sexta-feira, 4 de julho de 2014

Arraiá Literário e outras dicas culturais

5º Arraiá Literário na Biblioteca Hans 



Revelando São Paulo - Vale do Paraíba

De 9 a 13 de julho acontece o Revelando São Paulo Vale do Paraíba, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, em São José dos Campos. Durante cinco dias, a cidade – considerada a Capital do Vale do Paraíba – recebe artesãos, culinaristas e grupos de manifestações culturais tradicionais de 113 municípios do Estado de São Paulo.

Congada, moçambique, folia de Reis, catira, jongo, São Gonçalo, modas de viola, carros de bois e tropeiros chegam ao Vale do Paraíba para a 13ª edição do maior Festival de Cultura Tradicional Paulista.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Abaçaí Cultura e Arte, o evento conta com espaços de culinária, artesanato, Rancho Tropeiro, além de muitas brincadeiras e a tradicional Corrida de Cavalhada.

A novidade deste ano é o arranchamento tropeiro, onde o público poderá vivenciar o dia a dia dos tropeiros dos municípios de São José dos Campos, Piquete, Monteiro Lobato e Caçapava, ao som da tradicional moda de viola. Acontecerá também, a tropeada - cavalgada relembrando o deslocamento dos tropeiros -, que chegará junto com os carreiros de Caçapava.

A diversidade gastronômica também encantará o público com delícias da culinária caipira, piraquara, caiçara e tropeira. Haverá 80 espaços dedicados à alimentação, possibilitando a degustação de uma boa Galinhada de São Longuinho, bolinhos caipiras, comida tradicional tropeira e a gastronomia vinda do litoral norte de São Paulo.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é gratuito e acontece ao longo dos cinco dias, sempre das 9h às 21h. Toda programação será transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.


Choro e Poesia no Centro Cultural da Juventude

Foto: CCJ
Neste domingo (06/07), às 11h, no Centro Cultural da Juventude, SILVA E SILVA fazem uma apresentação que sintetiza muitos anos de estudo, presença semanal em rodas de choro e a influência dos grandes mestres da música popular brasileira, como: Pixinguinha, Waldir Azevedo, Dominguinhos, Dino 7 Cordas, Raphael Rabello. Iniciaram a parceria em 2008, a partir das releituras dos clássicos do choro para, logo após, desenvolverem sua própria linguagem e abordagem do gênero. No repertório do dia, o duo mostras as músicas de Jorge Silva (cavaquinho) com os arranjos de Samuel Silva (violão 7 cordas).

Local: Área de Convivência. Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

O Centro Cultural da Juventude fica Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo/SP. Tel. (11) 3984-2466 

Fonte: CCJ