segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Assistência técnica e os direitos do consumidor



Atualizado em 6/2/2017

Às vezes temos um produto que apresenta problema. Nesse caso, é comum procurarmos por uma assistência técnica para realizar o reparo. Confira algumas orientações para que uma eventual decepção com o produto quebrado não se torne uma dor de cabeça ainda maior por causa de um serviço mal executado:

- Exija um orçamento prévio. Neste documento deve constar o máximo de informações sobre o serviço a ser  executado , dentre elas: o valor a ser cobrado pela mão de obra; peças ou equipamentos que serão utilizados para o reparo; condições de pagamento; data de início e término do serviço e dados do fornecedor (endereço, telefone, CNPJ, etc.). 

- É essencial que as informações do orçamento esteja em uma linguagem de fácil entendimento, e em caso de  dúvida, questionar o fornecedor. Não assine nada se discordar ou não compreender completamente o que está especificado.

- A elaboração do orçamento só pode ser cobrada se o consumidor for informado de maneira clara, precisa e de forma antecipada. Porém, se o produto estiver dentro do prazo da garantia legal (90 dias), não pode haver nenhum custo.

-  Na garantia contratual (concedida pelo fabricante), uma eventual cobrança do orçamento ou de frete para envio do produto para a assistência autorizada, só poderá ocorrer se tal condição estiver estipulada no certificado de garantia.

- Feito o orçamento, o serviço só pode ser iniciado após a autorização do 
consumidor.

Seus Direitos

- Caso o produto ainda esteja no período de garantia (legal ou concedida pelo fabricante), o problema deve ser resolvido em até 30 dias. Se isso não ocorrer, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de escolha entre a substituição do produto por outro da mesma espécie; restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço.

- Se for necessária a substituição ou utilização de outra peça para o conserto, essa deverá ser original e nova. Na necessidade de utilizar uma peça usada ou recondicionada, o consumidor deverá ser informado e autorizar a utilização previamente por escrito.

- Caso o produto tenha garantia estendida, procure as assistências técnicas indicada pelo contrato com a seguradora.

- Se serviço não for prestado de acordo com o contratado, ou se os problemas não tiverem sido sanados, o consumidor pode optar pela reexecução do serviço, sem custo adicional; restituição imediata da quantia paga (monetariamente atualizada); ou pelo abatimento proporcional do preço.

Atenção! O direito acima é apenas para os casos em que o produto não está mais na garantia. Se estiver, vale o estive estipulado no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, citado anteriormente.

- Após a execução do serviço, exija a nota fiscal. Ela poderá ser importante, caso você precise reclamar.

Produtos esquecidos e extraviados

- O fornecedor pode entrar com uma ação para recebimento do serviço em caso de esquecimento da retirada do produto. É permitido cobrar a mais pelos dias que o bem permanecer na loja depois que o serviço foi executado. Porém, a cobrança de estar estipulada no contrato de prestação de serviço ou no orçamento.

- O estabelecimento não pode se desfazer, seja por meio de venda ou doação, do produto se não houver autorização judicial; mesmo que o cliente demore para fazer a sua retirada. Se isso ocorrer, o consumidor pode entrar com pedido de indenização no Poder Judiciário.

- Em caso de furto, roubo ou perda de seu produto na assistência onde deixou o seu produto, o consumidor tem direito a exigir o ressarcimento do bem. Se isso ocorrer, é importante registrar Boletim de Ocorrência.


887 comentários:

  1. Tenho uma dúvida levei o smart fone para trocar a tela mas nao fica colada nem um dia está semana foi a terceira vez perdeu a garantia pq n cobre tela quebrada só q como e a terceira vez q outro celular da empresa q concertou estou certa?

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  2. Boa tarde, Raquel.

    Nenhum reparo pode ser cobrado durante o período de garantia legal, a não ser que tenha ocorrido mau uso e a empresa comprove tal alegação.

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  3. Deixei meu celular na autorizada, na O.S o prazo informado é de 7 dias úteis, neste prazo liguei, me informaram que deveria ligar ontem, quando me informaram que o prazo é de 30 dias, o defeito é na placa e que não há pra substituir e nem previsão de quando chegará. Dia 03/02/2016 expira a garantia de 1 ano e provavelmente não terei o aparelho consertado, como proceder?

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    1. Boa tarde, Luciana.

      O problema deve ser resolvido em até trinta dias. Se isso não ocorrer, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de escolha entre a substituição do produto por outro da mesma espécie; restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço.

      Não havendo solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

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  4. Ola boa tarde não tem assistência técnica na minha cidade, pra deslocar até a assistência mais próxima gastaria o preço que paguei no produto, eu sou obrigada a levar o produto?

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    1. Boa tarde, Bruna.

      Entre em contato com o fabricante para saber se há possibilidade do envio por correspondência ou visita técnica. Se o produto estiver no prazo de garantia, a loja também pode ser procurada para solucionar a questão.

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  5. enviei meu celular para uma assistência técnica, pois a tela havia quebrado. a mesma foi trocada. com 32 dias, a tela começou a apresentar problemas, dando falhas na imagem. com 35 levei de volta à assistência, mas a mesma se recusou a fazer qualquer coisa com o aparelho, dizendo que a garantia, de acordo com a ordem de serviço fornecida, era de 30 dias. nesse caso a garantia legal não é de 90 dias?

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    1. Boa tarde, Larissa.

      Como o item reparado voltou a apresentar problema, não há justificativa para a empresa negar o reparo na garantia.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

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  6. OI Boa tarde, tenho um oculos e esse se quebrou, mandei para loja onde comprei e deixei para analise. quando fui buscar me deram um laudo dizendo que foi mau uso e COLARAM meu oculos edicao limitada pouquissimo usado menos de 6 meses, nenhum arranhao, com uma cola tipo super bonder escapando pelos lados de uma forma visivel mal feita, fiquei constrangida do jeito que fui tratada na loja, como uma porca que aceitaria tal servico. como agir nesse caso? perder o produto ou devo seguir em frente? tem solucao?

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    1. Boa tarde!

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  7. Olá... comprei um celular da marca samsung. E dentro do período de garantia meu celular já foi pra assistência três vezes sendo duas vezes pelo mesmo problema e uma vez por problema diferente. Só que esses problemas voltaram a aparecer. Como devo proceder. Meu celular tem apenas 6meses de uso e ja foi pra assistencia 3 vezes e agora está com os mesmo problemas de antes.
    Liguei pra assistência e la me disseram que não fazem a troca do aparelho.
    O que eu faço?

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    1. Boa tarde!

      O fato de o aparelho não ter sido reparado de maneira adequada lhe dá o direto de cancelar a compra junto ao fabricante e receber de volta o valor pago, ou trocar o produto.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  8. eu mandei meu notebook para um tecnico em informatica para ser arumado o local do carregamendo na volta as usbs dele nao estavam pegando nenhuma mandei de volta e nada dele arumar entao procurei outro tecnico, ele viu que o fio do carregador foi soldado na placa mae e entao ela nao consegue enviar carga para as usbs, ja se passaram 2 meses, eu tenho algum direito legal para exijir um novo notebook?

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    1. Boa tarde, Matheus.

      Se o produto estiver dentro do prazo de garantia, sim, caso contrário, é necessário analisar o ocorrido.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  9. Bom dia, comprei uma maquina de lavar em junho de 2014 em fevereiro de 2015 ela apresentou falhas(nao centriguga) abri um chamado na colormaq a atendente disse pra eu entrar em contato com a assistência técnica mais próxima. Eu pedi o número do protocolo de atendimento, entrei em contato com a assistência autorizada e eles me disseram que viriam na minha residência nao necessitando levar a maquina. Hoje 4 de janeiro de 2016 ainda não recebi a visita , não entrei em contato antes porque a maquina funciona as vezes me permitindo a lavagem. Entrei em contato com o sac da colormaq ela primeiramente mandou entrar em contato novamente com a assistência autorizada, eu disse que nao faria que ela deveria acioná-lo pra eu ter um documento que prove isso, ela disse que iria conversar com seu superior depois me retornou dizendo que nao pode fazer nada porque nao está mais em garantia. Eu ainda tenho direito a garantia ja que o protocolo nao foi fechado?

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    1. Boa tarde, Deiver.

      Considerando apenas o relatado sim. Mas, para a devida análise do ocorrido, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

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  10. bom dia, efetuei a compra de um aparelho celular da lg no dia 22/03/2015 e o mesmo encontrasse em garantia, o celular já foi para a assistencia autorizada duas vezes e apresenta problemas e na assistencia me enviaram de volta dizendo que o aparelho foi testado e que está funcionando perfeitamente, mas não está. tenho direito de solicitar meu dinheiro novamente? ou preciso encaminhar para a assistencia de novo, pois o mesmo foi no dia 22/12/2015e foi de novo dia 14/01/2015. me ajudem não aguento mais ficar encaminhando para a assistencia em outra cidade minha, e não obter resultados.

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    1. Boa tarde, Patrícia.

      O fato de o aparelho não ter sido reparado de maneira adequada lhe dá sim o direto de cancelar a compra junto ao fabricante e receber de volta o valor pago.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  11. ola meu micro-ondas apresentou defeito com apenas 6 meses de uso, sendo que tem 1 ano de garantia, mas em minha cidade não tem assistência técnica, eu tenho que cobrar da loja que comprei a despesa do envio para outra cidade?

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    1. Boa tarde!

