terça-feira, 24 de novembro de 2015

#ProconSPdeolhonaBlackFriday: Fique atento às dicas para não ser enganado

Postado em 12/11/2015, atualizado em 24/11/2015

No dia 27 de novembro, diversos estabelecimentos comerciais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, é mais uma edição brasileira da “Black Friday”. Como fizemos em anos anteriores, trazemos algumas dicas para que você evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas. Confira:

  • Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim.
  • Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados naBlack Friday”.
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
  • Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.
  • Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.
  • Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página.
  •  Mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra. Veja mais sobre o tema aqui.
  • Se possível, escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.
Denuncias

Foi criada uma hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday, que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como: maquiagem de desconto - que é quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção; cancelamento da compra sem justificativa, entre outros que possam ocorrer no dia da Black Friday”.

Use a hashtag e envie o print ou o link da página com o problema no Twitter (@proconspoficial) ou no Facebook (www.facebook.com/proconsp) do Procon-SP. Todos os casos serão analisados e, se necessário, o Procon-SP abrirá processos administrativos, conforme prevê a legislação em vigor.

A equipe de atendimento da Fundação Procon-SP entrará em contato com os SACs das empresas em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados pelos consumidores. O órgão também realizará plantão pelo telefone 151 (cidade de São Paulo) e em suas redes sociais das 19 horas do dia 26/11 (quinta-feira) até às 23h59 do dia 27/11 (sexta-feira).

Seus direitos

O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor:

- Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada;

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias corridos para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

Enquete

O Procon-SP elaborou uma enquete sobre a Black Friday, para responder clique aqui.