O Procon-SP completa hoje (6/5) 45 anos defendendo o consumidor. Criado em 1976 como Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, desde o início de seu trabalho atuou junto à sociedade buscando a harmonia na relação entre consumidores e empresas, atuando para proteger a parte mais vulnerável e corrigir condutas incorretas e prejudiciais por parte dos fornecedores.
Por meio da elaboração de materiais educativos, da abertura de vários canais de acesso aos cidadãos, da parceria com outras instituições, do fortalecimento da municipalização da defesa do consumidor, da criação do primeiro serviço público de ouvidoria do Estado de São Paulo e outras iniciativas, se estabeleceu como um órgão pioneiro e cuja marca é conhecida por todos.
O Procon-SP também tem em seu histórico a participação ativa na inserção do direito do consumidor na Constituição de 1988 e na aprovação do Código de Defesa do Consumidor no ano de 1990 – conquistas que fazem com que o Brasil seja um dos países mais avançados nesse tema.
E continuando com a tradição de ser uma instituição pioneira, o Procon-SP hoje é digital. Em parceria com a Prodesp, na última terça-feira (4/5), foi lançado o Procon-SP Digital. Com a nova plataforma, todo o processo de reclamação do consumidor poderá ser feito online, além dos procedimentos de fiscalização que também são impactados pela mudança. É mais praticidade para o cidadão – consumidores e empresas – que terão um canal direto de interação, mais ágil e transparente.
“Nesses 45 anos de Procon-SP o grande presente para o consumidor é o Procon-SP Digital. Reclamação sem sair de casa, feita pelo celular, com resposta imediata. Sem papel, sem fila e sem burocracia. É o Procon-SP mais próximo de você e mais eficiente na defesa do seu interesse”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.