sexta-feira, 22 de março de 2024

OVOS DE PÁSCOA 2024

OVOS DE PÁSCOA

Atenção na hora da compra



A Páscoa é uma das datas mais comemoradas do nosso calendário. O consumidor pode manter a tradição de presentear pessoas queridas com ovos de chocolate ou mesmo com outros produtos muito procurados nessa época (bombons de chocolate, colomba pascal), observando alguns cuidados na hora da compra.

LOCAL DA COMPRA


Escolha um estabelecimento limpo e sem odores fortes.

  • O local onde estão armazenados ou expostos os ovos deve estar sob temperatura adequada (cerca de 18° C). Ambientes muito quentes provocam o derretimento do produto. Temperaturas muito baixas fazem o chocolate endurecer e apresentar uma coloração esbranquiçada.

  • O armazenamento deve ser efetuado longe de produtos de limpeza e fontes de calor.

  • Não compre de ambulantes. As condições de armazenamento são inadequadas, o que pode colocar em risco a saúde do consumidor.


EMBALAGEM

As informações sobre o produto devem ser claras e precisas, com especificação correta da quantidade, composição, característica, qualidade, origem, bem como possíveis riscos à saúde do consumidor.

Além dessas informações, é preciso ficar atento às condições gerais da embalagem e observar se há sinais de violação do conteúdo, como furos ou partes amassadas. Encontrando algum desses sinais, não adquira o produto.

Atenção especial às informações a seguir!

Prazo de validade: nunca compre produtos vencidos. Se comprar ou ganhar mais produtos do que consegue consumir (ovos, bombons, colomba pascal), fique atento à validade antes de consumi-los.

Ingredientes: confira a lista de ingredientes e a tabela nutricional. A embalagem deve informar sobre a presença ou não de glúten e o alerta para a presença ou traços de alimentos alergênicos.

Peso líquido: é o peso do ovo, descontados a embalagem e os brindes no seu interior, quando houver. Essa informação permite comparar melhor os produtos.

Número de referência: é o código do fabricante que identifica o peso e o tamanho de seus produtos. O consumidor não deve usar esse código para comparar os preços dos ovos. Marcas diferentes podem ter o mesmo número de referência, mas isso não significa que os ovos possuem o mesmo peso ou tamanho.

Selo do Inmetro: nos ovos que contêm brinquedos como brindes, verifique na embalagem se está estampada a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição. No brinquedo ou em sua embalagem, deve haver o selo do Inmetro. 


ESCOLHA DO PRODUTO

Confira as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário e nas embalagens do produto. O fornecedor deve cumprir a oferta exatamente como informou.

Após definir o tipo de ovo a ser comprado, considerando sabores e recheios, pesquise preços, pois eles podem variar bastante de um local para outro. Fique atento a promoções e descontos e consulte fabricantes que possuem lojas próprias e podem oferecer um preço melhor.

OVOS ARTESANAIS

Os fornecedores de produtos artesanais ou de fabricação caseira precisam seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados.

Solicite a degustação do produto antes da compra e, sempre que possível, faça uma visita à cozinha para observar as condições de higiene e limpeza da produção.

OVOS ESPECIAIS

Saiba que existem opções de ovos diet (sem adição de açúcar), bem como sem lactose e glúten, apropriadas para pessoas com certas restrições alimentares. Cuidado! Alimentos light têm apenas redução da quantidade de certo nutrientes em relação aos produtos convencionais (gordura, açúcar etc.) ou do valor energético. Por isso é muito importante a leitura dos rótulos!


NA HORA DE PAGAR

Verifique a possibilidade de negociar descontos ou prazo de pagamento no caso da compra de grande quantidade de produtos. Se for parcelar ou financiar o pagamento, fique atento ao valor dos juros ou de outras taxas cobradas.

IMPORTANTE!

Se o ovo adquirido contém um peso inferior ao informado na embalagem ou na publicidade, o consumidor tem o direito de escolher entre pedir a troca do produto por outro produto idêntico e com a quantidade correta ou solicitar um abatimento no preço ou, ainda, cancelar a compra e ter reembolsado o valor pago.

O Procon-SP anualmente divulga uma pesquisa para que os consumidores tenham noções dos preços e possam avaliar os valores praticados pelo local eleito para compra. 

Visite nosso site.



março/2024