      As despesas de envio podem ser cobradas após a garantia legal (90 dias), se houver tal previsão no certificado de garantia ou em contrato. Portanto, entre em contato com o fabricante para obter informações sobre o envio e leia atentamente o certificado do produto.

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  12. boa noite eu gostaria de saber!deixei um aparelho na fabrica da CCE por ela nao ter assistencia tecnica, porem, ele estava com 10 meses de uso foi comprado 02/01/2015 e ate hoje dia 26/01/2016 nao me devolveram o aparelho, ele (aparelho TV 32) venceu a garantia de um ano com ele ainda la eu perdi o direito de ter o aparelho de volta? aguardo contato desde de ja obrigado

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    1. Boa tarde!

      Como o produto foi enviado à assistência técnica antes do final da garantia, os seus direitos permanecem preservados.

      O fato de o aparelho não ter sido reparado de maneira adequada lhe dá sim o direto de cancelar a compra junto ao fabricante e receber de volta o valor pago.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  13. Minha dúvida é a seguinte. Se eu levar meu aparelho para uma assistência Especializada, ou seja, fora da garantia, particular. Existe uma lei, determinando um prazo para o orçamento do produto e o prazo para o reparo do mesmo? Grato.

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    1. Boa tarde!

      Se o produto não estiver mais na garantia, o prazo de realização do serviço dependerá do que for acordado entre as partes e descrito no orçamento.

      O valor do serviço informado no orçamento, salvo qualquer negociação entre as partes terá validade de até 10 dias após a sua elaboração.

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  14. oi boa tarde ja mandei meu aparelho pela 4 vez na assistencia ontem pq toda vez q vai fica menos de 2 semanas e esta voltando com mesmo defeito, exigi a troca do aparelho mas eles falaram q vao ver se vai trocar ou nao posso exigir meus direitos no procon ou pequenas causa?

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    1. Boa tarde!

      Você pode optar tanto pelo Procon como pelo Juizado Especial Cível (Pequena Especial Cível). Em ambos, o atendimento é gratuito, basta apresentar a documentação pertinente ao problema.

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  15. Boa noite.
    Comprei uma maquina de lavar e ela apresentou problema nos botões de programa e fica ligando e desligando sozinha. Solicitei a assistência técnica e como a empresa que presta a assistência é de outra cidade querem cobrar uma taxa de deslocamento, estando o produto ainda na garantia tenho que pagar essa taxa?

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    1. Bom dia!

      As despesas de envio, ou visita, podem ser cobradas após a garantia legal (90 dias), se houver tal previsão no certificado de garantia ou em contrato.

      Se não houver informação no certificado ou manual sobre o tema,e se estiver no prazo de 90 dias, a cobrança é indevida.

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  16. Fiz uma compra de uma aparelho celular em uma site no final de agosto chegando em setembro , com menos de um mês de uso precisei levar na assistencia pois o msm parecia que ia explodir de tão quente e a bateria não durava , resumindo , foi trocado umas peças , incluindo bateria e placa , há uns 15 dias atrás o msm voltou a dar defeito travando , desligando e reiniciando do nada , levei novamente na assistencia e foi feita troca da bateria novamente , o celular não veio bom, querendo travar de novo e o auto falante mto baixo e diferente de qd comprei , então a pergunta : Tenho direito a ressarcimento do valor do aparelho ? Se tenho , a quem eu recorro ? o site da venda ou a marca do aparelho ? e como devo proceder
    desde já grata !!

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    1. Bom dia!

      O fato de o aparelho não ter sido reparado de maneira adequada lhe dá o direto de cancelar a compra junto ao fabricante e receber de volta o valor pago, ou trocar o produto.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  17. Oi troquei a tela trincada de um moto g 2 d minh sobrinha wm uma assistencia dia 20/01 no dia 26/01 levei p conserto pois o mesmo estava travando aas telas n funcionava o dono trocou tdla denovo so q chegsndo em casa o cel parou a parye de cima e trincou a tela o dono da assistencia disse q n podoa fazer mais nada pq a tela saiu em bom estado de la mas ele n testou se estava funviob ando pois a bateria tava acabando agora n edta funcionando nada so por um trico peaueno sendo q a primeira vez trincou o cel inteiro e estava funcionando e correto rle n querer nem olhar dentro mrsmo q não tivesse q trocar a tela

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    1. Bom dia!

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  18. Meu celular trincou a tela de led(interna) de fora a fora por causa do superaquecimento do produto, mandei pra assistência e eles constataram mau uso sendo q não à indício nenhum de mau uso o q devo fazer???

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    1. Boa tarde!

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

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  19. meu produto aparelho celular saiu da assistência técnica não reparado e com laudo de mau uso (quebra no conector de carga) art.12 III do cdc.
    porem sempre o carreguei com o carregador original do aparelho e vi varias reclamações idênticas em sites de reclamações alegam terem a mesma quebra usando o carregador original.
    devido ao grande numero de reclamação e uma vez que o aparelho e o carregador são originais isto pode se caracterizar vicio oculto ao invés mau uso???

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    1. Boa tarde!

      Sim, pode ser considerado defeito de fábrica. Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

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  20. Boa Tarde, meu secador de cabelos queimou, e eu estou com a garantia do FABRICANTE aonde devo levar? Na assist.tecnica da marca ou na loja onde comprei?

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    1. Boa tarde, Karina.

      Se houver uma assistência técnica autorizada em sua cidade, encaminhe o produto para esse estabelecimento. Mas, a loja também é responsável por resolver o problema, recolhendo o produto e encaminhando ao fabricante.

      Independente do local, o reparo deve ser feito em até 30 dias corridos.

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  21. Ola.
    Comprei meu celular, um sony x-peria z1, no dia 21/05/2014, porem o msm apresentou defeito uma vez e foi mandado para a ssistencia. passado uns dias, dia 12/05/2015 eles me devolveram um celular novo.ok, legal.
    hoje o celular amanheceu com o mesmo problema. quero saber quanto tempo de garantia eu ainda tenha apos eles terem me mandado o novo ceular. conta mais um ano de garantia. no caso vence dia 12/05/2016?
    desde ja obg

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    1. Boa tarde, Lucas.

      O fato de o aparelho não ter sido reparado de maneira adequada lhe dá o direto de cancelar a compra junto ao fabricante e receber de volta o valor pago, ou trocar o produto.

      Se não houver solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  22. Oi Boa tarde Minha dúvida é... Comprei um notebook que apresentou um defeito um bom tempo depois da garantia,então levei Para uma assistência técnica próximo a minha casa,o técnico informou o problema me passou o valor e o prazo para o conserto do mesmo, que eram de 7 dias,já efetuei a maior parte do pagamento e o meu notebook ainda não foi entregue já vão completar quase 90 dias e ele não me entrega o que eu posso fazer neste caso?trabalho com o notebook e por demora do mesmo já tive que cancelar com muitos clientes

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    1. Boa tarde!

      Como você faz uso profissional do produto, pode ingressar com ação no Juizado Especial Cível para pedir reparação pelas perdas e danos.

      Esses Juizados acolhem ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  23. levei meu ps2 na assistencia tecnica e esperei por 2 meses,e quando eu fui busca-lo,o tècnico disse que o aparelho não tinha concerto e o flech acabou "pifando",tenho direito a um aparelho novo ?

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    1. Boa tarde!

      Se o produto não estiver mais no prazo de garantia, não há direito a um novo produto.

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  24. Oi boa noite, eu comprei um celular novo, ai a loja me deu uma garantia de troca imediata de 7 dias, ai no sexto dia o celular apresentou problema, entao eu fui ate a loja e pedi pra me darem um celular novo, mas ai a loja disse que eu deveria entrar em contato com o SAC pra efetuar a troca, mas o SAC está de recesso por causa do carnaval, e so volta depois de 4 dias, mas ai a garantia de troca na loja acaba, e segundo a loja ç, eles so conseguem trocar o produto depois que eu consegui entrar em contato com o SAC, mas o SAC esta de recesso, o que faço?

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    1. Boa tarde!

      As regras para esse tipo de situação devem ser bem claras e a loja é responsável por resolver o problema, seja trocando o produto ou recolhendo para análise e reparo por parte do fabricante.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  25. Boa tarde eu sou Antônio levei o meu carro em uma oficina autorizada da fiat,deixei com um problema na injeção eletrônica, mim mandaram o orçamento, autorizei o mesmo mas não sanaram o problema e agora querem cobrar o valor de 3 mil em uma peça que não foi colocada no orçamento isso está ocorrendo de 20/01/16 à 10/02/16,o que devo fazer,isso ta certo?

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    1. Boa tarde, Antônio.

      Tudo o que for cobrado em casos de reparo deve constar no orçamento, não podendo haver cobranças posteriores.

      Todo serviço de assistência técnica possui garantia legal de 90 dias.

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  26. Boa tarde, minha máquina de lavar parou de funcionar, liguei p a assistência tecnica e foi marcada uma visita para ver qual o problema e para dizer quanto custaria para resolve-lo. O técnico me informou que eu precisaria trocar a "placa" e que custaria R$530,00. Informei que não autorizaria o serviço ainda pq não dispunha do valor no momento. Então ele cobrou R$50,00 pela visita , perguntei se ele teria um recibo para me dar e ele respondeu que não, mas que eu poderia fazer um depósito. Disse que esse valor seria abatido dos R$530,00 quando eu fizesse o serviço, ainda disse que eu teria um prazo de 30 dias para fazer o serviço se não a taxa de R$50,00 não seria devolvida. Sou obrigada a pagar essa taxa de R$50,00 para saber qual é o problema da minha maquina??

