sexta-feira, 6 de junho de 2014

Futebol Voador no Memorial e outras dicas culturais

 Da Equipe do Blog

Futebol Voador nos céus do Memorial


Foto: Memorial
A Fundação Memorial da América Latina apresenta o surpreendente  “Futebol Voador”, espetáculo que une circo, teatro, dança vertical, esportes e mostra através de aparelhos aéreos montados num balão de gás hélio artistas/jogadores superando os limites da gravidade para contar a história da chegada do futebol no Brasil. No sábado, 7 de junho, às 15h, na Praça Cívica do Memorial, aquela da “Mão”,  com entrada franca.

O Memorial fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SP, próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Telefone: (11) 3823-4600.

Fonte: Memorial da América Latina

Arraial no Museu da Casa Brasileira


Foto: MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB) promove, neste final de semana, a partir das 11 horas, a 2ª edição do Arraial no Museu. A festa junina une arte, brincadeiras e comidas típicas, no jardim do museu. Amanhã, a banda infantil Trupe Trupé, o acordeonista Toninho Ferraguti e o sanfoneiro e cantor Chambinho do Acordeon, protagonista do filme Gonzaga: De pai pra filho, comandam a programação musical. A entrada é gratuita.

No domingo, a Companhia Cabelo de Maria apresenta o espetáculo infantil São João do Carneirinho, e a Trupe Trupé volta a se apresentar. Com muita animação e forró pé de serra, o badalado Trio Virgulino e Neymar Dias, com sua viola caipira, completam a programação de shows do arraial. Há atividades gratuitas – touro mecânico, gincanas e distribuição de doces com estouro de pinhatas recheadas, além de oficinas culturais e dança de quadrilha. Tombalata, boca do palhaço, arremesso de argolas, chute a gol e cadeia são algumas das brincadeiras com custo médio de R$ 4. A renda obtida será revertida para a Liga Solidária, organização social sem fins lucrativos que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania, apoiadora do evento. Os participantes da festa poderão conferir as exposições do museu.


O MCB fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo/SP. Telefone: (11) 3032-3727

Fonte: Diário Oficial do Estado e MCB

Exposição "Futebol e Arte" no Museu Casa de Portinari

Foto: Museu
Considerando que uma das obras mais emblemáticas de Cândido Portinari é justamente o Futebol, o Museu Casa de Portinari propõe a exposição temporária Futebol e Arte, que começa no dia 12/06. A mostra reforça a ligação de Portinari com a cidade de Brodowski, ressignificando a obra por meio de uma releitura para os dias atuais, numa dinâmica de observação, interação e reflexão.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 9h às 18h.

O Museu está localizado na Praça Candido Portinari, s/nº em  Brodowski/SP. Telefone: (16) 3664-4284.

Fonte: Diário Oficial do Estado e Museu

Show de Jane Duboc em São José dos Campos

Foto: FCCR
A cantora Jane Duboc vai trazer um pouco de Minas Gerais para São José dos Campos com o espetáculo “Minas em Mim”, que será neste sábado (07), às 15h, no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100, Santana), com entrada franca.

A atração faz parte da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e que tem entre os parceiros a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Outra opção para este fim de semana que une conscientização com o lazer é o espetáculo “Que Bicho é Esse?”, que será apresentado neste sábado (7), às 10h, no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100) e neste domingo (08), às 10h, na Biblioteca Solidária, em São Francisco Xavier.

No show, Cagério de Souza (voz e violão) acompanhado por Ari Pereira (voz, rabeca e viola caipira) e Moringa Junior (percussão) apresentam o mundo animal às crianças, por meio de 14 músicas com variados ritmos e instrumentos. 

Cagério trabalha o tema com as crianças de forma lúdica e interativa, convidando pais e filhos a brincarem e cantarem juntos, mostrando o universo de diversos animais, seu habitat, e valorizando o cuidado e carinho que se deve ter com eles. 

Também está programado um passeio fotográfico para a cachoeira Pedro Davi, em São Francisco Xavier. A saída neste sábado (7), às 9h, da Casa de Cultura Júlio Neme (Pça. Cônego Manzi, s/nº).

Fonte: FCCR

Encontro musical "Arreuní" em Campinas


Déa Trancoso
Foto: Marcelo Oliveira
Consolidando-se como evento musical de destaque no cenário de cultura da cidade de Campinas, o “Arreuní” chega ao quarto encontro da temporada 2014.


No palco, o espetáculo mantém a fórmula que vem dando mais do que certo: três convidados especiais vindos de diferentes regiões do país e que trazem na bagagem uma valiosa trajetória artística. Na apresentação conjunta há um entrelace de cantorias que é comandado por João Arruda, curador e idealizador do projeto.

Para o próximo encontro, o “Arreuní” terá a presença de Consuelo de Paula (cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical), Déa Trancoso (cantora, compositora e produtora cultural) e Stênio Mendes (instrumentista).

O show acontecerá no dia 08/06/2014, às 19h, no Centro Cultural Casarão do Barão - Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n.º - Terras do Barão - Barão Geraldo - Campinas/SP.

Para incentivar e ampliar o acesso da população às artes, os shows do “Arreuní”’ têm entrada franca. Este ano projeto está sendo realizado com o Apoio do PROAC (Programa de ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de Campinas