Black Friday: dicas para o consumidor economizar e não se endividar
O
consumidor que pretende aproveitar a Black
Friday
para economizar na aquisição de serviços e produtos, precisa
considerar alguns cuidados para não cair em armadilhas. Veja a
algumas dicas:
não se deixe influenciar pelas promoções e descontos. Compras por impulso podem resultar em gastos desnecessários e comprometer o orçamento;
monitore com antecedência o preço do produto ou serviço que deseja comprar a fim de conferir se o desconto oferecido realmente representa uma economia significativa;
confira se o preço do produto está realmente reduzido e não confie apenas no percentual de desconto anunciado;
desconfie de ofertas muito vantajosas, com preços muito abaixo do mercado, especialmente por telefone ou internet (sites, redes sociais, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens) e de produtos de informática (celular, notebook, tablet). Pode ser um sinal de golpe;
verifique sempre as condições de frete e o prazo de entrega antes de finalizar a compra;
fique atento a promoções que incentivam a aquisição de quantidades maiores de um mesmo produto, ou de produtos diferentes, para obter brindes adicionais ou descontos progressivos. Evite compras além do necessário;
atenção com descontos oferecidos por tempo limitado em produtos selecionados (ofertas relâmpagos), estratégia que visa criar um senso de urgência e incentivar compras por impulso;
confira sempre o resumo do pedido na compra online ou no caixa do estabelecimento comercial para ter certeza que o desconto foi lançado no preço final.
Apesar da promessa de grande número de produtos e serviços com desconto e condições promocionais vantajosas, algumas operações comerciais oportunistas podem frustrar o consumidor.
maquiagem de descontos: antes da Black Friday, fornecedores aumentam os preços de seus produtos para depois reduzi-los, criando uma falsa percepção de desconto;
oferta de produtos que no final das contas não estão disponíveis para serem adquiridos (sem estoque). Essa pode ser uma estratégia do fornecedor para atrair o consumidor e promover a venda de outros produtos;
divergência de preço entre o ofertado (site ou gôndola) e o valor cobrado (resumo do pedido ou caixa);
cancelamento deliberado da compra pelo fornecedor após a finalização do pedido, com alegações muitas vezes infundadas, e que frustram o consumidor;
sites de comércio eletrônico que não apresentam estrutura para suportar a demanda de interessados e no final acabam não entregando o produto ao consumidor.
O consumidor deve ficar atento a seus direitos e denunciar ao Procon práticas enganosas dos fornecedores.
Compras seguras
A Black Friday é um período em que aumenta o número de golpes e fraudes, sobretudo nas compras online. Alguns cuidados ajudam a fazer compras seguras e vantajosas:
Ficar atento à credibilidade do fornecedor (loja física, site, redes sociais). É recomendável consultar conhecidos e verificar as avaliações e comentários de outros consumidores. É possível também consultar a lista de sites não recomendados (Evite esses sites) e o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon SP;
Verificar se o site possui um certificado de segurança (símbolo do cadeado na barra de endereço). Isso garante que as informações pessoais e a transação eletrônica de pagamento estejam protegidas.
Atenção com sites, links e mensagens por e-mails, em redes sociais, aplicativos, SMS, com ofertas tentadoras, mas enganosas, que visam aplicar golpes e roubar dados pessoais;
Atenção com pagamento envolvendo transferências bancárias ou por boleto. Antes de finalizar a transação de pagamento, é preciso ficar atento aos dados do fornecedor para não cair em golpes. Se a opção for cartão de crédito, é recomendável usar o cartão digital. Converse com a sua instituição financeira;
Sendo possível, é recomendável optar por mecanismos que apenas liberam o pagamento após a confirmação do recebimento do produto pelo consumidor;
Manter os programas de antivírus dos dispositivos eletrônicos (celular, computador, tablet) sempre atualizados.
Ações comerciais antes (Pré-Black Friday) ou após a Black Friday (Cyber Monday) também merecem a atenção do consumidor para evitar compras impulsivas ou de produtos e serviços desnecessários
Black Friday e Direitos do Consumidor
Os fornecedores que prestam informações insuficientes ou incorretas sobre seus produtos e serviços, induzindo o consumidor a erro sobre preços, características, prazo de entrega etc., descumprem princípios básicos de transparência e honestidade nas relações de consumo.
Caso ocorram problemas com a informação prestada ou mesmo com a entrega do produto ou prestação do serviço (não recebido/prestado, divergente do solicitado, com defeitos), o consumidor deve procurar o fornecedor e solicitar o cumprimento das condições ofertadas.
Os fornecedores devem dispor de um canal de atendimento pelo qual o consumidor possa apresentar as suas dúvidas e, se for o caso, reclamações. Nas compras online, os dados de identificação do fornecedor (nome, endereço físico, telefone, e-mail, CPF/CNPJ) devem estar em local de destaque.
Na impossibilidade de resolver o problema diretamente com o fornecedor, o consumidor pode procurar a intermediação dos órgãos de defesa do consumidor como o Procon. Nesse caso, é essencial dispor de documentos relacionados à compra (folhetos, imagens de páginas eletrônicas (prints), mensagens, pedidos, documentos fiscais etc.).
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, inclusive pela internet (site, redes sociais, aplicativos de mensagens), o consumidor tem um prazo de 7 dias, a contar da entrega do produto ou início da prestação de serviço, para desistir da contratação.