Desenvolver um tratado global a respeito dos direitos dos consumidores a uma alimentação saudável é o principal objetivo da campanha “#foodtreatynow", organizada pela Consumers International para celebrar o Dia Mundial do Consumidor (15 de março). O acordo deverá ter como prioridades a redução de níveis muito altos de gordura, sal e açúcar em alimentos consumidos todos os dias.
A campanha, que buscará apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a elaboração do tratado, também propõe a redução do marketing de "junk food" para crianças, além do fornecimento da rotulagem nutricional clara para ajudar os consumidores a escolherem uma dieta saudável.
De acordo com o site da organização, dietas pouco saudáveis contribuem para mais de 11 milhões de mortes por ano.
Sobre a Consumers International
Criada em 1960, a International Organization of Consumers Union (IOCU) em 1996 passou a chamar-se Consumers International. Atualmente, conta com mais de 240 entidades de defesa do consumidor associadas, dentre elas a Fundação Procon-SP, provenientes de 120 países. Por meio de assembleias que acontecem a cada quatro anos, a entidade estabelece políticas gerais e temas a serem tratados.
Fonte: Consumers International