quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dia das crianças


Da Assessoria de Comunicação Social

Para muitos, Dia das Crianças é sinônimo de brinquedo. Porém, a hora da compra não pode ser levada na brincadeira. Pensando nisso, destacamos aqui algumas dicas para que essa data não acabe em dor de cabeça.

Antes de definir o que comprar, é importante levar em consideração o gosto, idade e limitações da criança. Lembre-se que, nem sempre, os brinquedos que estão fazendo mais sucesso no momento são os mais adequados para a criança que será presenteada. É recomendável fazer uma pesquisa de preços, comparando as condições de pagamento e vantagens oferecidas de uma loja para outra. Pesquisa realizada pelo Procon-SP na capital e no interior mostra que a diferença de preços pode chegar a 217%. 

Ao escolher o brinquedo, fique atento à embalagem que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, deve corresponder à publicidade impressa nos folhetos, anúncios de jornal, revista ou televisão.

Diversos brinquedos necessitam de manual de instruções e possuem garantia fornecida pelo fabricante. Nesses casos, veja se o termo de garantia acompanha o produto e verifique a relação de empresas que prestam assistência técnica autorizada. O manual deve trazer em português e em linguagem clara e precisa, todas as informações sobre o produto, tais como número de peças, regras de montagem, modo de usar, se faz parte de alguma coleção, a que idade se destina, e quanto aos possíveis problemas que poderá causar se usado de maneira inadequada

Mais dicas e orientações podem ser encontradas no material disponível no site do Procon-SP.

Inmetro dá dicas de segurança infantil

Parque da Juventude
Como ação de conscientização no Dia das Crianças, o Inmetro, em parceria com a Abrinq, ONG Criança Segura, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, realizará no dia 12 de outubro, um evento gratuito para orientar o público sobre a importância da segurança infantil. Serão montados, no Parque da Juventude (SP), um Espaço Brinquedoteca, com jogos e brincadeiras para crianças de 0 a 7 anos de idade, além de teatros (12h, 14h e 16h), jogos interativos e circuito de bicicletas para faixa etária de 5 a 12 anos.

Os pais e crianças poderão participar e tirar suas dúvidas, das 10h às 19h, com a equipe de técnicos do Inmetro e dos demais parceiros.

Também serão distribuídas as cartilhas de Segurança Infantil e Criança Segura, além de jogos como sete erros e de pintura, para as crianças.

Serviço

Evento gratuito: Dia da Criança
Data: 12/10/2013
Hora: de 10h às 19h
Local: Parque da Juventude (Área de Shows)
Endereço: Av. Gen. Ataliba Leonel, 500 - Santana, São Paulo (próximo à estação de metrô Carandiru)