segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Dicas para compra de enfeites natalinos

Imagem: Pixabay
Falta pouco  para chegada do Natal e o comércio já está aquecido dando ao consumidor diversas opções de presentes e enfeites. Pisca-pisca, presépio e outros itens são muito procurados e adquiridos na famosa correria de fim de ano. Confira as dicas do Procon-SP e Boas Festas!

- Verifique se a embalagem do produto contém  informações como: identificação do fabricante (ou do importador); quantidade de peças; orientações para manuseio e instalação (em linguagem clara e em português).

- No caso das lâmpadas ou “pisca-piscas”, solicite ao vendedor testar o produto. É importante observar se a voltagem do produto (110 ou 220V) é adequada à sua residência.

-  Evite produtos que possam se quebrar e colocar em risco a saúde e segurança de quem os manuseia. Ainda na loja, verifique se não existem itens quebrados, amassados ou com partes falhas.

-  Para evitar acidentes, não passe os fios do pisca-pisca por trás de cortinas ou debaixo de tapetes e não ligue esse tipo de produto junto com outros aparelhos na mesma tomada.

- O produto deve estar lacrado e ser comercializado em sua embalagem original.

- A troca de produtos sem defeito não é obrigatória. Por isso, confirme se existe a possibilidade da mercadoria ser trocada;

- Evite a compra no comércio informal, pois geralmente não há emissão de nota fiscal o que dificulta o exercício de seu direito de reclamar do produto em caso de defeito.