sexta-feira, 24 de maio de 2024

Essa semana, que tal um cafezinho? - Texto 3: Reciclagem de Cápsulas de Café



Você sabia que dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café? E para celebrar essa bebida que é paixão nacional e peça fundamental na economia brasileira, visto que o nosso país é o maior produtor de grãos de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor dessa iguaria, preparamos para você “doses diárias de café”. 

Durante essa semana, você terá uma dose diária de informação sobre o mundo dos cafés, e poderá acessar dados relevantes, que te possibilitarão realizar escolhas mais conscientes ao consumir o seu cafezinho de cada dia.

Pegue a sua xícara, aconchegue-se na cadeira e aproveite a leitura.


O assunto de hoje é:





O café em cápsulas representa uma grande praticidade para o consumidor, que tem em suas mãos uma bebida pronta para o consumo ao simples apertar de um botão. Além da agilidade no preparo, outra vantagem desse formato é a preservação do aroma e sabor do café, que acondicionado em cápsulas, é aberto apenas no momento do preparo. Porém, o aumento da quantidade de resíduos gerada pelo consumo do café neste formato representa um risco para o meio ambiente, e nós, consumidores, também podemos fazer a nossa parte para ajudar a reduzir esses impactos.

As cápsulas geralmente são compostas por plástico e alumínio, além de serem permeadas por restos de café, o que torna o processo de reciclagem desses materiais mais complexo. Por isso, é extremamente importante que os consumidores saibam de que maneira é possível contribuir para um descarte mais consciente desses insumos.

O consumidor que tem acesso ao serviço de coleta seletiva pode descartar as cápsulas de café junto aos demais resíduos recicláveis, já quem não conta com essa opção, pode enviar esses materiais ao fornecedor através de processos de logística reversa. É importante ressaltar que cada empresa possui um processo diferente para recolher esses materiais, algumas disponibilizam pontos de coleta e solicitam que o consumidor leve as cápsulas utilizadas até o local, enquanto outras fornecem um código para que o material reciclável seja gratuitamente enviado para a empresa pelos Correios, por isso é importante verificar junto ao fornecedor de sua máquina de café quais são os programas de reciclagem adotados por ele e como participar.

É importante ressaltar que a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, preceitua que a responsabilidade pelo ciclo de vida do produto é compartilhada, dessa forma, cabe ao poder público, aos fornecedores e também aos consumidores descartar seus resíduos de forma mais consciente, a fim de reduzir os impactos no meio ambiente. Se cada um de nós fizer a sua parte, será possível preservar o nosso planeta sem deixar de aproveitar os benefícios e a praticidade dessa saborosa bebida.


 Bom café!