Orientações ao consumidor na compra de pães em
padarias
O nosso pãozinho
francês de cada dia é unanimidade nacional, tradição na mesa do café da manhã e
consumido diariamente por milhares de brasileiros e brasileiras, e assim como ele,
que é o protagonista, outros alimentos preparados nas padarias também são muito
populares e amplamente adquiridos pela população, como é o caso dos bolos,
tortas, pães de queijo, e até mesmo dos cafés, chocolates, chás e cappuccinos
que acompanham essas iguarias irresistíveis em qualquer momento do dia.
Por ser um alimento tão significativo na nossa cultura e tão presente na mesa das famílias, é fundamental que as boas práticas de segurança e higiene sejam adotadas na preparação e comercialização desses produtos, garantindo o bem-estar das pessoas e assegurando os direitos dos consumidores. Ao fazer compras nas padarias é importante tomar alguns cuidados para se assegurar de que está levando para a sua mesa produtos de qualidade e com segurança.
Fique atento à limpeza do ambiente
Ao escolher seus pães, observe se as instalações da padaria estão limpas, verifique se as pessoas que manipulam os alimentos utilizam uniformes apropriados e toucas ou redes nos cabelos, esses equipamentos são importantes para evitar que haja contaminação ou que fios possam cair sobre os alimentos. A vigilância sanitária recomenda que os uniformes devem ser bem conservados e limpos, cobrindo totalmente roupas de uso pessoal, além disso devem ser trocados diariamente e utilizados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento, observe também que no local onde são manipulados os alimentos, os trabalhadores não devem manusear dinheiro, telefone celular ou levar a mão à boca, nariz ou orelhas.
Verifique se o
local onde os frios são fatiados está limpo, e no caso de consumir refeições
preparadas na hora, como pão na chapa e café com leite, observe se a cafeteira
está higienizada, se a cozinha é frequentemente limpa e organizada durante o
preparo dos alimentos e se os funcionários seguem boas práticas de higiene no
local, como não manipular dinheiro durante o preparo das refeições, não tossir
ou espirrar sobre os alimentos e lavar as mãos constantemente e de forma
adequada.
Confira o modo de exposição e os locais de armazenamento dos produtos
Os pães devem estar armazenados em recipientes protegidos de agentes externos,
como poeira e insetos. Evite consumir alimentos que estejam acondicionados em
cestos abertos e sem cobertura, pois pode haver maior risco de contaminação e
consequente risco à saúde do consumidor. Atenção redobrada também com
recipientes que contenham produtos que podem ser manipulados diretamente pelos
consumidores, pois o risco de contaminação aumenta em virtude do manuseio dos
gêneros alimentícios por um maior número de pessoas.
Observe
as informações do rótulo
Segundo Resolução Nº 727/2022 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância
Sanitária, a rotulagem de alimentos produzidos e comercializados no próprio
serviço de alimentação deve apresentar a declaração das seguintes informações:
•
Denominação de venda
•
Lista de ingredientes
•
Advertências relacionadas ao uso de aditivos alimentares
•
Rotulagem nutricional – não é obrigatória no caso de alimentos
preparados ou fracionados e comercializados no próprio estabelecimento
•
Conteúdo líquido
•
Identificação da origem
•
Identificação do lote
•
Prazo de validade- exceto para produtos de panificação e
confeitaria que, pela sua natureza, sejam consumidos dentro de 24 horas
seguintes à sua fabricação,
•
Instruções de conservação, preparo e uso do alimento, quando
necessário
Pão
francês deve ser vendido por peso e não por unidade
No Brasil, o pão francês só pode ser comercializado por peso, e não por unidade
(Portaria Inmetro nº 181/2021). Essa medida tem como objetivo uniformizar a
venda do pão francês, configurando mais transparência na venda desse gênero
alimentício. Você pode conhecer mais sobre as normas para venda de pão francês
no artigo que preparamos especialmente sobre este tema clicando aqui.
Clareza
no preço
De
acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços devem estar afixados de
forma clara e ostensiva, para que não restem dúvidas sobre os valores dos
alimentos na padaria. No caso de haver diferença de preço entre a gôndola e o
caixa, o consumidor tem o direito de pagar o menor dos dois valores. Caso tenha
dificuldades em solucionar o impasse diretamente com o estabelecimento, você
pode abrir uma reclamação no Procon.
Ao seguir essas
medidas você poderá desfrutar de todas as delícias da padaria, sem abrir mão da
qualidade e segurança, resguardando seus direitos como consumidor. Caso tenha
qualquer dúvida ou haja a necessidade de registrar uma reclamação ou fazer uma
denúncia, procure o Procon mais próximo de sua residência ou acesse nosso site:
procon.sp.gov.br.
No caso de constatar irregularidades envolvendo a higiene ou o manuseio dos produtos, situações que podem colocar em risco a saúde pública, acione a vigilância sanitária do seu município.
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