sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças: confira nossa dicas culturais

Por Denise Martins

Além do Dia das Crianças, no dia 12 de outubro se comemora também o Dia Nacional da Leitura. Além de aproveitar nossas dicas culturais, que tal preparar uma leitura de presente? Ler é uma forma de se relacionar – confere graça aos momentos em que estamos juntos, qualifica os vínculos e os afetos. Confira aqui o guia elaborado pelo Instituto Ecofuturo para promover a leitura e os livros no dia-a-dia.

Mês das Crianças nos Museus e Equipamentos Culturais de SP



Durante o mês que celebra o Dia das Crianças (12/10), museus e equipamentos culturais como Catavento, MIS, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Biblioteca de São Paulo e Casa das Rosas apresentam uma série de atividades direcionadas ao público infantil.



A começar pelo projeto Cultura Livre SP, que terá edição especial para a criançada. No sábado (12) às 11h, a cantora Tiê apresenta no Parque Villa Lobos um show inédito dedicado ao público infantil. No repertório estão sucessos como “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata”, músicas de Chico Buarque para o Musical Infantil “Os Saltimbancos”. Além de “Plunct Plact Zum”, de Raul Seixas; Piuí Abacaxi, do Trem da Alegria; Super Fantástico”, “Ai Meu Nariz”, “Galinha Magricela”, “Amigos do Peito” e “Tem Gato na Tuba”, de A Turma do Balão Mágico; e composições da cantora como “Pra Alegrar o Meu Dia” e “Se Enamora”.

Confira aqui a programação completa.

Centro Cultural São Paulo e o Memorial da América Latina também prepararam atrações especiais para as crianças. No CCSP, dia 12, às 19h, haverá apresentação da Banda Alana, composta de 31 componentes, entre jovens e crianças, que tocam vários instrumentos de corda de percussão e cantam. No Memorial haverá feira de troca de livros, plantio de árvores, contação de histórias e brincadeiras como bolinha de gude, bambolê, cama-de-gato, passa anel e pipas, entre outras atividades.

Fonte: SEC, CCSP e Memorial

6º Festival de Arte para Crianças em Registro



Até o dia 13 de outubro acontece o 6º Festival de Artes para Crianças em Registro, a 190 km de São Paulo. O evento reúne espetáculos de destaque em diferentes linguagens, todos dedicados ao público infantil. Na programação destacam-se nomes como Tiê, em show inédito dedicado às crianças, e o Grupo Palavra Cantada, referência em produção de música infantil. Todas as atividades são gratuitas.

Entre os espetáculos do Festival estão o musical “Menino Lua”, com canções de Luiz Gonzaga, o infanto-juvenil “Cuidado: Garoto Apaixonado”, e “Dom Quixote e Sancho Pança, Viajando Pela Dança”, da Cisne Negro Cia. de Dança. O circo, com o “Caminhão Trapézio”, encerra o evento no domingo (13/10).

Os espetáculos são apresentados no Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. e na Praça Beira Rio. Durante o evento os moradores ainda podem se surpreender com uma contadora de histórias e um grafiteiro, que levam a imaginação para os muros da cidade.


Fonte: SEC

"Brincando no Parque" em São José dos Campos


*Com a colaboração do Núcleo Regional de São José dos Campos


Foto: Antonio Basílio/PMSJC
Brincadeiras e espetáculos de teatro e música estão entre as atrações da festa organizada pela Prefeitura de São José dos Campos para este sábado (12), Dia das Crianças. É o Brincando no Parque, que será realizado das 10h às 16h, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes 100), em Santana.

Na programação estão ainda a casa de brinquedos, oficinas com orientadores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e brinquedos infláveis. Além disso, haverá distribuição de pipoca e algodão doce.

O grupo Boneco de Pano apresentará espetáculo Alegria e Poesia, às 14h. A encenação reúne poesias, canções, recital, sarau lúdico, teatro, circo, malabares e literatura. Composto por músicos e atores, o Boneco de Pano leva ao palco a magia da Comédia Del’Arte, Cinema Mudo, picadeiros, bailes e antigos carnavais. O espetáculo é para toda a família.

A Secretaria de Educação levará o projeto Arte Viva, com grupos de dança e apresentação musical de flauta, com alunos da rede municipal.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos


Homenagem às crianças em Sorocaba


Foto: Agência Sorocaba
As crianças são as homenageadas na edição deste domingo (13) do projeto  "Viva o Centro'. A Secretaria da Cultura (Secult), que promove as atividades na Praça Frei Baraúna, semanalmente, a partir das 14h, desta vez vai dedicar os espaços à gurizada. Além das áreas de convivência, de piquenique, de brincadeiras, artesanato, haverá a aplicação de massagem Tuiná e Reik e o local vai ser palco de muita mágica. 

As 14h30, o mágico Daniel Fazzio faz sua apresentação no ritmo da plateia, com agilidade, diversão e muita interatividade. A partir das 16h, quem vai cantarolar a alegria de ser criança é o contador de histórias, Zé Bocca. Em parceria com Marcos Boi ao violino e violão, e com a cantora Giovana Mascarenhas, que faz narração e canta, o artista mostra seu "Contando Canções Para Ouvidos Pequenos".

A edição termina com a apresentação de "Conto Cascudo", a partir das 17h30. O espetáculo infantil é uma Contação de Histórias onde teatro, música, manipulação de objetos e diversos elementos lúdicos se misturam para dar vida a contos da cultura popular brasileira.

O 'Viva o Centro' acontece das 14h às 19h e todas as atividades são gratuitas.


"Bonde Brincar" em Santos


Foto: Prefeitura de Santos
Malabaristas e perna-de-pau do Grupo Circopatas vão recepcionar neste sábado (12), às 11h, o público da linha turística do bonde, abrindo as festividades elaboradas pela Setur (Secretaria de Turismo) em comemoração ao Dia da Criança.

Durante todo o dia, os guias de turismo farão brincadeiras e jogos com os passageiros, e em homenagem à data, a tarifa será de R$ 2,50, de acordo com o decreto 6.553 – crianças até cinco anos não pagam, e estudantes e maiores de 60 anos pagam R$ 1,25.

Às 12h, será a vez de dois palhaços interagirem com quem estiver na Estação Buck Jones (Praça Mauá) aguardando embarque no elétrico e, uma hora mais tarde, as brincadeiras serão com perna-de-pau e dois acrobatas do mesmo grupo circense.

Palhaços, malabaristas, covers, bailarina e mágicos do Grupo Hora de Brincar são as atrações das 14h às 16h, seguindo-se apresentação do Palhaço Pudim até às 17h, último horário do bonde.

Fonte: Prefeitura de Santos

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).