segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cinco informações que você precisa saber sobre programas de fidelidade

Programas de pontos e milhagens prometem descontos e outras vantagens em troca de sua fidelidade, seja na utilização do cartão de crédito; no pagamento em dia de serviços de telecomunicações; no comércio eletrônico; na compra de passagens aéreas, etc.. Porém, nem sempre a empresa responsável pelo programa é tão fiel a assim. Por isso, listamos cinco informações sobre o tema que você precisa ficar atento:


1. O regulamento deve ser redigido de forma clara e objetiva, e disponibilizado para leitura antes da adesão ao programa, e também para consulta posterior.

2. Qualquer alteração nas regras do programa, inclusive sobre acúmulo e resgate de pontos, deve ser informada previamente. Caso o consumidor não concorde com a mudança, ele pode cancelar o contrato, mas a pontuação acumulada até a data do cancelamento será a mantida.

3. Com o pagamento da fatura do cartão de crédito a pontuação já é sua. A transferência dos pontos para compra de passagem aérea ou aquisição de produtos pode ser feita mesmo depois do cancelamento do cartão.

4. Tendo ocorrido o resgate fraudulento ou extravio dos pontos acumulados, a empresa gestora do programa responde pela falta de segurança e deve restituir a pontuação.

5. Acompanhe sua pontuação periodicamente, fique atento aos prazos de validade dos créditos e guarde todos os documentos (pode ser de forma digital) - último extrato, regulamento, publicidade, ofertas, extrato do cartão de crédito ou da conta de telefone (se for vinculado). Isso pode ser importante, caso tenha algum problema.


25 comentários:

  1. Boa noite uma pergunta a assistência técnica ao formatar o aparelho quais são as devidas perguntas que a assistência técnica deve fazer para o cliente ?

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  2. Boa noite uma pergunta a assistência técnica ao formatar o aparelho quais são as devidas perguntas que a assistência técnica deve fazer para o cliente ?

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    1. Bom dia Ana Beatriz, antes de efetuar o conserto do produto, a assistência técnica deve fornecer um orçamento discriminando o serviço a ser executado e as peças a serem trocadas. O conserto só poderá ser efetuado após a aprovação do consumidor.

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  3. Olá comprei um projetor epson do mesmo veio sem o certificado de garantia dentro da caixa, se der problema no produto posso levar só a nota fiscal da loja onde comprei?

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    1. Boa tarde, Fábio.

      Se o produto possuir garantia contratual (concedida pelo fornecedor), o correto é que o produto seja entregue com o certificado. É recomendável que você entre em contato com o fabricante para exigir o documento.

      Mas, você poderá usar a nota fiscal em caso de problema.

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  4. Olá, comprei meu celular à vista. Após um tempo antes da garantia acabar ele apresentou defeito entrei em contato com a Sony abri uma solicitação de reparo e encaminhei o aparelho, o mesmo retornou e não apresentou mais o defeito que motivou meu contato porém no mesmo dia ao analisar o aparelho constatei que o mesmo estava com algumas avarias ociosiodade pela manutenção, uma vez que isso ocorreu teria o direito de receber o reembolso ?

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    1. Boa tarde!

      Na impossibilidade de reparo dos outros defeitos, você pode optar pela troca ou devolução do valor pago pelo produto.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

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    2. Na verdade ele não apresentou mais ld efeito que motivou meu contato porém ele retornou da assistência técnica com avarias ocasionadas pela manutenção realizada na assistência técnica entrei em contato novamente e tive que encaminhar o aparelho novamente isso me causou muitos transtornos por isso queria saber se tenho direito de receber a restituição?
      Obrigado

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    3. Boa tarde!

      Entendemos o seu questionamento e a resposta foi exatamente sobre ele. Se não houver possibilidade de reparação desses novos problemas, você pode optar pela troca ou devolução do valor pago pelo produto.

      O ideal, é que você encaminhe o caso ao site indicado para melhor análise e tentativa de intermediação.

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  5. Mandei meu celular para garantia samsung 3 vezes e ele voltou com o mesmo defeito, só que eu perdi as 2 primeiras ordens de serviço só estou com a última os, tem como recuperas as outras pra poder acionar o procon?

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    1. Boa tarde!

