quinta-feira, 8 de junho de 2017

Anvisa suspende e interdita lotes de medicamentos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta semana, a suspensão e interdição de diversos lotes de medicamentos. Resultados insatisfatórios de testes laboratoriais motivaram a suspensão de 29 lotes do polivitamínico Pharmaton. 

As cápsulas gelatinosas, compostas por complexos de vitaminas e demais componentes, são fabricadas pela empresa Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., que comunicou espontaneamente à Anvisa sobre os resultados dos testes e o consequente recolhimento voluntário, por parte da própria empresa, dos 29 lotes.

De acordo com comunicado emitido pela empresa, os lotes apresentaram valores do teste de desintegração das cápsulas gelatinosas fora das especificações nos estudos de estabilidade de acompanhamento. O desvio identificado pela empresa é classificado como “situação na qual existe baixa probabilidade de que o uso ou exposição a um medicamento possa causar consequências adversas à saúde”, conforme Resolução 55/05 da Anvisa. Confira os lotes suspensos .



Medicamento para pressão e anti - inflamatório são interditados


A Anvisa interditou o lote 6562015 do medicamento Hidroclorotiazida fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A. O lote do medicamento destinado ao tratamento de pressão alta foi interditado por conta de resultados laboratoriais insatisfatórios.

Segundo o laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório de Saúde Pública do Goiás (LACEN-GO), o produto em formato de comprimido de 50 mg, com validade até 11/2018, apresentou resultado não suficiente para o ensaio de dissolução. 


A agência reguladora também interditou o lote B16J2232 do anti-inflamatório Floxicam, produto fabricado pela Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A..

A medida foi adotada após a apresentação de resultados laboratoriais insatisfatórios. Segundo o laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), o produto apresentou falhas no ensaio de teor, o que motivou tal ação da Agência.



O que fazer

Caso tenha adquirido algum produto dos lotes suspensos, interrompa o uso. Se o tratamento não pode ser interrompido, procure seu médico.

Em caso de dúvida, informe-se junto ao SAC do fabricante ou na ouvidoria da Anvisa.

Fonte: Anvisa