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    1. Bom dia!

      A visita pode ser cobrada, desde que informada de forma antecipada, e não no momento em que ela está endo feita.

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  27. Mandei instalar um ar condicionado com uma empresa que alegou ser assistência técnica autorizada e não é. Eles ainda fizeram a instalação errada e o aparelho parou de funcionar logo no dia seguinte, colocaram o dreno com o caimento errado e deixaram os furos que fizeram na parede sem isolamento contra chuvas, inclusive o cabo elétrico sem canaleta e podendo entrar água e dar curto circuito. Tenho uma gravação de hoje que a atendente primeiro alega que é autorizada depois quando eu pergunto sobre a garantia ela muda o discurso e depois começa a bater o telefone na minha cara. O que eu faço? Boletim de Ocorrência por crime contra a fé pública? Parto pro Juizado de Pequenas Causas? Susto o cheque? Não queria ter que ter tanto trabalho...

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    1. Bom dia!

      Pelo seu relato, todas as opções colocadas são viáveis, exceto sustar os cheques. Faça isso somente após ingressar com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas).

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  28. O meu ar condicionado, já fora de garantia, apresentou um problema de não estar resfriando mais o ar. Cheguei uma empresa prestadora de serviço de ar condicionado. Ele fez a recarga do gás refrigerante. Em menos de 1 semana o equipamento apresentava o mesmo problema. Ele retornou e fez os seguintes procedimentos: Refizeram as flanges, fizeram o vácuo no sistema, não identificaram mais vazamento, e refizeram a carga do gás. Em 4 dias o equipamento novamente não funcionou e pior, vazou todo o gás no quarto do meu filho e danificou integralmente o rodapé do quarto dele, onde o custo é alto. Este retornou em minha residência e agora disse que é a serpentina que está com problema e que ele não tem qualquer responsabilidade sobre os danos e prejuízos. Ele simplesmente passou o preço do conserto, que equivale a um equipamento novo e não irá arcar com o prejuízo do rodapé + pintura da parede. Pergunto aos senhores: Quais são os meus direitos??? este equipamento nunca havia vazado antes e depois que eles mexeram tudo isso aconteceu. Por favor, preciso de orientação, pois eles me causaram um prejuízo enorme.

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    1. Boa tarde!

      Boa tarde!

      O fornecedor deve cobrar somente o combinado e cumprir com o que foi oferecido.

      Em caso de má prestação de serviço, o consumidor pode escolher pela reexecução do serviço, ou receber de volta o valor pago, além de ser ressarcido por eventuais danos causados pelo fornecedor.

      Envie o caso ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Outra forma de buscar a solução é ingressando com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas).

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  29. Bom Dia..levei meu celular no conserto,após o orçamento eu concordei com o valor de R$ 80,00 reais cobrado pelo conserto e que eu não prderia meus contatos e arquivos, Porém quando fui retira-lo foi cobrado R$120,00 e foi completamente reiniciado me fazendo perder tudo .Eu gostaria de saber se fui lezado ou se tenhos direitos.

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    1. Boa tarde!

      O fornecedor deve cobrar somente o combinado e cumprir com o que foi oferecido.

      Em caso de má prestação de serviço, o consumidor pode escolher pela reexecução do serviço, ou receber de volta o valor pago.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  30. Oi meu nome é alessandra meu celular queimou o visor ele está na validade pois comprei ele faz um mês e gostaria de saber o que devo fazer e quais os meus direitos ? Obrigada

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    1. Boa tarde!

      Procure a assistência técnica autorizada mais próxima e leve para reparo. A empresa tem até 30 dias para efetuar o conserto.

      Se isso não ocorrer, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de escolha entre a substituição do produto por outro da mesma espécie; restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço.

      Não deixe de exigir a ordem de serviço sobre o reparo com previsão de término do serviço.

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  31. Olá, adquiri uma lavadora de roupas o prazo de garntia é de 12 meses, um pouco mais de 3 meses a lavadora apresentou problemas, entrei em contato com a fabricante que me orientou a ligar para a assistencia tecnica, esta por vez agendou visita de um técnico já que se localiza em outra cidade, porém estão me fazendo a cobrança de um valor meio alto para pagar o deslocamento do técnico, agora eu pergunto; esta taxa de deslocamento não deveria ser paga pela fabricante?

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    1. Boa tarde, Maria.

      Se o defeito foi constatado dentro dos 90 dias da garantia legal, não poderá haver cobrança de visita técnica ou de envio do produto.

      Após esse prazo, prevalecerá o que constar no termo de garantia o contrato e a cobrança poderá ser feita, desde que conste em algum documento, como os citados anteriormente.

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  32. Mandei meu celular para a assistência técnica da garantia estendida, mas ele voltou com pessoas mal encaixadas, voltar a envilo para a garantia, depois de alguns dias recebi a notícia de que perdi a garantia por mal uso, o celular voltou completamente destruído de lá, entrei em contato com a loja e mandaram novamente para assistência com a promessa de concerto ou devolução do dinheiro, mais uma vez o celular voltou do mesmo jeito, com um laudo de mal uso. Entrei em contato mais uma vez e disseram que não poderiam fazer mais nada. O que eu devo fazer?

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    1. Boa tarde!

      Nos casos de produtos dentro do prazo da garantia, a empresa tem até 30 dias para efetuar o conserto.

      Se isso não ocorrer, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de escolha entre a substituição do produto por outro da mesma espécie; restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo.

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

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  33. gostaria de saber se meu produto ja foi reparado mais enviaram para outro endereço outro estado o que pode ser feito sendo que o prazo de 30 dia ja passou

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    1. Boa tarde, Orlando.

      Se o produto não for devolvido, é possível exigir a devolução do valor pago por ela (se estiver no prazo de garantia), outro bem em substituição, sem prejuízo de eventual ação para reparar perdas e danos na Justiça.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo.

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Lembrando que o Procon é um órgão administrativo e não faz intermediação por perdas e danos.

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  34. Bom dia, tenho uma tv samsung 55, do nada a tv apagou, assitencia técnica veio no local e contatou que ha necessidade da troca da tela inteira.
    praticamente fica so a carcaça da tv tenho direito a mais um ano de garantia.
    se puder me a jude manoel

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    1. Boa tarde, Manoel.

      Se o reparo não for feito em até 30 dias, ou se o conserto não for possível, sim, você terá direito a efetuar a troca do produto.

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  35. Bom dia!
    Levei uma TV de 32" em uma autorizada da Samsung, fizeram o orçamento e paguei o total do conserto no dia 09/01/16 e informaram em que ate 15 dias estaria pronto, depois de 30 dias comecei a ligar cobrando e no dia 19/02 disseram que a Samsung nao fabrica mais a peça com defeito e que poderia retirar a TV e o dinheiro, nessse caso como deve proceder?

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    1. Boa tarde!

      O artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que "os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto".

      Em seu parágrafo único, o artigo determina que "cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo."

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo.

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  36. Depois do orçamento feito na autorizada e pago o total, a autorizada informa que o fabricando nao fabrica mais a peça, isso depois de quase 60 dias cobrando, como devo proceder?

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    1. Boa tarde, Alex.

      Caso o serviço não tenha sido prestado, o fornecedor deve devolver o valor pago.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo). O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  37. solange 24 de fevereiro 19:00
    boa noite;coloquei um tanquinho no concerto me deram 90 dias de garantia,mas dentro deste periodo ele sempre vem estragando ,o tecnico concerta depois uso um tempo estraga de novo.neste periodo foi umas 5 vezes,estou querendo o dinheiro de volta mas o tecnico nao quer.Quais são os meus direitos?

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    1. Boa tarde!

      Se o produto estiver dentro do prazo de garantia e o reparo não foi efetuado de maneira eficiente, você pode optar por cancelar a compra e receber de volta o que pagou pelo produto,ou trocá-lo por outro.

      Se não estiver mais na garantia, somente havendo a garantia do serviço, você pode optar por sua reexecução, ou receber o dinheiro, pago pelo serviço, de volta.

      Lembrando que o novo reparo pode ser feito por outro fornecedor, por conta e risco da empresa que não efetuou devidamente o serviço.

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  38. Ola ....
    Meu nome e Wania tenho um problema serio tenho um compressor a parafusos faz 7 anos que comprei nunca deu problema como ele estava produzindo pouco ar pedimos para fazer a manutenção e trocar todasos rolamentos , atea ai tava bom quando ele veio para firma ele trabalhou 3 horas muito bem so que eles colocarão uns parafuso que pela pressão quebrou e vasol todo o oleo ligamos para eles e virão buscar , so que a partir dai eles atriu o compressor 3 vezes e não conseguiu arrumar entregou estragado e disse que não tem conserto o que eu faço e minha ferramenta de serviço....

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    1. Boa tarde!

      Você pode ingressar com uma ação por perdas e danos ma Justiça.

      O Juizado Especial Cível acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  39. Bom dia
    Comprei meu celular na claro e após 15 dias deu problema na tela, liguei na marca Samsung e foi encaminhado para a assistência técnica autorizada. Após quase 30 dias voltou a caixa com os acessórios e sem o aparelho. Comuniquei a Samsung no mesmo momento. Já se passaram 15 dias desde o ocorrido, pediram fotos, na última vez disseram que a assitência declarou que mandou o aparelho e estão verificando ainda com eles e o correio. Porém estou bem preocupada. Como me defendi neste caso??

