “A galinha que burlou o sistema”, em duas sessões.



"Mês Carlos Gomes" em Campinas

*Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Foto: www.brasil.gov.br
O início da segunda semana de programação do “Mês Carlos Gomes”, em homenagem ao mais ilustre dos campineiros, será marcado pela abertura de uma exposição na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Intitulada “Exposição Carlos Gomes: o Nhô Tonico de Campinas”, o evento ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h45 entre os dias 17 de setembro (terça-feira) e 17 de outubro no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL).

Além da exposição, às 9h15, no auditório da BC-CL, ocorrem mesas-redondas. Na primeira, “Carlos Gomes e sua Música”, o professor Marco Padilha abordará a relação entre Carlos Gomes e a música contemporânea. O bate-papo será coordenado pelo professor Marcos Tognon. No mesmo local, a partir das 11h, pesquisas sobre o maestro serão apresentadas por especialistas no assunto. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3521-5250.

Até o final do mês, o público poderá conferir uma programação gratuita de qualidade que inclui espetáculos de dança, música, exposições, palestras e apresentações especiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

Confira a programação completa

Fonte: Prefeitura de Campinas


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).