quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

 

PRESENTES DE NATAL


O Natal está se aproximando e para muitas pessoas é hora de comprar presentes. Para ajudá-lo a fazer boas escolhas, confira as nossas dicas:

Evite a tentação da compra por impulso. Defina um limite de gastos e pesquise preços. Considere produtos ou serviços que tenham um significado especial, sem necessariamente serem caros, e, se possível, que sejam duráveis e ecológicos.

Ao efetuar a compra, prefira o pagamento à vista. Se a opção for comprar a prazo, escolha o parcelamento sem juros e fique atento ao número de parcelas para não perder de vista o equilíbrio das contas nos próximos meses. No parcelamento com juros, observe o valor total a ser pago. Nem sempre a parcela que cabe no bolso é o melhor indicativo de que a compra é vantajosa.

Nas compras online, priorize cuidados com segurança e dê preferência a sites que não cobram frete. Não compartilhe seus dados pessoais em links, contas de redes sociais e sites desconhecidos e sempre verifique a confiabilidade do vendedor.

Evite golpes. Consulte lista com sites não confiáveis na página do Procon/SP: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php



Para alguns produtos e serviços que costumam figurar na lista das preferências dos consumidores, vale conferir outras dicas.

Perfumes e cosméticos - atenção à rotulagem. Nela devem constar o número de registro no órgão regulador competente, validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador, precauções e cuidados no manuseio.

Observe também as informações de contato com o fabricante/importador para o caso de dúvidas ou relatar problemas ou reações adversas.

E muita atenção com publicidade enganosa. Desconfie de produtos com promessas exageradas e resultados imediatos.

Roupas e acessórios - observe na etiqueta os dados do fabricante ou importador, país de origem, indicação de tamanho, cuidados com a conservação e material do produto.

Verifique a política de trocas quanto a tamanho, cor, modelo. O fornecedor é obrigado a realizar a troca apenas em casos de defeito ou quando o produto apresentar divergências em relação às informações fornecidas.

Brinquedos - prefira opções educativas que estimulem a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e socialização da criança.

Identifique na embalagem o símbolo de certificação de qualidade e segurança do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o que garante que os brinquedos passaram por testes que asseguram a conformidade e qualidade do material utilizado na sua fabricação.

Além do selo, também é importe verificar:

  • faixa etária recomendada;

  • instruções de uso, montagem e manutenção;

  • identificação do fabricante ou importador, para eventuais reclamações;

  • no caso de produtos que utilizem pilha ou bateria, se a embalagem inclui a unidade de energia necessária para o funcionamento;

  • se o brinquedo corresponde à publicidade ou às informações descritas na embalagem;


Celular - compre apenas em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação pelos órgãos oficiais, como a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações. O produto deve ser vendido lacrado e com a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.

Na contratação dos serviços de telecomunicações, avalie as necessidades do usuário. Dessa forma, fica mais fácil escolher a modalidade (pré ou pós-pago) e os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras.

Computadores, tablets e notebooks - informe-se sobre fabricantes, modelos, componentes e programas utilizados, consultando profissionais de confiança da área de informática ou análises em revistas e sites especializados. É importante considerar o uso que será dado ao dispositivo, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros não são necessários ao uso que será dado ao produto (escolar, doméstico).

Compre em fornecedores recomendados e desconfie de preços muitos abaixo do mercado, especialmente em ofertas online, pois podem ser um sinal de golpe ou de produto com procedência duvidosa.

Para quem preferir presentear com voucher, cartão ou vale presente, opções que funcionam como cartões pré-pagos e podem ser utilizados em uma ampla variedade de produtos e serviços, é importante conferir os termos e condições de uso. Fique atento ao valor do crédito disponível, aos produtos ou serviços específicos que ele abrange e verifique se há prazo para resgate do valor ou restrições de utilização, como locais ou modalidades (online ou físico) de uso específicos.

Independentemente das suas escolhas neste Natal, lembre-se de que o início do ano vem acompanhado de despesas importantes, como IPTU, material escolar, IPVA, além de ser um período de férias para muitos. Organize-se para enfrentar os seus compromissos financeiros sem surpresas.

Para mais informações sobre seus direitos, consulte nossas publicações educativas no site www.procon.sp.gov.br.