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    1. Boa tarde!

      Como ainda não houve solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  40. meu relógio caiu e trincou a tela, levando na assistência eles irão me cobrar o concerto do relógio? ele tem garantia de 1 ano!

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    1. Boa tarde!

      Quando o produto é danificado por queda, o fabricante não é obrigado a efetuar o reparo gratuitamente, mesmo no prazo de garantia. Pois, queda é considerado mau uso, o que desobriga o fornecedor a cobrir a garantia.

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  41. Tenho uma assistência técnica para celular troquei o touch do SMARTPHONE após duas semanas a moça vem com ele quebrado ,e quer exigir que eu cubra com a garantia que dei de funcionamento não de mão uso ,estou certo em não dar está garantia certo .

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    1. Boa tarde!

      Se o defeito ocorreu por queda ou impacto, não há obrigatoriedade de efetuar o reparo na garantia.

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  42. Meu aparelho da Sony já está fora da garantia, porém não existe lojas para consertos em minha região. Então enviei o aparelho por duas vezes para autorizada informada no 0800 da sony, só que eles não consertam meu aparelho, eles devolvem alegando que não conseguiram contato comigo pra passar o orçamento (mentira, pois eu mesmo realizei o contato por telefone diariamente, enquanto o aparelho estava na autorizada). Eu tenho algum direito nesse caso? Eles são obrigados a me dar uma opção de conserto?

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    1. Boa tarde, Juliana.

      Em princípio não há um direito específico além da elaboração de orçamento e o cumprimento da execução do serviço.

      Mas é possível ingressar com ação no Juizado Especial Cível requerendo perdas e danos pelos transtornos caudados.

      Os Juizados acolhem ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  43. Olá minha geladeira está com defeito e não tem nenhuma garantia, apenas fui no cara para ele vim na minha casa conserta a galedeira, mas ele não veio aqui em casa, ele sempre fala que meu celular está ocupado, mais na verdade isso é mentira, minha mãe tem uma doença que ta se tratando, ela não pode ficar sem geladeira, minha mãe tem dinheiro para conserta mais ninguém não vem, dei endereço todinho para o cara.

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    1. Boa tarde!

      Neste caso, indicamos que procure outro prestador de serviço, pois se não houve elaboração de orçamento e o produto não está na garantia, não há obrigatoriedade de efetuar o reparo.

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  44. Boa tarde!

    Tenho um Purificador de água da marca Electrolux que já está com a sua garantia vencida. O Purificador apresentou um problema e levei em uma assistência técnica próxima a minha casa, chegando lá eles me cobraram R$40,00 pelo orçamento, que por sua vez já tem 2 semanas que deixei o purificador e até agora não me passaram orçamento algum.
    Ligo p eles e só tenho desculpas, mais o orçamento que é bom nada.

    Tem alguma lei que me protege contra essa cobrança e o tempo para o orçamento ser passado para o cliente?

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    1. Boa tarde, Jorge. Se o produto não estiver mais no prazo de garantia, o orçamento pode ser cobrado, desde que informado de maneira prévia. A partir do momento em que o produto é levado à assistência técnica, o orçamento deve ser elaborado, ficando o reparo condicionado à aprovação por parte do consumidor.

      Na impossibilidade de elaborar o orçamento de imediato, o fornecedor deve informar de forma clara e precisa em quantos dias ele ficará pronto.

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  45. Olá. Boa noite!
    Comprei um Sony Xperia Z3 a 7 meses, até então o aparelho não apresentava nenhum tipo de defeito. Passado esse período entrei com ele na água conforme o telefone é preparado para isso. No mesmo dia, aparecia uma mensagem de que a "temperatura do aparelho está subindo", coloquei o mesmo para carregar.
    Passado-se uns 40 minutos quando observei o telefone a sua tela havia estourado e o telefone não ligava mais.

    Liguei para a central de atendimento da Sony relatei o ocorrido, eles me encaminharam um número de postagem e assim foi feito. Em um prazo de 8 dias eles mandaram o telefone para a minha residência com um laudo técnico "muito mal explicado", que no final dizia ser MAU USO. Sendo que não foi.
    Acabei de entrar em contato com a Sony e eles me informaram que um técnico especializado realmente constatou mau uso.
    A garantia do telefone é de 1 ano, mais a garantia estendida que contratei por mais 1 ano.

    Alguém pode me ajudar no que eu poderia fazer¨
    Por favor, peço a ajuda de vocês.
    Obrigado.

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    1. Boa tarde, Isabella.

      Se o produto não estiver mais no prazo de garantia e sim na garantia estendida, você deve procurar a seguradora contratada.

      Não havendo solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  46. Oi. Estou com uma lavadora de roupa que esta na garantia mas entrei em contato com a marca e me disseram para mandar na assistência autorizada, mas essa mesma tem muitas reclamações de outros consumidores e queria saber se eu posso escolher outra assistência autorizada mesmo estando na garantia pois pagamos tão caro pelo produto para daí vir uma assistência e terminar de estragar o resto, muito descaso com o cliente.....enquanto isso eu aguardo a tratativa da marca mas estoue até agora nasa isso desde fevereiro dia 10 e estou sem usar a lavadora por causa do barulho absurdo que faz n centrifugação e já segui todas as orientações me passada e ainda continua o barulho. Por favor me orientem o q fazer.

    Muito obg.

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    1. Boa tarde!

      Para não correr risco de perda da garantia você precisa recorrer a uma assistência autorizada pelo fabricante do produto.

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  47. Olá meu nome é Lilian e eu quero sua ajuda. Eu comprei um microondas marca Electrolux e esta apresentando defeito. Eu procurei a assistencia tecnica. Apos 20 dias eles me ligaram dizendo que o produto não consta defeito e que eles cobram uma taxa de R$30,00 por nao apresentar defeito. O meu microondas esta dentro da garantia. Eu achei estranho eles me cobrarem. Não sei o que faço.
    Se é por lei pagar esta taxa, ou não. Embora que ao deixar o produto nao foi informado nada sobre esta taxa. Somente ao ligarem pra mim pra retirar o produto que citaram. Obrigada!

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    1. Boa tarde, Lilian.

      Se o produto está no prazo de garantia, a cobrança é indevida. Entre em contato com o SAC do fabricante para que seja dada outra opção de assistência autorizada.

      Persistindo o problema, procure o Procon mais próximo.

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  48. Comprei uma geladeira Electrolux no dia19/02/2016 ela chegou no dia 24/02/2016 e ela veio com defeito liguei ela no mesmo dia da entrega só que ela não gela .liguei para a loja no outro ele eles ficarão de mandar o tecnico em 5 dias úteis o o técnico veio no dia 07/02/2016 e constatou que o defeito era no gabinete e ela está com vasamento interno e tera que ser trocado o problema é que a peça só vai chegar de 15 a 20 dias .eu tenho 5 crianças dentro de casa e duas tomam leite como eu vou ficar esse tempo tô do sem geladeira

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    1. Boa tarde, Rafaela.

      O Procon-SP considera geladeira um produto essencial, sendo assim, o problema deve ser solucionado de imediato.

      Não havendo solução, envie o caso ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  49. Olá,

    Gostaria de uma informação, tenho um ar condicionado com 11 meses de uso, ele está com defeito e ainda está na garantia. Após o reparo por parte da assistência técnica a garantia do produto expande? Ou só tenho o mesmo prazo da garantia, que seria 1 mês?
    Aconteceu com um microondas meu, com 9 meses ele apresentou defeito, levei na assistência e consertaram, após 3 meses apresentou defeito novamente, entretanto a garantia já havia sido expirada, eu tenho algum direito à exigir ao fabricante?

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    1. Boa tarde, Antônio.

      Se o produto apresentar o esmo problema após o reparo, é possível questionar o fabricante para que cumpra as determinações do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, citadas no post.

      Não havendo solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  50. Boa tarde Sou logista e revendo muitas marcas de eletrodomesticos e moveis e gostaria de saber se tenho obrigação de levar aparelhos eletronicos e eletrodomesticos por minha conta para assistencia que não tem em minha cidade ou isso é responsabilidade do fabricante?

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    1. Bom dia!

      Conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo. Portanto, o lojista também pode ser procurado pelo consumidor em caso de problema com o produto.

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  51. Olá tudo bem to com uma dúvida .levei o vídeo game Xbox 360 para atualiza só que a assistência técnica pegou o vídeo game funcionando e quando fui busca eles falaram que não atualizaram pq se atualiza se o game não iria mais funciona porém levei o game pra casa e não tava ligando depois de muita briga com a assistência técnica eles arrumaram so que ele derarm 30 dias de garantia gostaria de saber se eles podem fazer isso só 30 dias de garantia

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    1. Boa tarde, Alex.


      De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia de produtos e serviços é de 90 dias. Se a assistência deu 30 dias (chamada garantia contratual)elas devem ser somadas, ficando 4 meses ao todo. O artigo do CDC que trata da soma das garantias é o 50.

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  52. meu celular(sony} esta fora do prazo de garantia, levei em uma assistência AUTORIZADA da sony para fazer o concerto da tela trincada, eles realizaram o serviço porem me ligarão avisando que o celular apresentou outro defeito, me falaram que pelo fato do problema ter se dado em mãos da assistência irão arrumar, so que estão demorando para o reparo, como devo agir ? quais meus direitos nesse caso ?