      Você pode solicitar ao fornecedor, mas não há necessidade de possuir as três, caso a última também não foi encerrada com a solução do problema.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

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  6. Eu comprei um aparelho celular vez um ano no mesmo mês qui vez um ano deu defeito é certo assistência cobrar pelo conserto

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    1. Boa tarde!

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar a questão para a devida orientação, e se for o caso, intermediar uma solução.

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  7. Olá ! Estou com uma geladeira Electrolux que quando comprei marcava o consumo de 71 kwl só que observei coloquei ela em um relógio sozinha e tive a prova que ela está faltando muito mais do que marcado no anúncio dela de compra o que devo fazer? Pois minha conta de energia está vindo muito alta.

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    1. Boa tarde, Patrícia.

      Entre em contato com o fabricante. Por ser um produto essencial, uma solução deve ser oferecida de imediato.

      Persistindo o problema, procure o Procon de sua cidade.

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  8. Boa noite, enviei meu aparelho para assistência dentro do tempo de garantia legal por um problema na tela. O problema foi resolvido. Depois de 2 meses e pouco tive um outro problema com o celular(microfone) o celular foi novamente enviado a assistência (sob garantia de 90 dias após o primeiro conserto), no entanto o aparelho quando retornou não estava consertado, apresentava ainda o mesmo defeito. Novamente foi solicitado que eu enviasse o aparelho. Ele foi enviado e quando retornou novamente ainda apresentava o mesmo defeito. Quando liguei para a o atendimento da empresa , esta me disse que a garantia havia acabado, e só consertariam o aparelho mediante orçamento. Eles podem fazer isso sendo que quando dentro da garantia o problema não foi resolvido. nas duas vezes que fora enviado?

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    1. Boa tarde, Angélica.

      De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reparar o produto é de até 30 dias. Se ele apresentar o mesmo defeito ou não for reparado dentro do prazo legal, o consumidor pode optar pela troca ou devolução do valor pago.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar a questão para a devida orientação, e se for o caso, intermediar uma solução.

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  9. Boa Tarde!!
    Comprei um celular Motorola na FAST e tbem adquiri a garantia estendida da Assutant.
    Estou enviado meu celular para a garantia estendida pela terceira vez pelo mesmo motivo, de não conseguir ligar.
    Gostaria de saber se tenho direito de solicitar outro
    Grata

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    1. Boa tarde, Roseli.

      Você terá direito a receber a indenização prevista em contrato.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar a questão para a devida orientação, e se for o caso, intermediar uma solução.

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  10. Olá !Boa noite meu caso é complicado eu comprei um aparelho e de garantia de 30 dias uso o aparelho umas 2 semanas ele deu defeito levei na garantia no técnico ele tento arrumar e não deu conta levo meu aparelho para SP para ver oq aconteceu fico mais de trinta dias em SP enfim me enrolaram o cara falo que fico pronto e tal tudo OK fiquei 3meses sem o celular quando fui pegar ele nem parecia meu celular que tinha comprado era outro celular eo cara teve a coragem de mim entrega a tela tava trincada o celular tava todo descascado não liga o aparelho tá com defeito pra começar o celular que entreguei ele é novinho que comprei nesse caso oq devo fazer falei com ele que quero outro celular mais nesse caso oq devo fazer ??

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    1. Boa tarde, Pedro.

      O fato de o produto não ter sido reparado no prazo legal de 30 dias, você pode optar pela troca ou devolução do valor pago.

      Caso resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento irá analisar a questão para a devida orientação, e se for o caso, intermediar uma solução.

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  11. Boa tarde levei meu celular pra assistência técnica e autorizei o reparo e assinei uma ordem de serviço onde está escrito que se eu não buscar meu aparelho no prazo de 90 dias o aparelho fica como propriedade da loja e que eles podem fazer o que quiser com ele, já tem quase 12meses que deixei o aparelho lá, tenho algum direito ou por ter assinado e estar ciente dos 90 dias não tenho direito nenhum?

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  12. Boa tarde, Cielly.

    Essa cláusula é abusiva, portanto não possui validade legal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

    O fornecedor só poderá se desfazer do produto com autorização do consumidor, ou através de ação judicial.

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