Sua comercialização não pode ser atrelada a descontos ou embutida no valor da compra. Confira algumas orientações sobre o tema:
Comercialização
Ao
comprar um produto, caso haja oferta de garantia estendida, o
consumidor deve ser informado sobre as condições desta contratação.
O valor do seguro não pode ser embutido no preço e a aquisição da
nova garantia não pode ser atrelada à concessão de descontos. Tais
práticas são consideradas abusivas, e podem render punições ao
estabelecimento e à seguradora.
Se
optar pela contratação, o consumidor deve receber o comprovante de
cada uma das transações.
Condições de cobertura e tipos de seguro
Antes
da assinatura do contrato, leia atentamente quais as condições de
cobertura, quando ela passa a valer e analise os casos de exclusão
de garantia. Também é importante saber qual é o tipo de seguro que
está sendo oferecido:
-
Extensão da garantia original -
cobre os mesmos riscos da garantia do fabricante;
-
Extensão da garantia original ampliada -
cobre mais tipos de riscos e amplia a garantia dada pelo fabricante;
-
Extensão da garantia estendida reduzida -
pode contemplar coberturas reduzidas comparativamente àquelas
oferecidas pela garantia do fornecedor. Aplica-se somente ao seguro
de garantia estendida voltado para veículos automotores e para bens
que possuem apenas garantia legal (90 dias).
A
vigência, independentemente do tipo escolhido, começa após o
término da garantia concedida pelo fabricante.
Prazo de Reparo
Caso haja necessidade de fazer uso da garantia estendida, o problema do produto deve ser resolvido em até 30 dias.
O
início da cobertura de risco será no mesmo instante do término da
garantia do fabricante.
Valor
do prêmio (quanto o consumidor pagará pela garantia estendida)
Analise
o valor que será pago pela garantia, calcule e compare com o total
do produto adquirido. Se possível, ainda pesquise o quanto seria
gasto com um conserto simples. Pesquisar antes de contratar o serviço
pode ajudar o consumidor a decidir se a Garantia Estendida será
mesmo necessária.
Cancelamento
O consumidor tem prazo de sete dias pra se arrepender da
contratação do seguro, tendo direito à devolução imediata do
valor do prêmio, pelo mesmo meio que foi realizado o pagamento. Após o prazo de arrependimento, o consumidor deve informar-se sobre
as condições e procedimentos para o cancelamento do contrato.