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    1. Bom dia!

      A empresa deve informar o prazo para que o serviço seja realizado, caso isso não ocorra, o consumidor pode optar pela devolução do valor pago e ingressar com ação de perdas e danos no Judiciário.

      O Juizado Especial Cível acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  53. Ola, eu comprei um celular usado de um conhecido. Depois de algum tempo ele apresentou problemas no conector de carga. Levei a uma autorisada pra realizar o coserto, ou seja troca do conector. O atendebdte me infoemou que no dia seguite estaaria pronto, ja se passaram uma semana e nao me devolveram o produto. Notei por parte do tecnico certa dificuldade em resolver o problema do conector. Caso eles me delvovam o produtocom o mesmo defeito ou queimarem a placa do aparelho tenando realizar a solda da peça( digo isso por ser um aparelho da sony que é a prova d'água,xperia m2 aqua, onde as conecçoes sao muito sensiveis aocalor, so um especialista conaegue mecher.) Como devo proceder?

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    1. Bom dia!

      Caso haja dano ao aparelho,você pode abrir uma reclamação no Procon ou ingressar com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas) para pleitear o ressarcimento.

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  54. Boa Tarde
    Levei meu celular na autorizada pra troca o cristal e o touch, de primeiro eles me deram o prazo de 7 a 10 dias. Passaram se os 10 dias e nada liguei la disseram 15 dias. Nisso ja se passaram mais de 15 dias e ate hj nada do meu celular. O que a lei disse pra essa caso? Posso entra com uma reclamação no procon?

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    1. Boa tarde!

      Se o produto estiver no prazo de garantia, o reparo deve ser feito em até 30 dias. Ressaltamos que, quando o produto é enviado à assistência técnica, deve ser elaborado um orçamento com previsão de quando o produto será entregue e tal oferta deve ser cumprida.

      Não havendo solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  55. Boa noite amigo, levei meu telefone em uma loja aqui perto para o conserto.
    estou tendo dor de cabeça pois ja é a terceira vez que pego meu telefone e ele esta com problemas nisso em um periodo de 20 dias, agora na quarta vez eles estão alegando que não tem a peça em lugar algum e estão querendo me devolver o telefone ruim e o dinheiro que paguei pelo conserto mais quero o telefone bom por que paguei pelo serviço o que eu faço ?

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    1. Boa tarde!

      O artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor, estabelece que, caso haja má prestação de serviço, o consumidor pode optar pela

      I - reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

      II - restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

      III - ou pelo abatimento proporcional do preço.

      Não havendo solução, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  56. Olá , comprei um moto G3 e agora ele deu defeito levei a autorizada e eles querem me cobrar por causa de um rasgadinho que tem no auto falante do meu celular , meu celular tem apenas 3 meses . Oque devo fazer ?

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    1. Boa tarde!

      Se o defeito foi causado por queda ou mau uso, pode haver cobrança do reparo. Caso contrário, ele deve ocorrer gratuitamente.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  57. E
    Estou quase um ano com o meu aparelho no conserto eu pedi o ressarcimento (dinheiro)mais eles me andaram um novo produto eles podem faser isso?

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    1. Boa tarde!

      Se você optou pela devolução do dinheiro, o fornecedor é obrigado a tender o pedido, pois a escolha é sua.

      Envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  58. Olá, deixei meu celular em uma assistência técnica terceirizada (aqui na minha cidade mesmo) para realizar o reparo na tela, pois o vidro estava trincado. A assistência disse que iria devolver o celular no mesmo dia, porém quando fui retirar, falaram que atrasou a entrega, e depois de varias vezes indo lá e ligando, falavam que estavam com problema na peça, estavam aguardando o fornecedor. Já completou 30 dias que o aparelho esta na assistência.. como devo proceder ?

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    1. Boa tarde!

      Caso ainda não tenha ocorrido a solução do problema, envie-o para http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  59. Boa Tarde!

    Adquiri uma motocicleta num concessionário autorizado da marca em outro Estado(São Paulo), cuja garantia contratual oferecida é de 3 anos. Ocorre que para não se perder a garantia é necessário fazer as revisões periódicas determinadas no Manual de Garantia na concessionária da marca. Acontece que na cidade onde moro não possui oficina autorizada e nem tampouco concessionário para fazer as revisões. Em contato com o SAC da loja, esta informou que sou obrigado a fazer as revisões somente na concessionária e que teria que pagar o frete até a concessionaria mais próxima, o que fica a milhares de quilômetros.
    No presente caso, sugeri que as revisões fossem feitas na fábrica, já que esta está localizada aqui mesmo em minha cidade, mas mesmo assim insistiram que as revisões deveriam obrigatoriamente ser feitas na rede autorizada. A pergunta é: o fabricante ou a revenda não se obrigam a fazer as revisões onde não existam serviços autorizados???

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    1. Boa tarde!

      O serviço deve ser feito em locais indicados pelo fabricante.

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  60. Boa noite!
    levei meu celular em uma assistencia e perdi a garantia pois nao foi na autorizada.
    Caiu no chao e quebrou a tela mas estava funcionando normal e o tecnico nao conseguiu arrumar e me devolveu sem funcionar mais nada, disse que nao tem responsabilidade pelo ocorrido .ai levei na autorizada para arrumar e o tecnico da autorizada disse que a placa radio nao esta funcionando mais, voltei a assistencia tecnica que danificou a placa e nao resolveram meu problema disse que e problema e meu o que devo fazer?o celular tem apenas 2 meses de que comprei.

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    1. Boa tarde!

      Você pode ingressar com ação pelos danos causados no Juizado Especial Cível, que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  61. Sobre a garantia, diz que mesmo na garantia se precisar de pagar uma taxa pra enviar o aparelho para a autorizada é dever do consumidor desde que esteja no certificado, mas o certificado fica dentro da embalagem lacrada e somente depois da entrega do produto que VC fica sabendo da cláusula. Eu acha isso errado!
    Outra coisa. ; a loja deveria ser á responsável por todo o produto que estiver a venda entretanto, a autorizada é fora do estado e município aqual a loja tem endereço fixo. Ou seja o consumidor deveria ter da loja toda a obrigatoriedade de atender o direito de reparo ou troca do produto que após os 90 dias e antes do final dos 12 meses.
    Quero saber pq estou com um PC .pra enviar pra são Paulo mas moro no espírito santo.

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    1. Boa tarde!

      A resposta para a questão da garantia legal, e eventual cobrança para o envio do produto, pode ser encontrada no artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor.

      A loja não pode se recusar a assumir a responsabilidade pelo reparo do produto. Ela deve ao menos recolher e fazer o envio à autorizada, especialmente se não tiver assistência autorizada no município.

      A responsabilidade solidária está prevista no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

      Não havendo solução, procure o atendimento do Procon do seu estado.

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  62. As Autorizadas têm prazo para fornecer o orçamento? Deixei um conversor digital para fazerem orçamento, prometeram para uma semana e já faz mais de 15 dias, alegam que têm muitos aparelhos na fila.

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    1. Boa tarde!

      O orçamento deve ser feito no ato, a não ser que as partes combinem uma data para que o documento seja entregue.

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  63. Olá, a 1 mês atrás troquei a tela do meu celular, e voltou com problemas, fui até o local, arrumaram de novo e volto em perfeito estado. Até que caiu acetona em cima da película dele, e na hora que fui secar, e retirar a película, a tela do celular estava totalmente solta. E a acetona escorreu por dentro. Agora a tela está embaçada e mancada, o que posso fazer? Obs: o cel ta na garantia. Pois tenho 3 meses de garantia. Ela cobre esse dano? Obg.

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    1. Boa tarde, Letícia.

      O fato de ter caído produto químico no aparelho pode ser considerado mau uso, e consequentemente, a perda da garantia. Mas, como há alegação que o aparelho não foi devidamente vedado pela assistência, é possível buscar a reparação.

      Envie o caso para http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  64. ola
    gostaria de saber se meu aparelho celular retornar da assistência técnica autorizada com problemas estéticos ( arranhões, etc...) que não possuía antes, terei alguma lei que me ampare

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    1. Boa tarde, Vinícius.

      Sim. O artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que, em caso de má prestação de serviço, o consumidor pode optar por sua reexecução; restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.

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  65. Olá comprei um notebook e ele apresentou um defeito na tela e ta com menos de um mes de uso. Ta na garantia de fabrica ela eh de 1 ano. Quero saber se eu tenho direito de trocar por outro mesmo se estiver concerto.

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    1. Boa tarde!

      O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor dá um prazo de até 30 dias para o fornecedor reparar o produto. Se isso não ocorrer, o consumidor terá direito a trocar ou pedir o dinheiro de volta.

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  66. Olá, adquiri uma TV Philips em 1/9/2015 e em dezembro de 2015 ela parou de funcionar. No dia 26/12/2015, portanto dentro da garantia, levei o aparelho na assistência técnica autorizada. O conserto foi realizado, retirei a TV no dia 16/1/2016 (portanto após a garantia de 1 ano ter expirado) e com menos de dois meses de uso, a TV voltou a não funcionar mais. No dia 26/3/2016, retornei à mesma assistência técnica autorizada e fui informado que apenas a fabricante poderia dar extensão da garantia para novo conserto. Visto que o CDC fala em 90 dias de garantia para serviços feitos em bens duráveis, entrei em contato com a Philips no dia 28/3/2016 através do telefone 0800 701 0245 e a empresa se recusou a cobrir o novo conserto. Estão claramente desrespeitando o CDC, não? O que fazer? Obrigado.

