quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Você sabe o que é o Outubro Rosa?

O “Outubro Rosa” é um movimento popular conhecido e comemorado internacionalmente, cujo foco é o de conscientizar e mobilizar a sociedade de um modo geral, no combate ao câncer de mama.

No mundo Ocidental, a tonalidade rosa é a cor as mulheres. O nome alusivo ao rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Ao mesmo tempo, o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte, tudo o que o câncer de mama não é. 

O principal objetivo do movimento é alertar e informar as pessoas sobre o câncer de mama das seguintes formas: prevenção como ato de prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia; diagnóstico como forma de detectar precocemente o câncer de mama; reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento (meios de cura); apoio e proporcionar melhoria da qualidade de vida da população;contribuir para erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

O movimento “Outubro Rosa” começou na última década do século XX nos Estados Unidos e o laço cor-de-rosa foi lançado na 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

De lá para cá, a popularidade do “Outubro Rosa” vem alcançando o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.
 Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer parte do nosso planeta. 

O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções internacionais, passando pela Torre de Pisa - Itália, Arco do Triunfo – França e chegando ao Brasil em 2002. 

O primeiro monumento brasileiro que participou da campanha e colorido pela cor rosa, foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo e a campanha é efetivamente realizada todos os anos desde 2008. 

Cada vez mais, entidades brasileiras relacionadas ao câncer mama, empresas e demais simpatizantes à esta causa, se unem e iluminam monumentos, igrejas e prédios em suas respectivas cidades neste mês de Outubro da cor rosa. 

Exame gratuito

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que nasceram em ano par podem fazer mamografia grátis sem precisar ter em mãos pedido médico no Estado de São Paulo. Basta agendar gratuitamente pelo número pelo 0800-779-0000. Mulheres que não fazem o exame há dois anos ou mais também podem ser atendidas.

O serviço integra o programa estadual Mulheres de Peito, que tem como objetivo rastrear e prevenir o câncer de mama no Estado.  No total, já foram realizados quase 105 mil exames. Além disso, mais de 1.300 mulheres foram direcionadas a centros de referência que integram a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos. Desde 2014, a iniciativa conta com o auxílio de quatro carretas-móveis que já percorreram mais de 120 localidades pelo Estado.

Para aquelas que se enquadram no perfil do programa, o agendamento da mamografia é feito pelo 0800-779-0000 em um dos 300 serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista que possuem o equipamento. O exame será marcado no local mais próximo da residência da paciente. Fique atenta aos municípios pelos quais as carretas-móveis estão passando.

Próximos destinos:

Santana Parque Shopping (rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780): até 29/10;
Shopping Aricanduva (avenida Aricanduva, 5.555): até 08/10;
Limeira (Centro de Saúde da Família (CSF)/ avenida Vitorio Bortolan): até 22/10;
Itapevi (Complexo Ed. João Salvarani/ av. Rubens Caramez, 1000A – Centro): até 27/10;
Praça da Luz ( em frente estação de trem): 10/10 a 15/10;
Arena Corinthians (Av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Arthur Alvim): 18/10 a 29/10