Atividades

O Procon-SP realiza diversas atividades voltadas à educação para o consumo. Confira:

Palestras Gratuitas para Consumidores

São realizadas tanto no auditório da Fundação Procon-SP como em outros locais - necessita realizar agendamento pelo email edu.consumo@procon.sp.gov.br. Atualmente, são oferecidas palestras sobre os "Direitos Básicos do Consumidor" e "Orientação Financeira".

Também é ministrada a palestra "Dívidas e Dúvidas" que é coordenada pelo PAS - Programa de Apoio ao Superendividado do Procon-SP. Conheça aqui mais sobre este programa. 

Oficina do Idoso

A Oficina Consumo e o Idoso consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público às práticas de mercado que tem o idoso como alvo principal (crédito consignado, por exemplo). 

Além disso, aborda noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas, tais como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet e telefone); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; endividamento; transporte e outros assuntos.

Cursos e Palestras para Fornecedores

Tão importante quanto o consumidor saber quais são seus direitos e deveres, é o fornecedor conhecer as leis que defendem os consumidores, para cumpri-las e evitar conflitos. 


Nestas atividades são apresentadas elementos presentes no Código de Defesa do Consumidor, ilustrados com exemplos dos problemas mais frequentes atendidos pelo Procon-SP.

Os cursos e palestras para as empresas são oferecidos tanto no auditório do Procon-SP, na Barra Funda, quanto nos locais indicados pelas empresas.

Esse serviço, no entanto, é cobrado. Quem tiver interesse deve solicitar um orçamento no email edu.consumo@procon.sp.gov.br

Atendimento e Palestras para Estudantes
 
O Procon-SP oferece atendimento a estudantes visando auxiliar o desenvolvimento de trabalhos escolares que tenham como eixo principal os direitos do consumidor.

Aos estudantes interessados é obrigatório o agendamento prévio da visita pelo e-mail no email edu.consumo@procon.sp.gov.br


São oferecidas também, as palestras gratuitas "Direitos Básicos do Consumidor" e "Orientação Financeira".

É necessário que o estudante comprove o vínculo com a instituição de ensino através de cópia da carteira estudantil ou cópia de boleto bancário de pagamento ou outro tipo de declaração que o estabelecimento de ensino forneça.



Teatro de Fantoches e Biblioteca  Animada


A Biblioteca Animada é um espaço itinerante em que crianças e adultos têm acesso a livros e a outros materiais educativos sobre direito do consumidor, consumo consciente e cidadania.




O Teatro de Fantoches é apresentado neste espaço e suas peças tratam temas como consumo consciente, publicidade, alimentação saudável, entre outros.


Projeto Saber Consumir


O projeto foi especialmente desenvolvido para possibilitar aos educadores trabalharem o tema consumo com alunos, família e comunidade, dentro ou fora de sala de aula. 

De 2012 até 2016 o projeto foi disponibilizado para as escolas públicas estaduais e municipais do Estado de São Paulo, gratuitamente. Ultrapassada essa fase inicial de implantação na rede pública do Estado, passa a ser oferecida a mesma oportunidade às escolas privadas e a outras instituições interessadas em trabalhar o tema consumo junto ao seu público

O material é composto por um DVD com 10 vídeos sobre os mais diversos temas de consumo, como vida financeira, alimentos, saúde e segurança e produtos e serviços, bem como por três livros: Manual do Multiplicador, Caderno de Atividades e um Código de Defesa do Consumidor para Educadores.

Os educadores interessados em receber o Projeto podem realizar contato pelo e-mail cursos-procon@procon.sp.gov.br


Pesquisas


O Procon-SP desenvolve diversas pesquisas com o objetivo de demonstrar aos consumidores a importância de buscar informações e fazer comparações antes de optar pela compra de um produto ou contratação de um serviço. Também orientam os consumidores sobre os seus direitos perante problemas do mercado de consumo.