sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Festival A Arte de Contar Histórias e outras dicas culturais

Por Denise Martins

9º Festival A Arte de Contar Histórias


De 20 a 27 de outubro acontece a nona edição do Festival “A Arte de Contar Histórias” nas Bibliotecas Públicas, Pontos de Leitura e roteiros dos Ônibus-biblioteca na cidade de São Paulo.

Além das atividades de narração de histórias, acontecerão workshops, debates, palestras, lançamentos e uma mostra de cinema. No encerramento, haverá apresentação e bate-papo com o griot Toumani Kouyaté, artista de Burkina Faso radicado na França.


Fonte: Prefeitura de São Paulo

37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


O festival de filmes diversificados, criado em 1977 pelo crítico Leon Cakoff (1948--2011), abre hoje a 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com encerramento no dia 31. A programação está repleta de produções de todos os gêneros e épocas. Serão exibidas as principais obras do cinema contemporâneo do Brasil e de vários outros países, e também clássicos brasileiros e estrangeiros em retrospectivas e apresentações especiais.

Os destaques são a retrospectiva do diretor americano Stanley Kubrick (1928-1999), considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, conhecido pelo polêmico La ranja mecânica (Reino Unido, EUA, 1971); duas mostras especiais que focam o cinema contemporâneo da Coreia e da China; e a homenagem ao 110º aniversário do diretor japonês Yasujiro Ozu, famoso por Era uma vez em Tóquio (Japão, 1953), com a exibição de três de seus filmes.

A mostra estará em mais de 20 espaços da capital, entre museus, cinemas e instituições culturais, com exibições pagas e gratuitas.

Programação, sinopses e horários em www.mostra.org

Fonte: Diário Oficial do Estado

Shows de Tulipa Ruiz e Mariana Aydar


Foto: CCJ
Neste sábado (19), às 19h, a cantora Tulipa Ruiz se apresenta no Centro Cultural da Juventude. Sem intervalos de turnê entre o 1º disco, “Efêmera”, e o novo trabalho, Tulipa lançou seu 2º CD autoral, “Tudo Tanto”, em julho de 2012.  O álbum repete a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e conta com participações de nomes de destaque da cena brasileira como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground.  Os ingressos devem ser retirados no dia do evento, a partir das 16h, na recepção. O Centro Cultural da Juventude – CCJ está na Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo/SP (ao lado do terminal Cachoeirinha). 


Já no domingo (20), às 14h, no Parque da Juventude, Mariana Aydar apresenta show que tem por base seu terceiro álbum Cavaleiro selvagem aqui te sigo, e o primeiro gravado no palco, dentro do projeto Cultura Livre SP.

Entre as canções do programa, quatro delas de sua autoria, estão a faixa-título, que compôs com o rapper Emicida; Galope rasante (Zé Ramalho), pescada do repertório de Amelinha; Não foi em vão, de Thalma de Freitas, gravada antes por ela no CD da Orquestra Imperial; e o forró Preciso do teu sorriso, de João Silva e Enok Virgulino. O Parque da Juventude fica na Av. Zaki Narchi, 1.309 – Santana, São Paulo/SP (próximo à estação Carandiru do Metrô).

Festa das Crianças em São José dos Campos


As brincadeiras tradicionais e o folclore são cada vez menos aproveitados pelas crianças atualmente. Com objetivo de resgatar essa cultura e em comemoração ao Dia das Crianças, a Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110, no Novo Horizonte) promove uma festa cheia de diversão e aprendizado sobre a cultura popular. O evento será no próximo dia 20, das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Durante a comemoração, serão realizadas brincadeiras e atividades antigas como boca do palhaço, pescaria, dança da cadeira, entre outras. Também haverá contação de histórias e apresentação teatral com alunos da oficina da Casa de Cultura Eugênia da Silva.

Haverá ainda o lançamento da 2ª edição do Zine, que terá como tema o João de Barro, elaborado pelas oficinas de Modelagem em Argila e História em Quadrinhos. Essas publicações denominadas “fanzines” são de pequena tiragem e feitas para grupos de interesses específicos e fornecem uma ligação física as comunidades.

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Salão do Livro em Presidente Prudente


De 17 a 27 de outubro acontece a 4ª edição do Salão do Livro de Presidente Prudente, no Centro de Eventos IBC. A entrada é franca.

Entre as atividades programadas estão: Papo de Autor, Espaço Infantil, Biblioteca Móvel, Praça de Leitura, Intervenções artísticas, Exposições, Teatro, Sarau, Palestras e Oficinas e Lançamentos de livros.

Serviço

Salão do Livro de Presidente Prudente
Dias e horários: de 17 a 27 de outubro de 2013; Segunda a Sexta - 9h às 21h; Sábados e Domingos - 14h às 22h
Local: Centro de Eventos IBC
Endereço: Rua Hugo Lacorte Vitale, 46, Vila Furquim, Presidente Prudente/SP

Fonte: Salão do Livro de Presidente Prudente

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).