terça-feira, 13 de maio de 2014

Facebook do Procon ultrapassa as 50 mil curtidas

Por Ricardo Lima Camilo
Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor
Coordenador das Redes Sociais do Procon-SP

A página do Procon-SP no Facebook (https://www.facebook.com/proconsp) mais que dobrou o número de curtidas – de 24.857, em janeiro, em 31/01, a 52.030, em 08/05. Criada em dezembro de 2011, a página tem o objetivo de ampliar a visibilidade de informações sobre a defesa do consumidor, além de orientar de maneira mais ágil e simples sobre direitos e deveres no mercado de consumo.

O compartilhamento de notícias e a interatividade com o público são as principais características das redes sociais do Procon-SP. Que além do Facebook, possui uma conta no Twitter (@proconspoficial)e um este blog, que é voltado à educação para o consumo.

Essas ferramentas são usadas para municiar o consumidor de informação- direito básico previsto no Código de Defesa do Consumidor, que pode ajudar evitar problemas, e até mesmo resolver conflitos com um fornecedor. Além disso, esses canais proporcionam a troca de informações, pois as manifestações dos usuários nas redes e nos comentários do blog, auxiliam o órgão na elaboração de informativos e em casos de indícios de lesão coletiva aos direitos do consumidor, a mensagem postada é encaminhada para análise das diretorias adjuntas, inclusive a de Fiscalização, que pode instaurar processos administrativos contra as empresas citadas - ressalta-se que não intermediação individual ou registro formal de reclamações através das redes sociais ou blog.

A contínua participação do público mostra um consumidor que busca ficar atento às armadilhas do mercado e conhecer cada vez mais os seus direitos e como proceder para brigar por eles, e a educação para o consumo é mais uma atribuição dos órgãos de defesa do consumidor e a participação deles nas redes sociais deve focar nas ações coletivas e não assumir um papel de extensão dos SACs de maus fornecedores.

Veja abaixo a evolução, mensal, das redes sociais do Procon-SP:

Facebook: de 24.857 (em 31 de janeiro) para 52.030 (em 08 de maio)*
Twitter: de 11.800 (em 31 de janeiro) para 14.300 (em 08 de maio)


* Todos os dados relacionados às redes sociais do Procon-SP são orgânicos, não há links patrocinados.


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Janeiro: 625                                                                   Janeiro: 1.031 
Fevereiro: 515                                                           Fevereiro2.349   
Março: 493                                                                       Março: 2.455  
Abril: 525                                                                             Abril: 5.619
   
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