terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Saber Consumir: mais de 100 multiplicadores já foram capacitados


Nos dias 1 e 2 de outubro, 110 educadores dos municípios de São Carlos e Orlândia foram capacitados para implantar o Projeto Saber Consumir, a fim de desenvolver atividades com o tema consumo. O projeto tem como público-alvo coordenadores pedagógicos e outros educadores que possam multiplicar o conhecimento e influenciar na utilização efetiva do material dentro das atividades programadas pela escola.


Capacitação em São Carlos
Em São Carlos foram capacitados 50 multiplicadores, sendo representantes de 12 escolas municipais da localidade, e de mais 19 escolas estaduais da própria cidade e de algumas cidades próximas, como: Descalvado, Ibaté, e Ribeirão Bonito. Dentre os participantes destacamos a presença do coordenador do Procon Municipal de São Carlos e sua equipe, e também da coordenadora do Procon Municipal de Ibitinga.


Capacitação em Orlândia
Na cidade de Orlândia, estiveram presentes 60 escolas municipais, sendo do próprio município, e também de alguns municípios vizinhos, como: Guará, Ituverava, Morro Agudo, Nuporanga, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra, totalizando 65 multiplicadores capacitados.

Para a diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, a adesão destes municípios demonstra a conscientização da relevância de levar o tema consumo às escolas.

O evento contou com a colaboração do diretor do Procon Municipal, Joner José Nery, e da professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Vanessa de Paula Brasil, ambos de São Carlos e do supervisor de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Orlândia, Daniel Malanote.

O projeto que, inicialmente, visava abranger todas as escolas públicas estaduais de São Paulo, foi ampliado para as escolas municipais que também poderão aderir à proposta e assim, receber gratuitamente, tanto o material quanto a capacitação de multiplicadores.

Os interessados em receber o Projeto em seu município podem realizar contato através do e-mail: cursos-procon@procon.sp.gov.br


Projeto Saber Consumir

O projeto é um convênio assinado entre a Fundação Procon-SP e a Secretaria Estadual da Educação em 29 de julho. Tem como objetivo contribuir para a formação dos educadores sobre a importância da educação para o consumo, oferecendo instrumentos práticos para que possam trabalhar com seus alunos, auxiliando na formação de consumidores conscientes e responsáveis, capazes de reconhecer e planejar as relações de consumo e atuar de forma crítica, refletindo sobre seu papel e as conseqüências de suas escolhas em nível individual e coletivo. 
A meta inicial era atingir todas as escolas públicas estaduais de São Paulo, impactando os alunos e a comunidade escolar do entorno e se desenvolve a partir de uma cesta de materiais composta por 10 vídeos (DVD) sobre os mais diversos temas de consumo, como vida financeira, alimentos, saúde e segurança e produtos e serviços, bem como por três livros: Manual do Multiplicador, Caderno de Atividades e um Código de Defesa do Consumidor para Educadores.