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  67. Bom dia, gostaria de saber como devo proceder, trabalho em um pequena assistência técnica, e uma cliente trouxe um notebook para trocar o teclado, troque para ela, antes de sair da assistência liguei o notebook e ela usou o teclado trocado agora perfeito e saiu feliz, com dois dias ela veio aqui dizendo que o notebook não ligava mais e o problema eu tinha que resolver, pois antes (disse ela)que não estava assim, peguei o notebook para orçamento e vi que agora a placa está queimada como devo proceder?

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    1. Boa tarde!

      Se o problema não existia antes, a consumidora poderá exigir a execução do serviço gratuitamente, pois ainda está no prazo da garantia de execução (que é de 90 dias pelo Código de Defesa do Consumidor), a não ser que você tenha meios de comprovar que o defeito não tenha relação com o serviço executado.

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  68. Olá, depois de muita dor de cabeça com meu produto enviei essa mensagem a fornecedora do produto, gostaria de saber se fiz o correto.

    Boa tarde,
    venho por meio desta solicitar o valor do produto MP ALL IN ONE PLUS X666 127V VC reembolsado por motivo de abuso ao consumidor.
    A menos de um ano fiz a compra de um Multiprocessador All In One que em menos de 1 mês de uso o produto mostrou defeito, com custo consegui contato e a troca por um novo que com menos de um mês de uso também mostrou problema.
    No dia 16/02/2016 fiz o envio para a assistência Téc. na Av. Bias Fortes,1785, lj 04 em Barro Preto- Belo Horizonte, MG pago por mim pois a empresa Philco me informou que não pode pagar o valor dos correios para aparelhos de médio porte, o que claro eu sabia que é uma irregularidade já que o custo pelo envio e retorno do produto é de responsabilidade do fornecedor, independente do porte do produto pois consumidor não é responsável pela falta de assistência técnica autorizada em sua cidade. Porém mesmo assim quis a solução do meu problema o mais breve possível.
    Obtive a informação com o Sr Marlon Pedro Santos Barosso que o prazo para devolução seria em até 30 dias e a Assis. Téc. iria me dar um parecer de que recebeu ou solucionou o problema ou alguma informação, o que não obtive até ontem.
    Nos dias 21/03 e 22/03 consecutivamente estive enviando emails para o Sr Marlon Barroso procurando informações sobre meu multiprocessador e não obtive resposta alguma.
    Ontem dia 28/03 recebi uma ligação do Sr Fabricio funcionário da Eletro Joli LTDA que o multiprocessador estava pronto para retirada, questionei sobre eles me enviarem pelos correios já que moro na cidade de Santa Barbara e o produto esta em Belo Horizonte, ele me informou que não trabalham dessa forma e eu teria que ir retirar no local ou mandar alguém retirar. Questionei novamente se poderiam enviar para mim pelos correios sedex9090 para eu pagar o custo quando chegar e insistiram que não trabalham dessa forma.
    Como informei anteriormente, moro em Santa Barbara, enviei arcando os custos dos correios dei todas as opções para acabar com o problema e não obtive resposta satisfatória dentro do prazo estabelecido.
    Sendo assim, peço mais uma vez a empresa a devolução do valor ao qual foi dado no produto, darei um prazo de 10 dias para ter a resposta que aguardo caso contrario entrarei na justiça.
    Grata,
    Rosana.

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    1. Boa tarde!

      Foi importante ter notificado o fornecedor por escrito a respeito dos problemas na prestação de serviço. Se eles persistirem, procure o Procon mais próximo e formalize uma queixa.

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  69. Prezados, vi que responderam outras pessoas, mas não a minha dúvida. Se puderem, agradeço pela orientação.

    Olá, adquiri uma TV Philips em 1/9/2015 e em dezembro de 2015 ela parou de funcionar. No dia 26/12/2015, portanto dentro da garantia, levei o aparelho na assistência técnica autorizada. O conserto foi realizado, retirei a TV no dia 16/1/2016 (portanto após a garantia de 1 ano ter expirado) e com menos de dois meses de uso, a TV voltou a não funcionar mais. No dia 26/3/2016, retornei à mesma assistência técnica autorizada e fui informado que apenas a fabricante poderia dar extensão da garantia para novo conserto. Visto que o CDC fala em 90 dias de garantia para serviços feitos em bens duráveis, entrei em contato com a Philips no dia 28/3/2016 através do telefone 0800 701 0245 e a empresa se recusou a cobrir o novo conserto. Estão claramente desrespeitando o CDC, não? O que fazer? Obrigado.

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    1. Boa tarde, Davi.

      Por ter apresentado o mesmo problema, é possível pleitear os direitos previstos no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor citados no post.

      Envie o caso para http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  70. Meu Ar condicionado deu o mesmo problema de novo , ele ainda ta na garantia , eu tenho direito de pedi um aparelho novo ou o dinheiro de volta ou não tenho que deixar eles arrumar de novo.

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  71. Possuo um eletrodomestico que apresentou defeito em determinada peça, porem a rede autorizada nega efetuar a venda somente da peça para que eu mesmo faça a manutenção.

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  72. ola minha namorada mando o celular para a assistência técnica e eles querem da outro celular para ela seno que esse celula não e o mesmo que ela compro e ate mais barato e oque devo fazer

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    1. Boa tarde,se o produto esta dentro da garantia e apresentou um problema que não é possível consertar, o consumidor tem direito a devolução da quantia paga (valor expresso na nota fiscal), atualizada monetariamente ou outro aparelho com as mesmas funções. Não sendo atendido, poderá registrar uma reclamação junto ao Procon de sua cidade. Os canais de atendimento do Procon-SP podem ser consultados neste link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42

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  73. Boa tarde, Felix.

    Por ter apresentado o mesmo problema, é possível pleitear os direitos previstos no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor citados no post.

    Envie o caso para http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

    O setor de atendimento irá analisar o caso para o devido encaminhamento da queixa.

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  74. MEU APARELHO CELULAR DEU UM DEFEITO DURANTE A GARANTIA, MANDEI PRA ASSISTÊNCIA TÉCNICA, ELES ARRUMARAM, MANDARAM DE VOLTA TUDO BELEZINHA,SÓ QUE O MESMO DEFEITO VOLTOU E O CELULAR NÃO ESTÁ MAIS NA GARANTIA, O QUE FAÇO? QUAIS SÃO MEUS DIREITOS?

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    1. Boa tarde, se o defeito é o mesmo, poderá ser questionado se não se trata de um vício oculto, por exemplo. Registre uma reclamação junto ao Procon de sua cidade. Os canais de atendimento do Procon-SP podem ser consutados neste link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42

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  75. ola boa tarde,

    eu mandei a minha impressora para a assistencia tecnica, desde agosto estou tentando recupera-la e o dono da assistencia nao me devolve, nem mesmo o valor equivalente a maquina. qual medida é cabível e o tipo de ação que pode ser feita?

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    1. Boa tarde, a assistência técnica tem obrigação de devolver ou o produto ou reembolsar o valor equivalente. De posse do comprovante referente a entrada da impressora na assistência, entre em contato com o Procon de sua cidade. Os endereços do Procon-SP podem ser consultados neste link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42

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  76. Boa tarde! Eu comprei um aparelho celular e um mês depois o deixei cair e ele quebrou a tela, imaginando que a garantia não cobriria não procurei a assistência, contudo depois de 8 meses o aparelho apresentou um problema no receptor do chip, então levei-o à assistência, porém eles disseram que não iriam realizar o serviço do chip porque a tela estava quebrada, isso procede?

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    1. Boa tarde, ainda que a queda não tenha sido provocada, o fornecedor pode alegar que ela danificou o receptor do chip.Você pode tentar entrar com uma ação junto a um juizado de pequenas caudas.

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  77. Oi, bom dia, tenho um ventilador de teto com problemas. A assistência técnica exige que eu leve o ventilador até lá, só que para retirar terei que contratar um eletricista. E a assistência cobra a visita no valor de R$ 120,00, para uma distância de menos de 10 km, da loja até minha residência. Eu sou obrigada a pagar?

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    1. Boa tarde, a empresa pode cobrar pela visita desde que informe previamente.

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  78. A tela do meu celular Moto maxx quebrou levei para arrumar, foi trocado a tela do LCD completa, mas no mesmo dia que eu paguei o celular após a troca, a tela começou a descolar e trincou, o técnico está dizendo que deixei o aparelho cair mas isso não ocorreu. O que posso fazer a respeito? Eu estou suspeitando que a tela ele disse que era original mas pelo fato estou desconfiado que não é? O que posso fazer para saber da procedência do produto colocado no meu celular? O que fazer nessa situação?

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    1. Boa tarde!

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar o caso para a tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

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  79. Ola bom dia, Levei um console de Video Game PS3 a uma assistencia tecnica em Recife chamada Lojao dos Games, o deffeito era no softwares do equipamento, o equipamento não esta mais na garantia e não encontro mais anota fiscal devido que ja fazem 5 anos que comprei o PS3, eles fizeram o orçamento informando que era so problema na atualização do video game, so que quando fui buscar de volta o equipamento, ele não ligava mais e não dava mais videos, eles informaram que não conseguiram realizar o reparo e queriam que eu pegasse o meu aparelho de volta com mais defeito do que apresentava, gostaria de saber se eu prestar queixa na justiça de pequenas causas, eu consigo reaver o meu aparelho funcionando pela assistencia que nao efetuou reparo devido e que deixou o aparelho ainda mais com defeito.

