- Você precisa ter total controle sobre sua conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;
- O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;
- Consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;
- Confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.
Para incluir contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.
Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
O
consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas
contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma
agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa
disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode
ser imposta pela instituição financeira.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e com o banco. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e com o banco. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.