segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Antecipação do FGTS: a pressa pode ser inimiga do bolso

Com o anúncio, por parte do Governo Federal, da liberação do saque de valores retidos em contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), muitos consumidores esperam contar com esse dinheiro extra para pagar algumas contas ou usá-lo para outra finalidades; alguns bancos perceberam essa oportunidade e passaram a oferecer a antecipação destes valores. Mas será que vale a pena realizar esta operação, que na verdade trata-se de uma contatação de empréstimo? Confira algumas dicas do Procon-SP:

- É importante que o consumidor tenha em mente que a oferta de antecipação do valor do FGTS imposto de renda é uma modalidade de empréstimo - algo semelhante com o que ocorre com as antecipações da restituição do Imposto de renda e do 13º salário. Ou seja, o consumidor terá de arcar com juros e outros custos.

- Considerando que o calendário de saques e as regras para sacar o saldo das contas inativas já foram divulgados, o consumidor que contratar este tipo de empréstimo corre o risco de fazê-lo sem necessidade. O Governo Federal informou, ainda, que correntistas da Caixa Econômica Federal terão os valores creditados na conta. 

- Eventual antecipação só poderá ser vantajosa para quem tem dívidas com juros altos (cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo), isso dependendo da data de liberação do saque e da taxa que será cobrada pelo banco para essa linha de crédito.

Quem tem direito

Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 são os que tem direito ao saque das contas inativas de FGTS.

Para consultar o seu saldo, acesse o site da Caixa Econômica Federal utilizando o número do PIS.

Lembre-se: o FGTS é um benefício do cidadão, ele deverá ser usado preferencialmente para compra ou reforma de imóveis, ou em casos emergenciais de saúde. O consumidor deve evitar o uso para compras, viagens de lazer ou gastos desnecessários, pois futuramente este valor poderá fazer falta em questões essenciais.

Calendário para as retiradas



Fonte: Caixa Econômica Federal
Imagem: G1