sexta-feira, 9 de maio de 2014

Secretaria Nacional do Consumidor anuncia programa sobre educação financeira

Fonte: Ministério da Justiça
Arte: Procon-SP
Na Semana Nacional de Educação Financeira, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) anunciou que, até o fim deste mês, lançará um programa de educação financeira para o consumidor brasileiro.  
Segundo a secretária da Senacon, Juliana Pereira, o conteúdo irá auxiliar os consumidores a fazer o orçamento doméstico, comparação de custos de serviços, entender sobre regras de créditos consignados, habitacional, entre outras orientações.
“A educação financeira é um importante instrumento para combater as práticas abusivas na concessão do crédito e na comercialização de produtos financeiros de forma geral, pois auxilia o consumidor na tomada da decisão e na identificação de enganosidades. Ela é uma medida emancipatória”, afirma a secretária Nacional do Consumidor do MJ, Juliana Pereira. 
Desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o conteúdo terá linguagem acessível para o consumidor médio brasileiro. Os usuários poderão fazer simulações e exercícios práticos de educação financeira.
“Nós sabemos que as grandes demandas de reclamações nos Procons do Brasil são reclamações contra bancos, cartões de crédito, etc. Portanto é importante que o consumidor preparado consiga se livrar de eventuais práticas abusivas. Isso não diminui o nosso esforço do Sistema de Defesa do Consumidor em combater essas abusividades, mas ter o consumidor mais instruído só ajuda para que consumo seja mais adequado e equilibrado”, destacou Juliana Pereira.