sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Setembro acessível e outras dicas culturais

Setembro acessível no Centro Cultural São Paulo


Até o dia 29/9, como parte das ações do programa Livre Acesso, o Centro Cultural São Paulo realiza o projeto Acesso concreto - Setembro Acessível, que reforça a discussão sobre a acessibilidade no campo da arte e da cultura com diversas atividades voltadas ao acesso pleno de todos os públicos.

Boa parte da programação, que inclui show, peças de teatro, contação de histórias, entre outras ações, terá interpretação em Libras ou audiodescrição.


Fonte: CCSP

Contação de histórias em LIBRAS na Casa das Rosas

Foto: Casa das Rosas
Neste domingo (22), às 15h, a Casa das Rosas apresenta "Mãos de vento e olhos de dentro" de Lô Galasso. A história, narrada em português e em LIBRAS (Língua brasileira de sinais), conta a trajetória de dois amigos que descobrem como compartilhar o que veem. 

O projeto de narração de história para surdos e ouvintes foi concebido no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em setembro de 2013. 

Serviço

Local: Casa das Rosas
Dia e horário: domingo (22), às 15h.
Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3285-6986

Fonte: Casa das Rosas

Virada Esportiva


Foto: Prefeitura de SP
Nos dias 21 e 22 de setembro acontece a 7ª Virada Esportiva. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo promoverá mais de duas mil atividades em cerca de 200 locais espalhados por toda a cidade. Centros esportivos municipais, parques, CEU's e outros cartões-postais da cidade como o Vale do Anhangabaú e o Memorial da América Latina serão ocupados desde as 8h da manhã do sábado até às 18h do domingo.

Com a missão de trazer um final de semana ininterrupto de atividade física, esporte, lazer e recreação, em uma maratona de 34 horas planejada com dois objetivos: descentralização e participação. Mais de 95% dos eventos oferecidos na programação serão participativos, isto é, atividades em que o público pode experimentar na prática algum tipo de atividade esportiva, lazer ou recreação.



Educação e lazer no Espaço de Leitura


Foto: Espaço de Leitura
As manhãs de sábado (21) e domingo (22) ficam mais divertidas e instrutivas com a atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS, comandada pela equipe de educadores do Espaço de Leitura. A cada edição, uma proposta diferente e divertida, sempre às 11 horas. 

Sábado, às 15 horas, a Cia. Circo de Trapo narra Tricontando histórias mentirosas. A companhia fez uma seleção de histórias, músicas e brincadeiras com mentiras de diversos tamanhos para todas as idades. Será que vai dar para acreditar? Domingo, também às 15 horas, a Cia. Atos narra O conto de João. O prestativo e carinhoso menino mora em um lugar muito longe da cidade grande, perto de árvores, de rios, de bichos, do sabor das frutas colhidas no pé e do leite quentinho tirado na hora.

Todas as atividades são gratuitas e organizadas pelo Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Outra atividade interessante no Parque é a Feira de troca de livros. Quem quiser pode doar os livros que já leu, ou começar a ler um novo, fazendo a troca na feira, que acontece todos os domingos, das 14 às 17 horas. Só não são aceitos livros didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar seus livros, o interessado pode deixar uma carta para o próximo leitor da obra doada.

Serviço

Local:  Espaço de Leitura – Parque da Água Branca
Dias e horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Endereço: Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes. 
Telefone: (11) 2588-5811

Fonte: Diário Oficial do Estado

Festival Nacional de Teatro em Presidente Prudente


Foto: FENTEPP
Hoje (20) e sábado (21) são os últimos dias para conferir o XX FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. Em sua 20ª edição, o evento consolida o teatro como linguagem de suma importância para a cidade, pois além de formar artistas e espectadores, permite durante a sua realização colocar a cidade como referência e vitrine da produção nacional.

Veja a programação

Agenda cultural em Sorocaba


Foto: Agência Sorocaba
O fim de semana com atividades gratuitas, promovidas pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), começa neste sábado (21), às 11h, em Brigadeiro Tobias, com o "Viva a Praça". Na praça Alberto Sarti, o cantor, compositor e músico autodidata, Fábio Brendolan (foto) apresenta as músicas inéditas de mais novo trabalho, "Peregrino". 

Já no domingo (22), no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, Ricardo Nogueira apresenta o  show "Maravida", com canções de Gonzaguinha. A apresentação começa às 11h.

Mais tarde, desta vez dentro do "Viva o Centro", a Praça Frei Baraúna recebe o Ideia Absoluta, grupo que faz uma  mistura dançante de Pop-Folk-Rock, a partir das 16h. A praça ainda é palco de atividades de bem-estar, lazer e convivência nos espaços disponibilizados ao público, com montagem de estrutura para piquenique, descanso e leitura, área específica para crianças, além de barracas de artesanato e comidinhas.

A abertura do "Viva o Centro" acontece às 11h e das 12h às 17h serão realizadas as atividades  de relaxamento – Cromoterapia, Aromo terapia e Reike – Rogério e Mataji. Às 14h30 o grupo Coletivo Brincante faz sua apresentação de dança "Tramas e Tramoias". 

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).