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    1. Boa tarde!

      Sim. Você entrar com ação requerendo a execução do serviço, bem como o ressarcimento pelos danos causados.

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  80. Boa tarde eu gostaria de saber o que devo faz com uma empresa de concreto que mim vendeu o produto mais depois está querendo desistir querem passa meu cartão de novo para cancelar o pagamento só que eu presiso do concreto lá na obra se não as madeiras vão inpenar tudo , que posso faz se eu não quero desfazer o contrato? Obrigado pela atenção .

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    1. Boa tarde!

      Se não houve nenhum problema na venda, o cancelamento só pode ocorrer se as partes entrarem em um acordo. Se a empresa não entregar a compra, procure o Procon mais próximo.

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  81. Olá tudo bem comprei uma moto de uma oficina com 3 meses de garantia faz uma semana e 4 dias que estou com ela já deu vários problemas em acessórios ta batendo valvula e começou a vazar óleo vários problemas o q eu faço

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    1. Bom dia!

      Leve o veiculo para que a oficina faça os devidos reparos. Ela terá até 30 dias para consertar o produto, conforme citamos no post.

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  82. Bom dia ! mandei meu aparelho para orçamento fora da garantia para o fabricante, o celular encontrase perdido eles não sabem onde se encotra ja está fazendo 30 dias e eu não tem nunhuma resposta, quais direitos me assistem aguardo contato de quem possa e ajudar, grato email

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    1. Bom dia!

      Você tem direito a ser ressarcido pelo prejuízo causado pela assistência técnica.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

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  83. Ola boa tarde.
    Qual é o meu direito?
    Meu celular Caio dentro da água levei pra assistência aqui da minha cidade eu levei o celular prestando só mandei ele alimpa e tirar a água do celular etc após ele colocar a tela ele quebrou.
    O direito e ele bota uma tela nova ou usada?
    Também ele tá querendo que nos divide no meio pra comprar essa tela usada eu tenho que pagar? Ou o direito todo e dele?

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    1. Boa tarde!

      Se a tela foi danificada na assistência técnica, é dever do estabelecimento arcar com todo o custo de reparo, e utilizar peças novas.

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  84. Bom dia, possuo um celular da Lg o qual adquiri em Dezembro de 2014. O mesmo o mesmo desligou e não liga mais. Me informei na Lg e fui informada que já não podem fazer nada, em minha cidade não há assistência da Lg. Como devo proceder?? Afinal o celular entre outros eletrônicos que possuímos entendo que são bens duráveis e não descartáveis... que tocamos de ano em ano. Posso entrar com algum recurso contra a Lg, para que tenhamos uma resposta mais concreta. Ou até mesmo um novo aparelho (caso esse não tenha conserto)?

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    1. Boa tarde!

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento analisará o caso para buscar a solução junto ao fornecedor.

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  85. Olá bom dia, meu celular ja foi 2 vezes para garantia ja ai ele chegou ontem [18/04/] da garantia com problema ai mandaram de novo eles disseram que se ele chegasse com problema de novo eles iam ver se conseguiam me dar um novo ai eu disse que queria meu dinheiro de volta eles disseram que eu nao tenho esse direito.
    Gostaria de saber se tenho esse direto?
    Existe alguma lei ou algum codigo de defesa do consumidor?

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    1. Boa tarde, Naiane.

      De acordo com artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a opção pela troca do produto ou devolução do dinheiro é do consumidor, o fabricante não pode impor nada.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento analisará o caso para buscar a solução junto ao fornecedor.

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  86. Comprei um celular Samsung em Junho de 2015 com garantia de um ano. O aparelho apresentava problemas depois de 2 meses de uso,foi levado para a assistência técnica. Assim seguiu por 3 vezes, a assistência técnica disse que como era a terceira vez,não poderia mais pegar o celular e que eu tinha que leva-lo até a loja para que assim houvesse a troca do aparelho, porém, o mesmo ainda continua com problema,mas nao pude mais levar na assistência. Fui ate a loja que comprei o celular e foi aberto um pedido para a troca do aparelho, não foi respondido ainda. Minha pergunta é : Eles disseram que assim que a Samsung responder o pedido da troca do aparelho, eu poderei escolher outro aparelho no valor do outro,mas, eu gostaria da devolução do dinheiro. Já paguei todas as faturas e o aparelho está pago. Posso ter a devolução do dinheiro?

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    1. Boa tarde!

      Sim, a opção é sua (pela troca ou devolução do dinheiro).

      Não havendo solução junto ao fornecedor, caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

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  87. Boa tarde.... preciso mt de ajuda!
    Comprei um computador e perto de completar 1 ano ele foi para a autorizada a primeira vez, no mês seguinte apareceu com os msm sintomas e foi novamente, peguei ele no começo do mes e já aparentou os mesmo sintomas, porem a garantia expirou, e não foi resolvido meu problema, tenho direito de tomar algumas providência? E quais?
    Obrigada!

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    1. Boa tarde!

      Como o produto apresentou o mesmo defeito, você pode optar pela troca, restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço.

      Não havendo solução junto ao fornecedor, caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

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  88. Meu celular esta na garantia estendida e teve problema com a tela, mandei para concerto, levou mais de trinta dias para trocar e voltou com a tela descolando, concertaram um defeito mais colocaram outro. posso exigir um novo?

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    1. Boa tarde, Dênis.

      Depende do contrato de garantia estendida, que pode prever a restituição limitada a determinado valor, ou até a troca do produto, ou restituição do valor pago.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento avaliará melhor a questão.

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  89. Boa tarde, estou com problemas, meu celular esta na garantia estendida e deste outubro de 2015 vem dando defeito de audio, e tmb de manuseio pela tela, essa ja é a terceira vez q o celular, é enviado com o mesmo pbm, sendo q nesta ultima vez, na vespera de enviar o celular caiu e trincou a tela, agora ele não consertaram o celular e alegam q o defeito é devido a queda, sendo é o mesmo defeito de antes, tenho protocolos de ligações, recibo de envios pelo correio etc.. o q faço agora gente?

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    1. Boa tarde, Cícero.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento avaliará o caso para a tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

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  90. eu gostaria de saber qual boletim devo abrir. para uma assistência técnica que estragou meu celular
    meu celular estava com o conector sem carregar levei pra assistência técnica arrumar porém não ele não arrumou voltei 5 vezes pra ele solucionar o problema é cada vez que eu voltava tinha um novo problema dai a última vez que fui ele jogou meu celular em cima do balcão mim chingou e ainda rasgou o papael da garantia e o celular a tempo de explodir de tão quente que tava dai peguei o clelular e imediatamente levei em outra asssistencia so que não tinha mas nada pra fazer ele pegou meu celular e colocou outra bateria velha meu celular era moto g2 e ele colocou uma bateria Sony e o celular não pegou mas oque faço pois ele falou que se eu voltar la eu ia vê

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    1. Boa tarde!

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento avaliará o caso para a tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

      Se quiser ingressar com ação por perdas e danos, procure o Juizado Especial Cível, que atende gratuitamente ações de até 20 salários sem a necessidade de advogado.

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  91. Ola ..to com grande problema tenho uma geladeira e ta na garantia estendida ta com problema ja avisei a assistência técnica veio e ja tem quase um mês e nada de vir trocar as pecas danificadas ligo pra eles e nao me dão prazo so fala q ta chegando pecas e nada ..enquanto isso to sem geladeira a um mês ...por favor me diz oq faço. .

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    1. Boa tarde!

      É dever do fornecedor informar o prazo para resolver o problema. Caso resida no estado de São Paulo, envie o ocorrido para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento avaliará o caso para a tentativa de intermediação junto ao fornecedor.

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  92. Comprei um ps4 e foi para a assistência técnica está na garantia de assistência mas o mesmo esta lá já fazem 60 dias como devo proceder com esse caso.

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    1. Boa tarde!

      Como o produto não foi reparado no prazo legal de 30 dias, pelo Código de Defesa do Consumidor, você pode optar pela troca do bem, ou cancelamento da compra e devolução do valor pago, corrigido monetariamente.

      Excluir
  93. Eu levei meu aparelho de som já faz mais ou menos 1 ano em uma assistência técnica para um reparo e o responsável ficava me enrolando dizendo que ainda não tinha a peça pra trocar.
    Não última vez que fui e teve um intervalo de 3 meses o mesmo me informou que o aparelho estava em outra loja e tudo indica que o aparelho foi vendido neste caso o que devo fazer?

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    1. Boa tarde, Matheus.

      Você pode ingressar com ação por perdas e danos na Justiça.

      O Juizado Especial Cível acolheações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

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  94. Eliete 02 de maio de 2016 11:49

    Bom dia!


