quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Compra de carro usado - Parte I: pesquisa e primeiros cuidados

O atual momento econômico dificulta a compra de um carro 0Km, então o consumidor que pretende adquirir um veículo pode optar por um seminovo ou usado. A partir de hoje, e nas próximas semanas, traremos algumas dicas para você não ter dor de cabeça com a escolha feita. Começaremos tratando da questão do preço e dos primeiros passos antes de fazer a aquisição:

Para avaliar se o preço do carro está compatível com o valor de mercado considere o ano de modelo e fabricação, cor, quilometragem, revisões realizadas, opcionais (alarme, som, desembaçador, vidros e travas elétricas etc.), o estado geral do veículo. Lembre-se de computar os custos com eventuais reparos necessários.

Existem tabelas que podem apresentar uma referência quanto ao valor do veículo, como, por exemplo, a Tabela Fipe. Usada, inclusive, por seguradoras para apurar o valor de mercado.

Após definir o modelo desejado, além do preço, verifique se a loja escolhida possui reclamação no órgão de defesa do consumidor de sua cidade e na internet.

Antes de fechar negócio, consulte também as condições de pagamento (trataremos de financiamento nos próximos posts).

Existem diversos sites que fazem vendas de veículos, mas não feche negócio antes de ver o bem a ser adquirido e saiba quem em caso de problemas, o site de oferta também poderá ser responsabilizado.

Atenção! Desconfie de preços muito baixos, pode ser uma armadilha.

Compra de outra pessoa física

 A compra de um veículo diretamente de outra pessoa física não é considerada uma relação de consumo não podendo, portanto, ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, é possível ser aplicado o Código Civil para se defender. 

Se optar comprar um carro de uma pessoa física, prefira adquirir o bem de um conhecido.

No próximo post sobre o tema trataremos dos itens a serem verificados antes de comprar o seu usado.