sexta-feira, 2 de junho de 2017

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Atualizado em 2/6/2017


O óleo de cozinha é um dos produtos domésticos mais danosos ao meio ambiente. Só para se ter uma ideia do seu potencial poluente, apenas um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água. Além disso, ao atingir o solo, o óleo facilita a sua impermeabilização, fazendo com que ele não absorva tanto a água das chuvas e, consequentemente, as enchentes sejam mais frequentes. 

Os efeitos negativos também se estendem para a atmosfera, pois quando o óleo de cozinha usado se decompõe ocorre a emissão de metano, um gás que também causa o efeito estufa.

Existem algumas organizações que se dedicam à reciclagem de óleo de cozinha. Este material tem sido destinado à fabricação de sabão, tintas, vernizes, massa de vidro e produção de biodiesel.

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, em seu site, fornece endereços para a entrega do óleo de cozinha usado.  Também é possível fazer uma pesquisa no site http://www.oleosustentavel.org.br/

Quem não tem acesso fácil a um coletor especializado e quer evitar o descarte do produto, pode utiliza-lo para fazer sabão. Confira a receita aqui e não despeje óleo de cozinha na pia.