Você sabia que dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café? E para celebrar essa bebida que é paixão nacional e peça fundamental na economia brasileira, visto que o nosso país é o maior produtor de grãos de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor dessa iguaria, preparamos para você “doses diárias de café”.
Durante essa semana, você terá uma dose diária de informação sobre o mundo dos cafés, e poderá acessar dados relevantes, que te possibilitarão realizar escolhas mais conscientes ao consumir o seu cafezinho de cada dia.
Pegue a sua xícara, aconchegue-se na cadeira e aproveite a leitura.
Existem inúmeras possibilidades de blends, combinando, por exemplo, cafés de diferentes espécies; de mesma espécie, mas de variedades distintas; de grãos provenientes de diferentes regiões do país; de grãos que passaram por diferentes processos após a colheita (tendo secado com ou sem casca, por exemplo); e até mesmo realizando uma combinação de diferentes notas sensoriais, unindo um café com mais corpo, por exemplo, a um café com mais acidez, a fim de obter como resultado uma bebida mais equilibrada.
A capacidade da indústria de produzir blends é fundamental para a obtenção de uma bebida de boa qualidade, visto que o café é um produto de safra, e ao aperfeiçoar a elaboração dessas misturas o fornecedor pode entregar ao consumidor um melhor resultado, apesar das mudanças climáticas e econômicas que frequentemente afetam os processos de produção e comercialização do café.
Ao escolher seu blend, desconfie de cafés com preço muito abaixo do praticado no mercado, além disso, a marca deve informar no rótulo o ponto de torra do café (escura, clara ou média), qual espécie está sendo utilizada naquele blend (se arábica ou robusta), e qual delas é a predominante naquela combinação.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) é a instituição responsável pela certificação de cafés torrados no país, portanto, confira se o blend que você está levando para casa contém o selo da ABIC, pois ele atesta que o produto passou por
análises de pureza e qualidade, e assegura também boas práticas de fabricação, o que garante a segurança da bebida que será servida em sua mesa.
Caso tenha dúvidas ou precise registrar uma reclamação, procure o Órgão de Defesa do Consumidor de sua cidade.