sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exposição sobre os Maias e outras dicas culturais

 Da Equipe do Blog

Civilização Maia é tema de exposição na OCA

Imagem: Prefeitura de SP
De 10/06 a 24/08, no Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, imediatamente após uma temporada bem-sucedida no Palácio Nacional, na Cidade do México, a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, que reúne, pela primeira vez, mais de 380 objetos e celebra essa civilização pré-colombiana que fascina gerações até os dias atuais. 

A civilização maia se destacou cientificamente em diversas áreas, como a astronomia e a matemática. Até pouco tempo atrás, seu rebuscado sistema de escrita era um mistério. Sua decifração ampliou de forma significativa o conhecimento pelas suas descobertas e despertou múltiplos interesses em diversos segmentos. 

Ao entrar no espaço expositivo da Oca, o visitante encontra uma seção introdutória, que traz uma visão geral da área geográfica e dos grupos maias, reunindo cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias. Uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passa pelo período colonial e pelo século 19.

No subsolo, ocupam uma área de 3 mil m² oito eixos temáticos que abordam a diversidade dessa cultura em detalhe, como a relação com a natureza, a vida em comunidade, o centro das cidades, a relação com o tempo e a astronomia, as forças sagradas e os ritos funerários. 

Local: Museu da Cidade – OCA 
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3, Parque Ibirapuera -  São Paulo/SP 
Telefone: (11) 3241-1081  
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 18 horas 
Entrada gratuita e livre


"Política F.C. - O futebol na ditadura" no Memorial da Resistência

Foto: Memorial
De 14/06 a 28/09, o Memorial da Resistência de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição "Política F.C. - O futebol na ditadura", composta por fotografias que evidenciam como as duas paixões nacionais – o futebol e a política – trilharam os mesmos caminhos. Além disso, o público também poderá assistir a um video-documentário com entrevistas de pessoas marcantes envolvidas com os dois temas.

A exposição busca apresentar momentos importantes da história nacional e do mundo em que futebol e política se misturaram, com ênfase em mostrar como a ditadura brasileira usou imagem da Seleção, especialmente na Copa de 1970, para vender ao povo e ao resto do mundo a falsa ideia de que o Brasil estava se transformando numa potência dentro e fora dos gramados.

Para saber mais, acompanhe o blog http://politicafutclube.blogspot.com.br, sistematicamente atualizado com informações sobre o tema.

O Memorial da Resistência está localizado no Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP. Telefone (11) 3335-4990.  Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h30. Visita gratuita.


Exposição "O Negro no Futebol Brasileiro" no Museu Afro Brasil

No ano em que comemora seus dez anos, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado, apresenta a exposição “O Negro no Futebol Brasileiro - A arte e os artistas (Homenagem a Mário Filho)”, que estreia no dia 14 de junho, às 13h. A mostra destaca a presença de jogadores negros na história do futebol no Brasil, país-sede da Copa, e sua importância na construção da identidade nacional. Reconhece-se a importância e a força desse fenômeno social, fartamente documentado pela imprensa. A exposição permanecerá em cartaz até o dia 10 de agosto.

Durante a realização da Copa no Brasil, o Museu Afro Brasil homenageará marcantes jogadores do passado, cujas biografias dialogarão com diversas linguagens artísticas, como a música, o cinema e as artes visuais. Entre os homenageados, o célebre Arthur Friedenreich, autor do gol do primeiro título do nosso escrete, no Sul-Americano de 1919; Pelé, o Rei do Futebol; e outros heróis das cinco conquistas mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

O Museu Afro Brasil fica na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10 -São Paulo/SP. Telefone: (11) 3320-8900. Horário de funcionamento:  terça-feira a domingo, das 10 às 17hs; com permanência até às 18hs. Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante. Entrada gratuita.


Festival de dança em São José dos Campos

Foto: FCCR
A Mimulus Companhia de Dança, de Belo Horizonte, é a convidada para abrir a 25ª edição do Festidança nesta sexta-feira (13), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar). Pela primeira vez em São José dos Campos, o grupo traz a coreografia “Dolores”, inspirada nos filmes de Almodóvar.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$10 (inteira) e R$5 (meia) pelo Portal do Ingresso, ou pessoalmente na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - FCCR (Avenida Olivo Gomes nº 100 - Parque da Cidade) em Santana, das 9h às 16h, ou ainda no local das apresentações, com uma hora de antecedência. 

“Dolores” utiliza a trilha sonora da obra cinematográfica do espanhol Pedro Almodóvar, com a intenção de explorar as relações entre pessoas sob a atmosfera “almodovariana”, em que predominam paixões, desejos, o ambiente kitsch e os absurdos. O espetáculo teve sua estréia em novembro de 2007 e já foi apresentado nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Bélgica, Itália e em cerca de 40 cidades brasileiras.

Para esta edição, a FCCR preparou uma programação especial com oito companhias convidadas. 

O Festidança segue até o dia 22 de junho, com a participação de 79 grupos de 45 cidades, de cinco estados brasileiros, nas mostras competitiva, infantil e batalha de danças urbanas, resultando em mais de 300 coreografias.

O festival foi criado em 1989, pela FCCR, através da Comissão Municipal de Dança, com o objetivo de valorizar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural entre os bailarinos. Hoje, com 25 anos de existência, ele figura entre os melhores festivais de dança do Brasil. Nesses anos já passaram pelo palco do Festidança cerca de 5 mil grupos, mais de 50 mil bailarinos de todo Brasil, com um publico estimado em mais de 300 mil espectadores.

Fonte: FCCR

Apresentação de Fandango em Sorocaba

Foto: Viola Tropeira
Um dos patrimônios culturais de Capela do Alto, o grupo Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara, é a atração do encerramento, neste domingo (15), das comemorações da 47.ª Semana do Tropeiro de Sorocaba. Formado por homens, adultos e crianças, sem limites de idade, os “dançadores” mostram sua arte a partir das 15h, numa apresentação no Museu Histórico Sorocabano.  

O fandango tem em seu desenvolvimento, danças com gestos e nomes que lembram o dia a dia nas estradas e o cotidiano dos tropeiros, como o andar das tropas, brigas dos bois, as campinas calmas, entre outros títulos semelhantes.

A apresentação, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), é gratuita e aberta a todos os interessados. Após, haverá degustação de feijão tropeiro. O Museu Histórico Sorocaba se localiza anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Theodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.