sexta-feira, 1 de novembro de 2013

1ª Feira de livros de Taboão da Serra e outras dicas culturais

Por Mariane Camargo (estagiária de Comunicação Social)

1ª Feira de livros de Taboão da Serra

Em Taboão da Serra acontece a 1ª feira de livros, que teve início nesta quinta feira. O evento, que ocorre no CEMUR e é uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura, tem por objetivo difundir a diversidade cultural e fomentar a acessibilidade do público a cultura.

Além da feira, também serão realizados workshops, contação de história e oficinas. A entrada é franca e aberta a toda a população.

Serviço:

Local: CEMUR Taboão da Serra
Data: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: Sexta-feira e sábado das 9h às 20h, e domingo das 9h às 16h
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, centro - Taboão da Serra - SP
Entrada gratuita


Peça "Cidadão de Papel"

Entre os dias 2 e 17 de novembro, está em cartaz na Galeria Olido a Peça Cidadão de Papel. Com o propósito de conscientizar a população sobre à desigualdade social do país, a montagem conta a história de um garoto de classe média, que vai procurar emprego no centro da cidade, e um outro menino da mesma idade abandonado nas ruas e viciado em crack. O encontro dos dois garotos gera outros encontros, que criam uma trama lúdica, divertida e carregada de ensinamentos e reflexões.

Baseada na obra homônima do jornalista Gilberto Dimenstein e adaptada por Celso Cruz, a peça tem trilha sonora repleta de canções de rap e pop, com referências dos quadrinhos e do grafitti.

Serviço:

Local: Galeria Olido
Data: 2 a 17 de novembro
Horário: Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h
Endereço: Avenida São João, 473 - do térreo ao 2º andar, República - Centro
Entrada gratuita


Exposição "Retratos no Acervo da Pinacoteca do Estado"


A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição que é dedicada à reflexão sobre o gênero do retrato a partir de obras do seu acervo. A mostra que teve início em agosto, termina este fim de semana.

O conjunto selecionado indica a permanência do gênero ao longo do tempo, com obras realizadas a partir da década de 1920 até os anos 2000; aponta para a mudança de linguagens artísticas sob o olhar centrado na representação de indivíduos e dialoga com a exposição permitindo novas leituras das produções do gênero em contextos diferentes.

Serviço

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Data: 2 e 3 de novembro
Horário: 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Endereço: Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP
Entrada gratuita

Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo 


Dança teatral aérea "Ilusões - Nos Ares de um Eixo Qualquer"


O grupo Ares apresenta uma sequência de intervenções verticais e aéreas no conjunto arquitetônico do Memorial da América Latina, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, com entrada franca. 

Oito atores encenam na vertical a história de Horácio, um empresário paulistano de 42 anos que decide se matar. Por meio de diversas linguagens artísticas, o público fica sabendo que ele é surpreendido pela oportunidade de girar a Roda da Fortuna e conhecer antecipadamente o que o destino lhe reserva. 

Local: Memorial da América Latina  
Data: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: Sexta às 20h, sábado e domingo às 19h
Endereço:  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - São Paulo, SP

Entrada gratuita. 

Fonte: Site do Memorial da América Latina

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).