    Estou indignação com a loja insinuante e com a garantia estendida, pois comprei uma TV marca LG de 39 polegada na loja insinuante com garantia estendida na data de inicio em 23.08.2014 com o termino de 22.08.2017 . Porém deu defeito em 20.01. 2016. Daí levei a assistência ELETRÔNICA TV E VIDEO em Acupe de Brotas, mim pediram para ligar pra assistência e que o mesmo iria gerar uma senha para liberar o conserto da Tv. Á qual já estava com a liberação do conserto e mão de obra que só necessitava da senha. Quando liguei para a central de atendimento da CARDIF mim informaram que o conserto seria na própria assistência técnica ( MAXSERVICE COMERCIO E SERVIÇO DE ELETRONICOS LTDA) localizado na Avenida Manoel Dias da Silva e mim pediram para pegar a TV no local onde estava em conserto, fui peguei mim deram o protocolo do conserto a qual não foi realizado. Então um funcionário da MAXSERVICE veio pegar a TV na minha residência na data de 12.02.2016 e até a data de hoje, ligo ficam inventando história já liguei diversas vezes e nada. Daí foi até a loja insinuante e conversei com o gerente o mesmo ligou para a assistência e pediu para retornar a ligação em 27.04.2016 retornei a ligação e comunicaram que teria que ligar para a ouvidoria e esperar mais 15 dias para ver o que iriam fazer.
    Mim informaram que iria fazer a devolução do valor da compra. Só aceito o valor se estiver reajustado, porém comprei em 2013 e hoje o produto esta defasado, sem contar que tenho um ano e quatro meses de garantia estendida, não queria perder e outra no contrato esta claro que o cliente pode adquirir o produto e se o mesmo não estiver mais sendo comercializado o cliente teria o produto com característica idêntica ou similar caso o bem esteja fora de linha de fabricação é o que esta acontecendo, não tem mais TV de 39 e peço sua ajuda para resolver este problema.

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    1. Boa tarde!

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar a questão para buscar uma solução junto aos fornecedores envolvidos.

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  95. Oi boa noite, gostaria de saber o que faço, pois meu celular foi enviado para assistência técnica com o mesmo problema por duas vezes para fora do meu estado e continua com o mesmo defeito. No mesmo dia que chegou da assistência voltou a dar o mesmo defeito, preciso saber se tenho que enviá -lo novamente ou posso já posso procurar o Procon?

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    1. Boa tarde!

      Como o produto não foi reparado no prazo legal de 30 dias, pelo Código de Defesa do Consumidor, você pode optar pela troca do bem, ou cancelamento da compra e devolução do valor pago, corrigido monetariamente.

      Não havendo o acordo, procure o Procon de sua cidade.

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  96. Tenho uma assistência técnica, foi feito uma substituição de peça no celular o cliente retornou dentro do prazo de garantia(dois meses depois). Ele fica com a mesma garantia do 1º serviço ou tenho que dá mais 90 dias de garantia?

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  97. Oi, Eu levei meu celular na assistência tecnica para consertar a tela quebrada, trocaram a tela me entregaram e tava com defeito, no dia seguinte deixei la para consertar o erro, porem quando fui busca-lo, eles tinham quebrado a tela na hora de consertar, me devolveram o dinheiro, e se recusaram a consertar o erro deles. Eles podiam fazer isso?
    Meu interesse é na tela consertada, nao no dinheiro de volta.

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    1. Boa tarde!

      A opção pela reexecução do serviço ou devolução do dinheiro é do consumidor, conforme estabelecido no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor.

      Persistindo o problema, envie-o ao site http://migre.me/kGcYG (canal para o estado de São Paulo).

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  98. Ola Boa tarde. Meu celular acabou a garantia e exatamente depois de uma semana apagou. Levei numa assistencia tecnica e ja fazem 70 dias que esta la. Eles alegam nao achar a peça. Mas falaram que resolviam mesmo nao sendo autorizada. Na minha cidade não tem autorizada Nokia. O que posso fazer nessa situação? Obrigado

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    1. Boa tarde!

      Se o produto está na garantia, o recomendável é que você o envie a uma assistência autorizada, pois caso ocorra algum problema no reparo feito pelo estabelecimento, você perderá perde a garantia do aparelho.

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  99. Levei meu celular para o rapaz olhar ele me disse que ficaria 90 reais o concerto que teria q trocar o leitor do chip. O até aí tudo certo .. mais qnd ele trocou fui colocar chips e continua não lendo ou seja não era esse o defeito .. ele então tem que me devolver o dinheiro ? Ou eu perdi os 90 reais q havia pago ?

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    1. Boa tarde, Gabriel.

      Se o serviço não foi devidamente executado, você pode optar por sua reexecução, ou devolução do valor pago, conforme determina o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor.

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  100. Olá boa noite amigo !

    Comprei um moto g 2 a dois anos atras porém depois de um tempo o aparelho apresentou defeito na placa.
    Até ai tudo bem ! Levei ele na assistência técnica e eles consertarão meu aparelho e me oferecerão uma garantia estendida de mais 1 ano por R$ 100,00. isso foi no dia 11/12/2016
    Quando foi agora o aparelho apresentou defeito na bateria (Não Carrega) só que a tela trincou quado sem querer sentei no celular. levei novamente na assistência tecnita e eles se recusarão a conserta o celular por causa da tela trincada sendo que eu acionei a garantia estendida por cauda da bateria um defeito funcional do aparelho. e me falarão que só poderia conserta a bateria do celular caso eu troca-se a tela (Valor da tela R$ 550,00) (Valor do celular R$ 700,00) Agora eu pergunto como pode o consumidos não estar protegido por nenhuma lei a respeito disso ? pois ate onde eu sei ele estão agindo querendo força eu compra a tela pelo preço absurdo.
    O Que posso fazer ?

    fico no aguardo...

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    1. Boa tarde, é necessário verificar o que cobre a garantia estendida oferecida: se só o serviço que já foi efetuado, se algumas peças específicas, se apenas algumas determinadas situações etc.
      Para melhor análise do caso, procure o Procon de sua cidade. Os canais de atendimento do Procon-SP podem ser consultados neste link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42

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  101. Eu deixei um celular na assistência e vai levar uns 30 dias pra ficar pronto, eu não poderia pedir outro celular para eles enquanto o meu não fica pronto?

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    1. Boa tarde, terá direito apenas se houver algum documento por escrito entre o consumidor e o fornecedor estabelecendo esta disponibilidade.

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  102. Olá , Eu Queria saber : Já Levei Meu Celular uma vez para assistência por.conta de defeitos, Faz um mês que o peguei de novo , e ta apagando a tela do mesmo jeito que ah primeira vez , oque eu posso fazer?? Faltam Apenas 2 Meses para o prazo de garantia acabar !! Por Favor , Responda

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    1. Boa tarde, como o produto esta na garantia, o fornecedor tem prazo de 30 dias para conserto. Se não o fizer neste prazo o consumidor tem direito a troca do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição da quantia paga atualizada ou ao abatimento proporcional do preço.

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  103. Olá, meu caso é bem complexo,
    Comprei um smartwatch sw2 da sony, poucas semanas depois eles começou a apresentar problemas, liguei no sac da sony que me mandou à assistência técnica, lá me informaram que não faziam reparos nesses produtos e solicitaram que eu entrasse em contato com a sony novamente. Fiz o que pedido, o sac da sony pediu para eu entrar em contato com a importadora (comesp), após ligação me solicitaram q enviasse o produto a eles com acessórios e nota fiscal. Fiz tudo como conbinado, cerca de um mês depois me enviaram um email dizendo que foi analisado o caso e que não havia outro produto em estoque para fazer a troca e que iriam conversar com os supervisores. Pararam de mes responder. Mais um mês depois me informaram que foi enviado para a sony e que eles entrariam em contato comigo, sem explicar o porque, já que a sony mandou que eu enviasse a comesp, quase 3 meses passados do envio a sony me liga e diz: foi constatada perda de garantia por mal uso, e que o laudo foi feitos pela comesp, duas perguntas, 1) pode ser alegada perda de garantia 3 meses depois de o aparelho ser enviado a assistência? 2)Não houve mal uso, como devo proceder? Tenho o email de prova que a comsp disse que não me enviou outro porque não tinha em estoque, apos análise.

    Muito obrigado pela ajuda! O relógio era um.presente ao meu pai e estou profundamente constrangido e sem saber o que fazer

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  104. Olá, meu caso é bem complexo,
    Comprei um smartwatch sw2 da sony, poucas semanas depois eles começou a apresentar problemas, liguei no sac da sony que me mandou à assistência técnica, lá me informaram que não faziam reparos nesses produtos e solicitaram que eu entrasse em contato com a sony novamente. Fiz o que pedido, o sac da sony pediu para eu entrar em contato com a importadora (comesp), após ligação me solicitaram q enviasse o produto a eles com acessórios e nota fiscal. Fiz tudo como conbinado, cerca de um mês depois me enviaram um email dizendo que foi analisado o caso e que não havia outro produto em estoque para fazer a troca e que iriam conversar com os supervisores. Pararam de mes responder. Mais um mês depois me informaram que foi enviado para a sony e que eles entrariam em contato comigo, sem explicar o porque, já que a sony mandou que eu enviasse a comesp, quase 3 meses passados do envio a sony me liga e diz: foi constatada perda de garantia por mal uso, e que o laudo foi feitos pela comesp, duas perguntas, 1) pode ser alegada perda de garantia 3 meses depois de o aparelho ser enviado a assistência? 2)Não houve mal uso, como devo proceder? Tenho o email de prova que a comsp disse que não me enviou outro porque não tinha em estoque, apos análise.

    Muito obrigado pela ajuda! O relógio era um.presente ao meu pai e estou profundamente constrangido e sem saber o que fazer

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  105. Bom dia três vezes levei eu e lunar autilizada Motorola do o mesmo problema a agora permanece a última vez alegaram não haver defeito agora voltou o problema a o q faço tenho direito a um novo aparelho? Tá na garantia!

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