Em 22 de abril de 1970, milhões de pessoas saíram às ruas em cidades nos Estados Unidos para protestar contra a poluição. Desde então, movimentos de mobilização da sociedade em torno dos problemas ambientais foram se espalhando por outros países, levando a Organização das Nações Unidas, a ONU, a reconhecer a data como o Dia Internacional da Terra.
O Procon SP, neste dia dedicado a celebrar a Terra e promover a conscientização das pessoas sobre os desafios ambientais, especialmente o aquecimento global e as mudanças no clima, convida os consumidores a pensar sobre como podem, diariamente, nas relações de consumo, contribuir, positivamente para a conservação do planeta.
O consumo é essencial, mas é uma ação que exerce muita pressão sobre o planeta. Isso porque, de um lado, serviços e produtos absorvem muitos recursos naturais (água, solo, energia, metais, madeira, petróleo), numa proporção que, para atender à crescente população mundial, está cada vez mais difícil de o planeta sustentar. De outro lado, tanto os resíduos industriais e os decorrentes do fornecimento de serviços quanto o descarte inadequado de produtos pelo consumidor causam sérios danos ambientais.
Nesse cenário, e considerando o seu papel nas relações de consumo, o consumidor pode adotar uma série de medidas cotidianas para minimizar os reflexos de seu consumo sobre o planeta.
A primeira delas, é crucial repensar o próprio padrão de consumo, adquirindo apenas o que é essencial, sem se deixar levar por compras por impulso ou de bens desnecessários.
Outra ação importante é direcionar o consumo para opções que impactem menos o meio ambiente, tais como produtos e embalagens que possam ser reutilizados e reciclados, que gerem menos resíduos.
Por fim, é preciso também destinar os resíduos do consumo (papel/papelão, vidro, metais, plásticos, restos orgânicos) para locais aptos a fazer o tratamento adequado desse material, como pontos de coleta e/ou reciclagem mantidos pelas prefeituras, por fabricantes ou por organizações não governamentais.
Com ações conjuntas, os consumidores podem dar a sua contribuição para equilibrar as necessidades humanas de consumo com a preservação ambiental.