Postado em 12/11/2015, atualizado em 24/11/2015
No dia 27 de novembro, diversos estabelecimentos comerciais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, é mais uma edição brasileira da “Black Friday”. Como fizemos em anos anteriores, trazemos algumas dicas para que você evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas. Confira:
No dia 27 de novembro, diversos estabelecimentos comerciais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, é mais uma edição brasileira da “Black Friday”. Como fizemos em anos anteriores, trazemos algumas dicas para que você evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas. Confira:
- Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim.
- Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na “Black Friday”.
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
- Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.
- Consulte nossa lista de sites não recomendados e não caia em armadilhas.
- Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.
- Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página.
- Mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra. Veja mais sobre o tema aqui.
- Se possível, escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.
Denuncias
Foi
criada uma hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday, que os
internautas poderão utilizar para denunciar problemas como: maquiagem
de desconto - que é quando o fornecedor eleva o preço do produto
antes de anunciar a promoção; cancelamento da compra sem
justificativa, entre outros que possam ocorrer no dia da “Black
Friday”.
Use
a hashtag e envie o print ou o link da página com o problema no
Twitter (@proconspoficial) ou no Facebook (www.facebook.com/proconsp)
do Procon-SP. Todos os casos serão analisados e, se necessário, o
Procon-SP abrirá processos administrativos, conforme prevê a
legislação em vigor.
A equipe de atendimento
da Fundação Procon-SP entrará em contato com os SACs das empresas
em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados
pelos consumidores. O órgão também realizará plantão pelo
telefone 151 (cidade de São Paulo) e em suas redes sociais das 19 horas do dia 26/11 (quinta-feira) até às 23h59 do dia 27/11 (sexta-feira).
Seus
direitos
O fato de a compra ser
feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do
consumidor:
- Se a empresa prometeu
desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida
conforme foi veiculada;
- Nas compras feitas
fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio,
telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de
sete dias corridos para desistir da compra, contados a partir da aquisição
do produto ou de seu recebimento.
Enquete
O Procon-SP elaborou uma enquete sobre a Black Friday, para responder clique aqui.
Enquete
O Procon-SP elaborou uma enquete sobre a Black Friday, para responder clique aqui.