sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exposição Cazuza e outras dicas culturais

*Por Denise Martins

Exposição "Cazuza mostra sua cara"

Foto: MLP
Após 23 anos de sua morte, Cazuza ainda é ícone da cena musical brasileira e o homenageado da nova mostra do Museu da Língua Portuguesa. A exposição "Cazuza mostra sua cara" tem curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia. Instalada no primeiro andar do museu, a montagem retrata a carreira do artista que transformou poesias em canções.

Dividida em salas, a exposição é apresentada de maneira lúdica e interativa e ficará em cartaz até 23 de fevereiro. O museu também vai promover oficinas gratuitas focadas no processo de criação de letras de música, a partir de 2 de novembro, com periodicidade mensal.

O museu fica na Praça da Luz, s/nº, São Paulo-SP.  Terça, das 10 às 22 horas; quarta-feira a domingo, das 10 às 18 horasIngressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada), com entrada gratuita aos sábados e às terças. Mais informações, ligue (11) 3322-0080, ou pelo site.

Fonte: Diário Oficial do Estado

6ª Mostra Cultural da Cooperifa


Até o domingo (27), acontece a 6ª Mostra Cultural da Cooperifa, na zonal sul da capital paulista. Escolas Públicas, unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado) e casas de cultura da periferia estão recebendo espetáculos de dança, música, teatro, circo, cinema e literatura.

O evento comemora os 12 anos da Cooperifa - coletivo que realiza o tradicional sarau no Bar do Zé Batidão e outras atividades culturais na periferia.

O sábado (26) é dedicado às crianças com circo, grafite e distribuição de livros na EMEF M'Boi Mirim II. Já na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís se apresentarão o grupo Versão Popular e Mano Brown.

O encerramento da mostra (domingo) será na Casa de Cultura do M'Boi Mirim e contará com shows de Izzy Gordon, Edi Rock, Chico César e Zeca Baleiro.


Fonte: Colecionador de Pedras

Veja ainda: 9º Festival A Arte de Contar Histórias e 37ª Mostra Internacional de Cinema 

47ª Semana Cassiano Ricardo em São José dos Campos

*Com a colaboração do Núcleo Regional de São José dos Campos



A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza em São José dos Campos a  "47ª edição da Semana Cassiano Ricardo: um poeta contemporâneo". Com atrações até o dia 10 de novembro, o evento tem o desafio de utilizar novas formas de linguagem como o rap, o grafite, as instalações artísticas, a música e a literatura como releitura contemporânea do trabalho do mais famoso escritor joseense.

Serão realizadas mais de 60 atividades como exposições, oficinas literárias, narrativas de histórias, saraus, shows musicais e outras atrações em casas de cultura, biblioteca, teatros, escolas, parques, entre outros espaços.

Entre os convidados para homenagear o poeta estão o escritor, e jornalista Fernando Jorge, contemporâneo de Cassiano, Zé Miguel Wisnick, Ná Ozetti, Luiz Tatit, Fernando Morais, Elisa Lucinda, Hélio Ziskind, entre outros nomes que contribuem num trabalho de fusão entre literatura e outras artes.  

Outra novidade é que pela primeira vez, a Semana Cassiano Ricardo será realizada em conjunto com a Bienal do Livro, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para valorizar o incentivo à leitura e à literatura em São José dos Campos.

Acesse a programação completa do evento

Homenagem a Vinicius de Moraes em Santos

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Santos


Foto: Site da cantora
A cantora Vânia Bastos chega a Santos para apresentar o show "Chega de Saudade do Poetinha - 100 Anos de Vinicius". O espetáculo, gratuito, acontece no Teatro do Sesi-Santos neste sábado, às 20h. Com mais de 30 anos de carreira, Vânia Bastos é reconhecida pelo público e pela crítica como uma das grandes vozes da MPB, com 11 discos lançados ao longo de sua trajetória. 

Acompanhada do pianista Moisés Alves e do diretor musical e violonista Ronaldo Rayol, irmão do cantor Agnaldo Rayol, a cantora interpreta canções de Vinicius de Moraes e outras composições que ainda não integram sua discografia. Entre os destaques estão cinco parcerias entre Vinicius e Tom Jobim, gravadas no CD Vânia Bastos & Cordas – Canções do Tom Jobim. 

Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação. Mais informações pelo telefone (13) 3209-8230. O endereço é Av. Nossa Senhora de Fátima, nº 366, Jardim Santa Maria.

Fonte: A Tribuna

Orquestra Sinfônica na Concha Acústica de Campinas

*Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Foto: Prefeitura de Campinas
Neste domingo (27), às 19h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta o Projeto 'TRILHEIROS' - "Práticas Orquestrais em Música de Cinema", sob regência do maestro convidado Daisuke Shibata, na Concha Acústica do Taquaral. A entrada é gratuita.

O grupo “Os Trilheiros” foi criado em 2006 pelo aluno formado em composição pela Unicamp, Tomaz Vital, com objetivo de realizar pesquisas no universo das Trilhas sonoras de cinema.

Nas apresentações são projetadas imagens dos respectivos filmes enquanto se toca as músicas das cenas em sincronia. Procurando utilizar as cenas que valorizam o contexto dramático de trechos dos filmes e clipes com os temas principais sendo executados pela Orquestra. Neste concerto são lembrados os principais compositores que marcaram história no cinema mundial: Bernard Hermann, John William, Alan Silvestri, Ennio Morricone, Nino Rota, autores de trilhas famosas como; Guerra nas Estrelas, ET, Jurassic Park, 007, Psicose, Poderoso Chefão, entre outras.

Fonte: OSMC


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).