sexta-feira, 23 de maio de 2014

Virada Cultural Paulista no interior e outras dicas para o fim de semana

Da Equipe do Blog

Festa no interior com a Virada Cultural Paulista



Mais uma vez o Estado de São Paulo será palco de inúmeros eventos culturais para todos os gostos e idades. Seguindo os moldes da Virada Cultural da capital, a 8ª edição da Virada Cultural Paulista ocorre em 28 cidades do interior e litoral do Estado e, pela primeira vez, em dois fins de semana: 14 regiões do interior recebem o evento amanhã e domingo. São elas: Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho recebem o evento: Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.

São 976 atrações gratuitas – musicais, teatro adulto e infantil, dança, stand up comedy, circo, música popular e erudita, performances em diversas linguagens – em 153 palcos e espaços de apresentação. Artistas como Gal Costa, Ira!, Criolo, Otto, Emicida, Lobão, Baby do Brasil, Titãs, Gabriel o Pensador, Nando Reis e outros são presenças confirmadas. Também participam da festa nomes da música internacional: o grupo inglês Asian Dub Foundation e o norte-americano John Pizzarelli.

A Virada Cultural Paulista é promovida pelo Governo do Estado em parceria com prefeituras, MIS e Sesc-SP. A programação completa de cidades, por data de participação na Virada, dos palcos e espaços de apresentação de cada município pode ser conferida nos sites www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br; www.catracalivre.com.br; em Fábrica de Aplicativos que pode ser baixada em celulares: www.fabricadeaplicativos.com.br; e www.facebook.com/ViradaSP.


Homenagem a García Marquez no Memorial da América Latina


BORBO LETRAS é o sugestivo título da exposição com que o Memorial da América Latina e a Associação dos Cartunistas do Brasil homenageiam o escritor Gabriel Garcia Márquez, com a participação de mais de 70 cartunistas de várias partes do mundo. A mostra, no saguão da Biblioteca Latino-Americana do Memorial, foi inaugurada em 16 de maio, um mês depois da morte do Nobel de Literatura de 1972, e ficará em cartaz até 21 de junho.

Esta é a primeira homenagem de cunho internacional prestada em São Paulo ao escritor colombiano, que por várias ocasiões colaborou com textos e artigos para a Revista Nossa América, publicação do Memorial da América Latina. A ideia do título foi inspirada em Maurício Babilônia, personagem do livro Cem Anos de Solidão, o mais conhecido de Garcia Márquez. “Ele vivia sempre envolto em uma nuvem de borboletas amarelas”, lembra José Alberto Lovetro, o JAL, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador da mostra, em parceria com o espanhol Francisco Punal.

Local: Memorial da América Latina - Biblioteca
Dias e horários: de 16/05 a 21/062014, de seg. a sex., 10h às 17h, sáb. 10 às 17h
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - São Paulo/SP (próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada gratuita

Fonte: Memorial da América Latina

Feira de troca de brinquedos no Sesc Itaquera



Neste domingo (25), às 13h, acontece a Feira de troca de brinquedos no Sesc Itaquera, no Quiosque da Praça de Eventos.

As feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre as crianças, de forma divertida. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra. 

O Sesc Itaquera fica na avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera, São Paulo/SP. Telefone:(11) 2523-9200


Projeto Esqueça um Livro na Praça Roosevelt


A praça Roosevelt, no centro da capital, recebe no próximo sábado, 24, mais uma ação do projeto Esqueça um Livro. Criado pelo jornalista Felipe Brandão, a iniciativa estimula a circulação de obras em espaços públicos e incentiva o hábito de leitura.

A partir das 14h, Brandão deixará na praça livros doados por editoras para que sejam encontrados por novos leitores. O público também é convidado a levar edições já lidas ou novas para “esquecer” durante a ação. Na página do evento no Facebook é possível interagir com outros entusiastas do projeto.

Neste ano, com o apoio do Catraca Livre, o Esqueça um Livro já realizou ações na avenida Paulista e Minhocão – totalizando mais de 1500 livros doados. O tumblr oficial reúne todas as informações sobre como participar do projeto, dentro e fora de São Paulo.

Fonte: Catraca Livre

4ª Feira do Livro em Osasco


A Prefeitura de Osasco em parceria com a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), está realizando a 4ª Feira do Livro de Osasco, que começou no dia 19/05 e vai até 03/06. O evento acontece no Parque Chico Mendes.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao livro e a leitura, a Feira do Livro de Osasco é também um evento voltado para o fortalecimento da rede pública de educação da cidade. 

A feira contará com a participação de 50 editoras, que disponibilizarão cerca de 7 mil títulos com descontos, além da extensa programação como espetáculo de circo, contação de história, teatro infantil, música, e, com destaque as palestras e shows dos finais de semana. 


Local: Parque Municipal Chico Mendes
Endereço: Rua Lazaro Suave, 15 – Jardim Bussocaba - Osasco/SP
Dias e horários: 19/05 a 03/06/2014, das 8h às 20h
Entrada Gratuita

Fonte: LIBRE