sexta-feira, 20 de junho de 2014

Festa do Sol no Memorial e outras dicas culturais

 Da Equipe do Blog

Festa do Sol no Memorial da América Latina


Foto: Memorial
Conhecida como Inti Raymi, a milenar Festa do Sol será realizada pela primeira vez no Brasil neste sábado, dia 21, quando começa um novo ano para os povos andinos. A festa, hoje uma atração turística, reúne na Praça do Memorial da América Latina as comunidades de imigrantes bolivianos, peruanos e chilenos que moram em São Paulo.

A tradição reza que no império Inca os nobres se consideravam filhos naturais do Sol e deviam corresponder a ele com sacrifícios e oferendas. Os povos originários viviam da agricultura e dos ritos agrícolas em devoção à mãe Terra (Pachamama) e ao pai Sol (Inti).

As festas dos povos latino-americanos no Memorial são marcadas por muita descontração, regada a bebidas e comidas típicas e shows folclóricos e musicais. Estão programadas apresentações dos grupos bolivianos Italaque, San Ponhada  e Kantuta Bolívia.

O Memorial fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/ SP, próximo à Estação Palmeiras Barra-Funda do Metrô. Telefone: 11 3823 4600

Fonte: Memorial

Mostra "Diversidade Futebol Clube" no Museu da Diversidade Sexual

Foto: SEC
Com intuito de discutir o preconceito, principalmente aquele sofrido pela comunidade LGBT, no futebol a nova exposição do Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público a participar de um novo time: Diversidade F. C. em um cenário que todos e todas podem jogar livres de qualquer discriminação porque “no nosso time joga todo mundo”, em temporada gratuita de 11 de junho a 12 de outubro.

Em ritmo de Copa do Mundo, o Museu da Diversidade Sexual discute a homofobia e o machismo dentro de campo e nas torcidas. Progressos importantes aconteceram na sociedade e na legislação, garantindo diversos direitos à população LGBT – mas no futebol, o esporte mais popular do mundo, o tema ainda é tabu com efeitos perversos à carreira e à vida pessoal de atletas, aos milhões de torcedores LGBT que não podem frequentar os estádios, à sociedade como um todo e ao próprio esporte.


A exposição Diversidade Futebol Clube: no nosso time joga todo mundo apresenta imagens do fotógrafo Roberto Setton, que registrou, entre 2008 e 2012, o “Futebol das Drags” evento que comemora o aniversário da boate Blue Space com um jogo de futebol entre transformistas e funcionários no meio da rua, no bairro da Barra Funda em São Paulo. Há quem jogue de salto alto ou com um bolo de aniversário na cabeça. O objetivo é mostrar para a vizinhança, com irreverência, os shows e os artistas que trabalham na casa como forma de promover a convivência e uma cultura de paz.


O Museu da Diversidade Sexual fica na  Estação República do Metrô – mezanino – loja 518 – Telefone (11) 3339-8078. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 22 horas. Entrada franca. 

Fonte: SEC

Teatro de Mamulengo no Centro Cultural da Juventude



Foto: CCJ
No dia 21/06, sábado, às 15h, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) apresenta espetáculo de teatro de mamulengos com Waldeck de Garanhuns. Feito de bonecos, luvas, varas e varetas, na sua maior parte esculpidas numa madeira chamada mulungu. É conduzido com as mãos, assim como os fantoches, mas possui sua própria estrutura, cum uma linguagem peculiar, personagens fixos, textos improvisados, picardia, música e dança.

Típico de algumas áreas do nordeste brasileiro originou-se e sobrevive no estado de Pernambuco, onde também é conhecido como babau.

O teatro apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, onde Simão comanda a folia e explica o que é o coco, de onde vem e como se dança, ainda traz um grupo de maracatu de baque e o desfile folclórico continua com o Boi Pintadinho e a Burrinha Milongueta.

O CCJ fica Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP. Tel. (11) 3984-2466.

Fonte: CCJ


Sarau Solidário "Chico 70" em Presidente Prudente


Sarau Solidário promovido pela Associação Prudentina de Escritores em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura apresenta neste mês de junho (21/06), a partir das 19h30 no Centro Cultural Matarazzo o Sarau “Chico 70”, uma homenagem a um dos grandes poetas da Musica popular Brasileira.

Autor de canções como “Cálice”, “A banda”, “Apesar de você”, “Tanto amar”, “Roda viva” entre tantas outras que marcaram gerações. Ficou exilado na Itália em 1969 e retornou em 1970 tornando-se um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com “Estorvo” e como Livro do Ano, tanto pelo livro “Budapeste”, lançado em 2004, como por “Leite Derramado”, em 2010.

O Sarau Solidário reúne artistas das diversas áreas: música, artes plásticas, literatura, dança e tem a realização da APE – Associação Prudentina de Escritores em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Participações: Banda Provisória, cenário de Celso Aguiar e escritores da cidade e região.

O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes. Fone: (18) 3226-3399. Levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Centro Social da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Capoeira, teatro infantil e forró em São José dos Campos


Foto: Site do Parque
Opções de lazer não faltam no Parque Vicentina Aranha (R. Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) neste fim de semana. Neste sábado (21) tem capoeira e no domingo (22) tem teatro infantil e forró no projeto Música no Parque.

A academia do Mestre Lobão vai coordenar uma roda de capoeira neste sábado (21/06), às 10h30 no quiosque São João. A capoeira é uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música.

No domingo (22/06), às 10h, ao lado da capela, vai ter a apresentação da peça “Boi Encantado” para as crianças. A atriz Silvia Nery, acompanhada pelo percussionista Denilson de Paula, relata o auto do Bumba-Meu-Boi. Ela canta, dança e, com muito humor, envolve o público que participa da história.

Ainda no domingo, às 11h, o grupo Fuá Rabecado vai agitar o público com o forró de rabeca. O grupo nasceu em 2008, em São José dos Campos, com o objetivo de difundir uma extensa pesquisa sobre a rabeca (violino popular) em relação às suas origens, afinações, formas de construção do instrumento e as manifestações populares. O ritmo principal é o forró nordestino ou forró pé de serra e os integrantes são: Ari Pereira (rabeca e voz), Moringa e Diego Prado (percussão), Tânia Reis e Dayani Rose (coro e percussão).

Além dos eventos de destaque, no fim de semana prolongado também tem Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa (quinta e sábado), Centro de Xadrez Aranha (quinta e sábado), Leitura Livre (fins de semana), Feira de Artesanato Mãos e Arte (domingo), Visita Monitorada (domingo), Programa Vem Brincar (domingo) e as exposições “Três Artistas, Três Mundos” (todos os dias – até o dia 13/07) e “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos e Fase Sanatorial” (exposição permanente no pavilhão Alfredo Galvão).


Confira os horários de funcionamento destas atividades e a programação completa no site www.pqvicentinaaranha.org.br.

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo