sexta-feira, 9 de maio de 2014

Homenagem às mães e outras dicas culturais

Da Equipe do Blog

Dia das Mães no Parque da Juventude


A Biblioteca de São Paulo (BSP), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, preparou programação gratuita para o domingo do Dia das Mães, 11 de maio. As atividades, realizadas em parceria com a Rede Globo – que vai montar um palco especialmente para o evento –, começam às 10 horas no Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista.

Durante a manhã, as mães vão ter à disposição serviços de beleza, como massagem, limpeza de pele, corte de cabelo e maquiagem. Enquanto elas relaxam, a garotada pode participar das atividades que a BSP oferece no Domingo no Parque, como contação de histórias, mediação de leitura e o Bebelê, programa de iniciação e estímulo à leitura para crianças entre 6 meses a 3 anos.

À tarde, o evento oferece diversas oficinas, como a de judô, ministrada por integrantes da Confederação Brasileira de Judô, e de ginástica aeróbica, realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica. Tem ainda aulas práticas de danças, como zumba, com a equipe Zumbalovers; dança de salão, com os membros da Casa de Dança Carlinhos de Jesus; e dança cigana, realizada pela Casa Estrelas Ciganas. A atriz e educadora Kiara Terra também participa da ação e apresenta a história autoral Dona Certeza.

Para encerrar o especial de Dia das Mães, as cantoras Luiza Possi e Zizi Possi se apresentam no palco principal do Parque da Juventude, às 16 horas. Mãe e filha vão embalar os fãs com sucessos de suas carreiras, como a balada Cacos de amor, de autoria de Luiza, o clássico de Roberto Carlos Canzone per te, e a romântica Over the rainbow, trilha sonora do filme O mágico de Oz.

Confira a programação completa.

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, São Paulo/SP (Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul)
Telefone: (11) 2089-0800
Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.
Sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Cartas para Mamãe no Memorial


Foto: Memorial
É quase dia das mães e a Feira de Cultura Popular Latino-Americana, do Memorial, preparou para este sábado, 10 de maio, uma atração que homenageia as mamães. É o nostálgico espetáculo “Correio do Tempo”, em que uma dupla de “carteiros viajantes do tempo” percorre os espaços da Praça do Memorial levando cartas e mensagens poéticas ao público, recolhidas das escrituras de diversos autores que fazem homenagem às mães.

Por meio de um recurso simples e já em uso, cartas pessoais manuscritas, essas “mensagens” logram tocar de maneira especial as pessoas de todas as idades,  remetendo-as a lembranças e memórias tão particulares e especiais da figura materna. Com ritmos, sonoridades delicadas e gestos abertos ao público, a intervenção desenha possibilidades de contato “ao pé d’ouvido”.

Recheada de poesia e prosa, de forma lírica, confessional, a intervenção interage com o público através da escrita poética de autores tais como Mário Quintana, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Maiakóvsky, dentre outros.

Veja aqui a programação completa da Feira.


Apresentação musical no Dia das Mães em Campinas

* Com a contribuição do Núcleo Regional de Campinas


Foto: Prefeitura/Divulgação
Em comemoração ao Dia das Mães, o Bosque dos Jequitibás realiza mais uma edição do Retreta no Bosque, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontece no domingo, 11 de maio, às 11h, com apresentação da Euterpe, uma banda musical comunitária.

Com repertório variado, composições próprias e instrumentos de sopro e percussão, os jovens e adultos que compõem a Euterpe, apresentam arranjos de músicas clássicas e populares. 

A exibição será gratuita e realizada no parque interno próximo ao chafariz, na rua Coronel Quirino, 2, no Bosque.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Espetáculo musical na Penha


No sábado (10/05) às 20h00 e no domingo (11/05) às 19h00 tem "Dois Tempos de Um Lugar" no Teatro Martins Penna, localizado no Centro Cultural da Penha. A entrada é franca (o ingresso deve ser retirado com 01 hora de antecedência).

Paulo Monarco e Dandara apresentam um espetáculo de artes integradas, que usa da música e do teatro para apresentar os personagens que se entrelaçam através das canções e dão vida à história de dois jovens artistas e suas inquietudes. No repertório estão canções de Paulo Monarco e seus parceiros Zeca Baleiro, Celso Viáfora, Suely Mesquita, Marcelo Segreto, Bruno Batista, Kleuber Garcez e Álisson Menezes, e também de outros compositores.

Local: Teatro Martins Penna (Centro Cultural da Penha)
Endereço: Largo do Rosário, 20, Penha - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2295-0401

Fonte: Centro Cultural da Penha e  Sampa Online

Exposição sobre a ferrovia de Bauru na Biblioteca Ramal Geisel


Estação de Bauru
Foto: IGC/USP
A Biblioteca Ramal do Núcleo Geisel, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou nesta quarta-feira, 07/05, a exposição “No Coração de Bauru: A História da Ferrovia na Cidade de Bauru”.

A exposição fica aberta ao público das 8h às 12h e das 14h às 17h até o dia 02 de junho e consiste em painéis expositivos que mostram Bauru antes e depois da Ferrovia e as causas e consequências de sua construção na cidade.

A Biblioteca Ramal Geisel fica na Rua Alziro Zarur, 1-106. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3235 1312. 


Teatro Infantil e MPB no Sesc Ribeirão Preto

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Ribeirão Preto


Foto: Sesc
Nos dias 10 e 11, às 16h, o Sesc Ribeirão Preto apresenta o espetáculo infantil "Show da Bruxinha" com a Cia Truks (foto).  Na peça a Bruxinha se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos, com quem partilha suas aventuras. A atividade faz parte do projeto "Tirando de Letra -  Eva Furnari", que apresenta a obra da escritora e ilustradora ítalo-brasileira.

Já no domingo (11), das 11h às 13h, haverá o show da cantora e sambista Lucia Reino. Ela traz ao palco grandes clássicos do samba e da MPB, com muita bossa e suingue pra ninguém ficar parado. A apresentação acontecerá na Área de Convivência.

O Sesc Ribeirão Preto fica na Rua Tibiriça, nº 50, Centro. Contato: (16) 3977-4477.