quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CARNAVAL - Cuidados ao fazer seus pagamentos durante a folia

CARNAVAL - Cuidados ao fazer seus pagamentos durante a folia
 

Pagamento com cartão de crédito ou débito

O pagamento por meio das chamadas “maquininhas” (máquinas para recebimento de pagamento por cartão) se popularizou e é aceito inclusive no comércio de rua.

Apresentamos alguns cuidados para quem quer evitar problemas ou cair em golpes ao optar por essa forma de pagamento.

Observe bem o visor da máquina. Caso esteja danificado, impedindo a visualização do valor, desconfie e procure outra forma de pagamento.

Acompanhe atentamente a operação conferindo o valor antes de digitar a senha. Esconda a digitação da senha.


Não entregue seu cartão na mão do comerciante para realizar o pagamento. Insira ou aproxime você mesmo o cartão na maquininha. Se acontecer de outra pessoa manipular o seu cartão, confira se o devolvido é realmente o seu.

Exija sempre o comprovante de pagamento e confira na hora os seus dados e o valor pago. Guarde até conferir o lançamento na fatura do cartão ou no extrato da conta corrente.

Jamais forneça seus dados bancários a estranhos, nem ande com a senha anotada (memorizar é sempre mais seguro).

Há casos de consumidores que foram vítimas de criminosos que aproximaram máquinas de pagamento, sem serem notados, e conseguiram debitar valores de cartões que usam o sistema se aproximação. A recomendação é solicitar ao banco, por segurança, a desativação dessa função.
Guarde sempre o cartão em local seguro.
 

Pagamento com Pix

No caso de pagamento via pix, veja algumas dicas importantes:
  • Evite usar o celular em ambiente e locais movimentados ou desprotegidos, mas caso seja necessário, a atenção deve ser máxima;

  • mantenha o aplicativo do banco atualizado, isso garante um sistema de segurança mais atualizado também;

  • reduza o limite disponível para pix;

  • evite realizar transações em redes públicas/compartilhadas;

  • utilize senhas e autenticação forte (letras, números, símbolos, etc.);

  • verifique e confirme os dados que aparecem na tela antes de confirmar a transação.

Seus direitos
  • Caso verifique qualquer irregularidade no momento do pagamento, questione o vendedor e procure solucionar a questão.
  • Se não houver solução ou, caso percebe ter sido vítima de um golpe, registre imediatamente um boletim de ocorrência.
  • Avise o banco e bloqueie seu cartão, sua conta, conforme o caso.