segunda-feira, 1 de julho de 2024

Projeto Inverno – Turismo

 

No inverno é comum a procura por roteiros de viagens para cidades serranas ou do interior. Visando oferecer informações e orientações para o consumidor planejar seu passeio, analisamos as atrações turísticas de 19 destinos, próximos à capital paulista. Passeios que podem ser realizados em um final de semana ou, até mesmo, em um dia (“bate-e-volta”).

Veja Tabela Principais Atrações e Atividades (clique aqui)

Veja Principais Produtos e Passeios (clique aqui)

VEJA TABELA EVENTOS EM DESTAQUE NO INVERNO (clique aqui)

Principais Eventos, Produtos e Passeios (clique aqui)


As cidades selecionadas estão entre 60 e 250km da capital. São elas:

MUNICÍPIO

DISTÂNCIA

Águas de Lindóia

200 km

Águas de São Pedro

180 km

Atibaia

65 km

Boituva

110 km

Brotas

250 km

Campos do Jordão

170 km

Cunha

230 km

Embu das Artes

30 km


Guararema

80 km

Holambra

130 km

Itu

95 km

Paranapiacaba (Vila de Santo André)

48 km

Ribeirão Pires

50 km

Santo Antônio do Pinhal

145 km

São Bento do Sapucaí

185 km

São Luiz do Paraitinga

160 km

São Roque

70 km

Serra Negra

150 km

Socorro

135 km

Existem diversos tipos de turismo, que são classificados ou nomeados de acordo com as preferências ou necessidades dos turistas. Ao identificar qual tipo é mais adequado ao seu perfil ou ao de sua família, o consumidor pode garantir melhor aproveitamento do passeio.

No destino escolhido, o consumidor pode verificar se há um serviço de informações ao turista. Se houver, ele pode obter um mapa das atrações da cidade, se disponível, ou contratar um guia de turismo para acompanhá-lo.

É sempre recomendável, antes de usufruir do passeio, visitar um local ou participar de uma atividade, se informar:

  • se o local a ser visitado é público ou privado;

  • se há cobrança de ingresso, estacionamento e outros serviços;

  • quais as formas de pagamento aceitas;

  • se há restrição de faixa etária para ingressar no local, realizar o passeio, a visitação ou a atividade;

  • quais os dias, horários de funcionamento, regras para frequentar o local;

  • qual a duração/tempo da atividade, passeio, visitação;

  • quais as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

  • se aceitam a presença de animais de estimação, ou seja, se são pet friendly;

  • se há e quais serviços são oferecidos para o caso de alguma ocorrência, como acidentes, quedas etc.

Saiba que qualquer cobrança de tarifa ou taxa deve ser prévia e claramente informada, bem como eventuais descontos para crianças, idosos e outros públicos específicos, e as condições para a concessão desse benefício.

Isso também se aplica a regulamentos, regras de uso, e medidas de segurança e outras informações relevantes para acessar o local.

Conheça abaixo alguns tipos de turismo e exemplos de atividades encontradas nas cidades selecionadas. Ao final, confira no quadro geral as principais atividades que cada cidade oferece.

Turismo Rural

O turismo rural proporciona atividades que fogem do contexto urbano e onde é possível conhecer melhor o campo. Em geral são propriedades que se abrem ao público, permitindo uma maior proximidade com a natureza e com os moradores locais e sua cultura. Pode incluir atividades de visitação a plantações e instalações de uma produção local, com a possibilidade de degustação e compra de produtos.

Exemplos: visitas a apiários, alambiques, engenhos, cafezais, olivais, vinícolas, viveiros, lavandários ou cultivo de outras flores, plantas, ervas aromáticas, cachoeiras, trilhas ecológicas, produção de morangos e derivados, cogumelos, pimentas, queijos, chocolates, produção de cerâmica e artesanatos, atividades de pesca, passeios a cavalo, de charrete e outros.

Dicas: Na degustação ou compra de produtos locais, verifique se há cobrança para degustar e escolha o produto com cuidado, tirando todas as dúvidas, verificando datas de fabricação e validade. Evite compras em excesso, para não haver desperdício.

Turismo Esportivo e Turismo de Aventura

O turismo esportivo oferece oportunidades para profissionais e amadores do esporte praticarem atividades físicas em locais ou de maneiras diferentes.

Já o turismo de aventura, também propõe a prática de alguns esportes, no entanto, as atividades oferecidas têm um caráter mais recreativo, com foco principal em experiências que desafiam os praticantes a superarem seus limites.

Exemplos: arco e flecha, arvorismo, bike aérea, boia cross, caiaque, ciclismo, escalada, escalada indoor, kartódromo, motociclismo, mountain bike, paint ball, pesca esportiva, pista de ski, skate, quadras de esporte, parapente (ou paraglider), paraquedismo, quadriciclo, rafting, rapel, slackiline, satand up paddle, trail running (corrida em trilha), trekking (caminhada), tirolesa, voo livre, mega balanço, UTV (utility task vehicle).

Dicas: É fundamental verificar se há restrições quanto às condições de saúde dos visitantes e para o aluguel de equipamentos, levar roupas e calçados adequados e respeitar as regras de cada local para garantir a segurança pessoal e preservação do meio ambiente.

Turismo Ecológico ou Ecoturismo e Turismo de Contemplação

Para os que amam a natureza e querem conhecer a fauna e flora local, e aproveitar passeios ao ar livre. Pode ou não incluir alguma atividade específica para uma experiência especial contemplativa.

Exemplos: visitas a cachoeiras, horto florestal, parques públicos, parques ecológicos, cavernas, mirantes, museus, observatórios espaciais, orquidários, passeios de balão, bondinho, a cavalo, de bicicleta, de charrete, de Jeep, de trem ou trenzinho turístico, de teleférico, práticas de voo livre.

Dicas: Informe-se sobre o melhor vestuário a ser utilizado para prevenção de acidentes, picadas de cobra, mosquitos ou similares. Leve protetor solar, repelente, garrafinha de água e verifique se há local para alimentação.

Turismo de Saúde

Há busca por estâncias hidrominerais, nas regiões pesquisadas, que oferecem águas com propriedades terapêuticas cientificamente reconhecidas.

Exemplos: balneários públicos com águas terapêuticas, onde há serviços de banhos de imersão, inalação, massagens, piscinas naturais, entre outros, e fontes de água mineral ou terapêutica.

Dicas: Nos balneários, confirme sempre os horários de funcionamento e verifique se há necessidade de agendamento prévio, os trajes adequados, quais serviços são oferecidos e o preço de cada um. Nas fontes, observe ou busque informações sobre as propriedades das águas.

Turismo Cultural e de Artes e Artesanato

Turismo com foco principal em conhecer a história e cultura do lugar e os diversos saberes que a população local preserva e partilha com os visitantes. Pode envolver a oferta de produtos artísticos e artesanais, produzidos ou não pela comunidade local.

Exemplos: visitas a centros culturais, centros históricos, cinemas, estações de trem históricas, exposições, igrejas, mosteiros, memoriais, museus, observatórios e planetários, zoológicos, mercados municipais, antiquários, feiras de artesanato, galerias de arte, ateliês de cerâmica, tour pela cidade, passeios guiados em áreas rurais, fábricas (cristais, brinquedos etc.).

Dicas: Sobre a compra de produtos artesanais escolha com cuidado, em caso de alimentos verifique a data de fabricação e validade, informe-se sobre algum contato para o caso de ser necessária a troca.

Turismo para o público infantil e adolescentes

Não é uma categoria específica de turismo, mas refere-se a atividades que são direcionadas ao lazer de crianças e adolescentes.

Exemplos: fazendinhas, pistas de gelo, de ski, de skate, minigolfe, mini horto, parquinho infantil (playground), parque aquático, parque ecológico, passeios a cavalo, de bicicleta, de charrete, de Jeep, de trenzinho, mini-buggy, pedalinhos, quadras de esporte, tobogãs, zoológicos.

Dicas: Para cada atividade, observe e respeite a indicação de faixa etária, regras de segurança e uso de equipamentos.

São direitos básicos dos consumidores

  • serem prévia e claramente informados sobre:

    • a cobrança e respectivo preço de qualquer atividade;

    • tempo de duração do evento;

    • regras para visitação;

    • medidas de segurança;

    • eventuais riscos da atividade à saúde e segurança;

    • acesso a equipamentos de segurança (independente de ser paga ou gratuita a atração)

    • se há vestuário, roupas e acessórios adequados para frequentar o local;

    • se há sanitários e locais para refeição;

    • valores dos produtos e serviços oferecidos;

    • propriedades dos produtos alimentícios ou terapêuticos;

  • serem ressarcidos em caso de danos sofridos pela falta de informação ou má prestação dos serviços.


Veja Tabela Principais Atrações e Atividades (clique aqui)

 Veja Principais Produtos e Passeios (clique aqui)

VEJA TABELA EVENTOS EM DESTAQUE NO INVERNO (clique aqui)

Principais Eventos, Produtos e Passeios (clique aqui)