Imagem: Pixabay |
Comprar um eletrodoméstico novo requer pesquisa, não apenas de preços, mas também das funções do produto, afinal são diversas opções existentes no mercado, confira algumas orientações:
Ao escolher o aparelho, o consumidor deve observar as dimensões do eletrodoméstico (altura, largura, profundidade etc.) e sua voltagem. Essas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para a instalação e com a rede elétrica do local.
Verifique se as funções e qualidades oferecidas pelo fabricante atendem as suas expectativas e necessidades.
Dê preferência aos produtos que gastem menos energia. Confira a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que traz informações sobre o desempenho do produto, segundo a classificação que vai de "A" (mais eficiente) a "E" (menos eficiente), dependendo do produto.
Antes de fechar negócio, questione as formas de pagamentos. Se for parcelar, saiba que o fornecedor deve informar as taxas aplicadas e os valores à vista e a prazo.
Fique atento ao prazo e entrega, e saiba que você não é obrigado a adquirir garantia estendida. Se a loja condicionar a aquisição a algum desconto, denuncie ao Procon.
Guarde a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções. Você pode precisar deles em caso de problemas ou dúvidas sobre o funcionamento do produto.