quarta-feira, 30 de abril de 2014

Semana dos Museus, Feira LGBT e outras dicas para o feriado

Da Equipe do Blog

Semana Nacional dos Museus


A partir de maio, as visitas aos museus da Secretaria da Cultura passam a ser gratuitas todos os sábados. Esta é uma das ações para comemorar a Semana Nacional dos Museus, que acontece de 12 a 18 de maio de 2014 e envolve instituições museológicas de todo o País, com uma série de atividades especiais, coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Em São Paulo, a festa dura mais tempo: os 18 museus da Secretaria de Estado da Cultura estendem a comemoração por todo o mês de maio - e quem ganha são os visitantes!

Veja os detalhes aqui.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

XIV Feira Cultural LGBT




A 14ª edição da Feira Cultural LGBT de São Paulo acontecerá no dia 1º de maio, das 10h às 22h, excepcionalmente neste ano na Praça da República. O tradicional evento, que faz parte da programação do 18º Mês do Orgulho LGBT, é organizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) e terá tendas para a comercialização de produtos e alimentos, prestação de serviços, informações, oficinas, presença institucional de ONGs e do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, além de diversas atrações artísticas.

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, participará com uma equipe de especialistas, que estará à disposição prestando orientações relativas à relação de consumo e distribuindo material educativo.

Fontes: APOGLBT e Procon-SP

6º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

O IN-EDIT~BRASIL apresenta nesta sexta edição uma programação cheia de pontos de vista peculiares que nos convidam a refletir sobre o tempo presente, de agora e sempre.

O festival exibe filmes, brasileiros ou estrangeiros, que fazem da música um trampolim para mergulhos profundos em questões tão diversas quanto o ativismo social, o papel da arte, as identidades nacionais ou a questão dos gêneros. Mas há também – como não poderia deixar de ser – os filmes feitos para encantar, emocionar, tietar e divertir.

Para completar, encontros, debates, shows, festas e muita música para você curtir e repercutir o assunto de cada filme.

As exibições acontecerão no Cinesesc, MIS-SP, Matilha Cultural, Cinemateca, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo.



Casa do Lago tem cinema, teatro e brincadeiras em Campinas


O projeto Domingo no Lago, na Casa do Lago, em Campinas, apresenta atrações gratuitas para toda a família. A exibição do filme Coisa-Malu, curta-metragem de ficção infantil, com o Grupo do Aluno Artista do SAE, abre a programação às 10h20. Na sequência, os espetáculos teatrais A chegada de lampião à casa do Tinhoso, com o Grupo Mala dos Mamulengos, e A turma do foguinho (Grupo de teatro Arte e Manhas).

No encerramento, às 11h30, o concerto "Trio A 1 Campinas" apresenta uma combinação de flauta, viola e piano. A classificação é livre.



Fonte: Espaço Cultural Casa do Lago e Diário Oficial do Estado

Fim de semana musical em Sorocaba


Júnior Laíno abre a temporada de maio do projeto “Viva a Praça”, da Secretaria da Cultura (Secult). Neste sábado (3), a partir das 16h, ele se apresenta no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros num show de sons ecléticos.

No domingo (4), no Campolim, uma das mais importantes intérpretes da música brasileira, Monica Albuquerque, traz a emoção de sua voz ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, a partir das 11h.

No mesmo dia, mas no Parque das Águas, a festa ficará por conta da dupla Renato Raggio e Eduardo Gobi, que tocam juntos desde 2004 e fazem parceria poética entre voz e piano. No repertório, o melhor da MPB de A-Z e, em especial, uma homenagem a Elvis Presley. A apresentação começa às 16h, tem censura livre e o show é totalmente de graça.


Música, exposição e brincadeiras em São José dos Campos

Foto: FCCR
A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) terá uma programação especial para comemorar o Dia do Trabalho. Nesta quinta-feira (1º de maio), às 10h, será lançado o 5º volume do fanzine “João de Barro” e a exposição “Figuras Trabalhadeiras”, às 14h está programado o show da dupla Ellê Carvalho e Gilson Bambuíra (foto). No sábado (3), às 14h, Zé da Viola e seus alunos farão uma roda de viola e no domingo (4), às 10h, terá show “Violões do Brasil”, com o músico Roger Lima, na Feira do Novo Horizonte (Praça 1º de Maio). Todas as atividades são gratuitas.

Foto: FCCR
Já na Casa  de Cultura Flavio Craveiro (Av. Lênin, 200, Dom Pedro I), uma opção de diversão para as crianças neste sábado (3) é a Ação Especial Projeto Brincar que será realizada das 11h às 16h. A entrada é gratuita.

Estão programadas oficina de dobradura e pintura e contação de histórias. A brinquedoteca estará aberta, além dos jogos e brincadeiras com monitores especializados da Rua de Lazer, em parceria com a Secretaria de Esportes.

Para este mês, ainda está prevista outra atividade voltada para mães e filhos no próximo sábado (10).