segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Black Friday: monitorar preços pode evitar fraude e maquiagem de ofertas

Bruno Dutra e Pollyanna Brêtas
Produtos com descontos de até 80% fizeram com que a Black Friday — uma cópia da tradicional promoção americana — se tornasse uma febre no comércio nacional desde 2010. A menos de um mês da próxima edição, que acontecerá no dia 24, especialistas recomendam que os consumidores redobrem os cuidados para, de fato, conseguirem boas ofertas. Para ajudá-los, o EXTRA levantou oito sites comparadores de preços para que os interessados comecem, desde já, a monitorar os custos dos produtos de seu interesse. A ideia é fugir da “Black Fraude”, ou seja, quando o valor anunciado no dia da promoção é maior do que o original.
As principais decepções da Black Friday são a falsa oferta ou a maquiagem de preços. Para fugir de armadilhas, basta que o consumidor escolha o produto desejado no comparador, e a ferramenta vai monitorá-lo diariamente.
— Essas ferramentas são importantes, pois, muitas lojas costumam elevar os preços semanas antes da Black Friday para, no dia da promoção, diminuir o custo ao patamar anterior. Isso não é desconto. É maquiagem de preços e fere os direitos do consumidor. Por isso, quem deseja realmente economizar, já deve começar a monitorar os valores cobrados para não cair em armadilhas — destacou Bruno Teleze Stroebel, supervisor de Fiscalização do Procon-SP.