sexta-feira, 24 de maio de 2024

Essa semana, que tal um cafezinho? - Texto 5: O café nosso de cada dia – um pouco de história

 

Você sabia que dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café? E para celebrar essa bebida que é paixão nacional e peça fundamental na economia brasileira, visto que o nosso país é o maior produtor de grãos de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor dessa iguaria, preparamos para você “doses diárias de café”.

Durante essa semana, você terá uma dose diária de informação sobre o mundo dos cafés, e poderá acessar dados relevantes, que te possibilitarão realizar escolhas mais conscientes ao consumir o seu cafezinho de cada dia.

Pegue a sua xícara, aconchegue-se na cadeira e aproveite a leitura.

O assunto de hoje é:








De onde vem o café?

O café é originário da Etiópia, que fica na parte oriental do continente africano. Mesmo tendo sido descoberto nesse país, sua cultura agrícola foi desenvolvida no país vizinho, chamado Iêmen, durante o século VI. Os iemenitas batizaram a planta com a palavra árabe ‘gahwa’, que significa “vinho”, e  “kaweh”, que significa “força”. Logo o café ganhou o mundo, e ao chegar na Europa recebeu o nome de “vinho árabe” ou “vinho das arábias’”.

A título de curiosidade, uma lenda sobre a descoberta do café conta que um pastor chamado Kaldi observou seus carneiros ficarem saltitantes, animados e vigorosos quando comiam as folhas e frutos de certa planta (o cafeeiro). O próprio pastor Kaldi foi experimentar a tal planta e sentiu os mesmos efeitos, decidindo então se aconselhar com um monge da região. Após algumas experiências do grupo religioso do monge, os mesmos efeitos foram confirmados, passando esse grupo a também utilizar o líquido revigorante, após um processo de infusão, para resistir ao sono durante a execução de seus trabalhos.

O café no Brasil











Foto Wikipedia: Guilherme Gaensly - Brasil - estado de São Paulo Fazenda Araraquara, Colheita do Café, 1880



A iguaria chegou ao Brasil no século XVIII, trazido da Guiana Francesa, e devido às condições climáticas favoráveis, por volta do século XIX, o café passou a ser cultivado principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, se tornando um importante personagem da economia brasileira. Posteriormente, a produção se estendeu também aos estados de Minas Gerais e do Paraná.

A produção cresceu rapidamente e o Brasil se tornou o maior produtor mundial de café, título que o país mantém há mais de 150 anos. No decorrer do tempo, a produção de café no Brasil passou por altos e baixos, influenciada por eventos como guerras, crises econômicas e mudanças políticas, mas, mesmo assim, segue em expansão até os dias atuais.

Hoje, o Brasil continua sendo um dos principais produtores e exportadores de café do mundo, com uma indústria que abrange desde pequenos produtores familiares até grandes empresas agrícolas. Dessa forma, o hábito brasileiro de começar o dia com um cafezinho aquece o consumo desse artigo no Brasil e sustenta uma cadeia produtiva que gera grandes benefícios econômicos para o nosso país.

Você sabia?

  • Hoje servem-se no mundo mais de 1 milhão de xícaras de café todos os dias;

  • O ‘Cinturão do Café’ é uma região que fica entre os Trópicos de Capricórnio e Câncer. Estende-se desde o leste do México seguindo até a Papua-Nova Guiné. Nessas localidades, as plantas de café encontram melhores condições para o seu desenvolvimento;

  • Foi na Itália a invenção da primeira máquina de café expresso, em 1905;
  • Entre os cafés mais caros do planeta estão o Kopi luwak, feito a partir dos excrementos da Civeta asiática, um pequeno mamífero de focinho pontiagudo que vive na Indonésia. As cerejas do café são fermentadas ao passar pelo intestino do animal, e um pacote de 500 gramas desses grãos pode chegar a 700 dólares. Destaca-se também o Black Ivory, feito de grãos de café colhidos após serem ingeridos e defecados por elefantes na Tailândia. Nos EUA um pacote pequeno de 35 gramas pode chegar a 85 dólares.

Museu do Café

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a história e a importância do café no Brasil, não deixe de visitar o Museu do Café, localizado na cidade de Santos. Inaugurado em 1998, o museu tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo, e fica instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, de 1922. Com uma bela arquitetura e estrutura completa, o museu é parada obrigatória para os apreciadores de boas histórias e de um bom café.

Para visitar

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 - Centro Histórico- Santos - SP

Telefone: (13) 3213-1750

E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br

Para consultar os horários de funcionamento, acesse o site do museu:

https://www.museudocafe.org.br/


 Bom café!