segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Rematrícula escolar e seus direitos

A partir de outubro, muitas escolas começam os períodos de renovação ou reserva de matrículas, o que sempre causa apreensão aos pais e alunos. Confira algumas orientações do Procon-SP para evitar aborrecimentos:

A escola deve divulgar a proposta de contrato, o valor da anuidade e o número de vagas por sala até 45 dias antes da data final da matrícula.  Para aplicar o reajuste, escola poderá acrescentar uma correção percentual que deverá ser proporcional ao aumento de despesas com funcionários, administrativas e pedagógicas. Em caso de dúvidas, solicite apresentação de uma planilha para comprovar tais gastos.

Atenção! Valores referentes a reformas e ampliação do número de vagas em salas de aula para novos alunos não podem ser repassados aos consumidores. 

O valor final da anuidade deverá constar no contrato e terá validade de 12 meses, ou seja, antes desse prazo não pode haver nenhum reajuste. Qualquer cláusula contratual que indique revisão ou reajuste antes de um ano é nula, ou seja, não possui validade ou efeito legal. Isso se aplica também aos cursos organizados por semestre. 

Taxa de reserva

Normalmente é cobrada uma taxa para a reserva de vaga, por isso é necessário ficar atento ao prazo estabelecido pela instituição para sua desistência, com devolução de eventuais valores pagos.

É importante lembrar que o valor pago pela reserva de vaga deve ser descontado do total da anuidade ou semestralidade.

Desistência

O aluno ou responsável tem direito à devolução integral do valor pago pela matrícula se desistir do curso antes do início das aulas. 

Veja mais orientações sobre o tema na cartilha "Matrículas Abertas" publicada no site do Procon-SP.

2 comentários:

  1. Boa tarde. A escola pode fazer dois boletos um para mensalidade e outro p material didático? Para assim evitar q os pais atrasem o pagamento da mensalidade e do material? E se eu atrasar o boleto do material eles podem se negar a entregar o material ao meu filho?

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    Respostas
    1. Boa tarde!

      Os boletos devem ser separado, se for apenas um, as cobranças devem ser distintas.

      Se houver atraso no pagamento do material, a escola não será obrigada a realizar sua entrega.

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