terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Nacional do Idoso: conheça a cartilha do Procon-SP

Hoje, Dia Nacional do Idoso, destacamos a cartilha "Direitos do Consumidor Idoso", lançada pelo Procon-SP como parte do programa "São Paulo Amigo do Idoso".

A publicação traz orientações sobre as principais armadilhas no mercado de consumo, como os golpes e fraudes (golpes bancários, golpes de falsos vendedores ou falsos prestadores de serviços, golpes da aposentadoria) e publicidade enganosa. Também aborda assuntos como crédito consignado, planos de saúde, atendimento preferencial, habitação, transporte, entre outros.

Se você conhece pessoas idosas - na família, vizinhança, trabalho, escola, comunidade, etc., ajude a divulgar essas informações. Lembre-se de que elas também são úteis para quem ainda não chegou a chamada "terceira idade". Envelhecer com dignidade e respeito é um direito fundamental, e todos nós somos responsáveis por isso, todos os dias.  Para ver a cartilha, clique aqui

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, houve um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. São Paulo é o estado com o maior número de idosos: 5,4 milhões.

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Foi instituído pela Lei Federal nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. 

Fonte: IBGE