sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa do Mundo, Arraial Junino e outras dicas culturais


Copa do Mundo e arraial junino numa festa só


Como este mês é de Campeonato Mundial de Futebol e de festa caipira, o Memorial da América Latina juntou os dois eventos para serem comemorados num só espaço.

Coloridas, saborosas e divertidas, as festas juninas conseguem se manter como tradição nacional mesmo com todos os holofotes voltados para a Copa do Mundo. Danças, bandeirolas, brincadeiras típicas e barraquinhas de comes e bebes formam o arraial montado amanhã na Praça Cívica, a partir das 11 horas, com as trapalhadas do palhaço Gelatina, show de marionetes, futebol de botão, jogo de bafo e bancos de troca de figurinhas da Copa. Para os interessados em assistir à partida entre Brasil e Chile, às 13 horas, haverá um telão instalado ao lado da galeria de artes Marta Traba, onde está em cartaz a exposição Futebol em registro. Diversas atrações musicais começam quando terminar o jogo.

Quem quiser pode vir a caráter e participar da folclórica quadrilha, organizada pela Escola de Dança Waldorf, que complementa a festança com a dança das lanternas, cantigas de boi, de ciranda e cavalo-marinho. O animado Grupo Pisa na Fulô traz as mais belas lembranças do cancioneiro, seja com o repertório da vertente nordestina (com forrós, xotes, xaxados e bois, em homenagem a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João Bá), seja no repertório do interior de São Paulo, com canções como Luar do sertão, No rancho fundo e Chalana. A dupla de repentistas Peneira & Sonhador, conhecida como os Reis da Rua, completa a festa caipira da capital com cara de cidade do interior.

O Memorial fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - São Paulo/SP (próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô). Telefone: (11) 3823 4600.

Fonte: Diário Oficial do Estado


Música caipira de raiz em São Bernardo do Campo

No dia 28/06, às 17h, o projeto Toca Viola recebe o show de lançamento do CD Viola Caipira Duas Gerações, com Índio Cachoeira e Ricardo Vignini. Índio Cachoeira é um representante da velha guarda da viola, considerado um virtuose na viola caipira, é autodidata e começou a tocar aos oito anos. Já Ricardo Vignini é da nova geração da viola, produtor, pesquisador e violeiro atuante. Participa de vários projetos musicais que transcendem a cultura caipira. Abertura com a dupla Marcelo Viana e Marco Antônio.  

Ação que busca aproximar o público de São Bernardo do multifacetado universo da cultura popular, o Toca Viola traz o melhor da música caipira de raiz da região. Coordenação: Leandro de Abreu. Recomendação: Livre. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.



Exposição "Obsessão Infinita" no Instituto Tomie Ohtake

Imagem: Instituto Tomie Othtake
Depois do sucesso em Brasília e no Rio de Janeiro, a exposição "Obsessão Infinita", da artista japonesa Yayoi Kusama, chega a São Paulo, onde fica aberta ao público até 27 de julho, no Instituto Tomie Ohtake. Com pinturas, esculturas, vídeos, instalações, a mostra apresenta diversas obras compostas por "dots" [pontos] e formas fálicas, que se tornaram marcas em sua obra.

Além dos trabalhos presentes na demais cidades, São Paulo recebe duas obras "novas", são elas "Sem título" (1962-1963) e "Desejo de Morte" (1975-1976).  As duas representam objetos do cotidiano, que fazem projeção de obsessões particulares da artista. Ao todo, são cerca de 100 obras, do período de 1949 a 2012. 

O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, São Paulo/SP. Entrada franca. Funcionamento: De terça a domingo, das 11h às 20h (veja no site alterações por causa do jogos da Copa). Mais informações: (11) 2245-1900

Fonte: Guia UOL

Copa na Cinemateca




Celebrando o Brasil como a sede da Copa do Mundo 2014, a Cinemateca Brasileira exibe uma seleção de filmes nacionais em versões legendadas.

A diversidade do cinema brasileiro se faz presente na mostra: Limite, mítica obra-prima de Mário Peixoto; Garrincha, alegria do povo de Joaquim Pedro de Andrade, documentário que retrata toda a beleza do futebol de Mané Garrincha; o erotismo de Anjo loiro, de Alfredo Sternheim; os road movies Bye bye Brasil, de Carlos Diegues e Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, e o recente Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, sucesso de público e crítica vencedor do Prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim 2014.

A mostra vai até o dia 06/07/2014. Confira a programação completa.

Fonte: Cinemateca

Copa Cultural e Virada Independente em Ribeirão Preto

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Ribeirão Preto


Até o dia 13 de julho, Ribeirão Preto promove a Copa Cultural com centenas  de apresentações de diversas expressões artísticas.

Apresentações de música, dança, teatro, circo, maracatu,  moda, capoeira, artes plásticas, artesanato e projeções  3D estão entre as variadas expressões escolhidas que  vão agitar Ribeirão. Confira a programação.

De hoje (27) até domingo (29) acontece a 3ª edição da Virada Cultural Independente - Se Vira Ribeirão, no Morro de São Bento. Com mais de 48 horas de Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Fotografia, Gastronomia e qualquer manifestação artística que qualquer um possa e queira levar! Veja aqui a programação completa.

Fontes: Prefeitura de Ribeirão PretoSe Vira Ribeirão

Homenagem a Chico Buarque em São José do Rio Preto


Foto: Sergio Menezes/SMCS
Neste domingo (29/6) o cantor rio-pretense Durval Telles se apresenta no Asilo do Distrito de Engenheiro Schmitt, às 16 horas. O show será com músicas de Chico Buarque de Holanda, no espetáculo “Olhos nos Olhos do Chico” numa homenagem aos 70 anos do compositor que é ícone da MPB.

A apresentação é um resgate das músicas mais conhecidas de Chico. “O repertório é dos clássicos de todos os tempos, é um show para o público cantar junto do começo ao fim”, explica Telles.

Durval tem mais de 20 anos de estrada e além das canções de Chico, o show será pontuado por poemas de Bertolt Brecht. “Estes clássicos são sempre atuais. Rio Preto é uma fonte inesgotável de plateia, basta o artista ter boa vontade e soltar a voz onde há público”, comenta Durval.

O Asilo de Schmitt fica na Rua Voluntários da Pátria, 44 – Centro. A entrada é gratuita.