Dicas e orientações básicas para uma boa escolha e estadia
ANTES DE RESERVAR
Verifique a localização da hospedagem: proximidade de transportes, restaurantes, atrações turísticas e outras comodidades.
Informe-se sobre a infraestrutura do local, desde itens básicos como wi-fi e estacionamento até equipamentos de lazer e outros, e, ainda, se há refeições inclusas no preço da diária.
Quanto ao preço, pesquise e compare entre estabelecimentos semelhantes, custo e benefício. Desconfie de preços baixos, pois podem resultar em surpresas desagradáveis. Nesse caso pesquise um pouco mais sobre o local.
Certifique-se dos horários de entrada (check-in) e saída (check-out) da hospedagem e o tempo de tolerância para a saída, para evitar a cobrança de diária adicional por atraso.
Para não ter surpresa, verifique no estabelecimento se há limite de horários em relação à chegada ou até mesmo retorno de algum passeio, durante a estadia.
Locais adequados para a guarda de documentos ou objetos de valor, como cofres, são importantes. Verifique se há e se o serviço é cobrado.
Caso necessite, informe-se se o local é acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e quais equipamentos estarão disponíveis.
Caso tenha interesse, verifique se o local aceita animais de estimação, quais são as regras ou restrições, e se é cobrada alguma diária para o pet.
Conheça e leia atentamente a política de cancelamento da reserva de hospedagem do estabelecimento.
Quando
houver, visite o site
do estabelecimento e busque essas informações. Na dúvida, entre em
contato e questione.
CONTRATANDO
Na contratação, solicite e guarde todos os comprovantes, anúncios publicitários, prints de site, mensagens etc. Tudo isso para conferir se o que foi prometido será entregue e, caso necessite, formalizar a reclamação.
Solicite informações por e-mail ou outra forma que possa registrar tudo que lhe for informado verbalmente.
Exija
e guarde comprovantes de pagamento.
DURANTE A HOSPEDAGEM
Conheça e respeite as regras de hospedagem do estabelecimento.
Os hóspedes são responsáveis pela conservação dos quartos e qualquer dano causado poderá ser cobrado.
Cuide e mantenha seus documentos, dinheiro e pertences pessoais, em segurança.
Registre
com fotos e outros meios, qualquer irregularidade encontrada. Exija o
cumprimento do que foi oferecido e caso não consiga atendimento,
junte provas e procure o Procon mais próximo.
SE A OPÇÃO FOR POR UMA LOCAÇÃO POR TEMPORADA
Leia com atenção o contrato de locação. Ele deve conter todos os detalhes do imóvel e condições do aluguel, descrição do estado de conservação de móveis e utensílios, além dos direitos e deveres de ambas as partes.
Verifique se é cobrada taxa para limpeza do imóvel.
Procure referências e se possível visite o local antes de alugar.
Cuidado
com falsos anúncios. Há notícias de golpistas que alugam imóveis
que não lhes pertencem. Atenção: ofertas muito vantajosas com
fotos e preços atraentes podem ser iscas para conseguir
interessados.
SAIBA QUE... pode haver a solicitação de depósito antecipado para confirmar uma reserva. O Código de Defesa do Consumidor garante que se a reserva for feita fora do estabelecimento (on-line, por exemplo) pode ser cancelada em até 7 dias, e qualquer valor pago deve ser devolvido. Após esse prazo não pode haver a retenção total do valor, mas o direito à devolução deve observar a lei e a política de cancelamento do hotel. |
Veja Tabela Principais Atrações e Atividades (clique aqui)
Veja Principais Produtos e Passeios (clique aqui)
VEJA TABELA EVENTOS EM DESTAQUE NO INVERNO (clique aqui)
Principais Eventos, Produtos e Passeios (clique aqui)