quinta-feira, 19 de março de 2015

Dica de Leitura: Consumo consciente de energia elérica

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) publicaram a cartilha "Consumo Consciente de Energia" para explicar como funcionam o sistema bandeiras tarifárias, além de dar dicas de como economizar energia elétrica.
Entre as orientações para poupar energia estão  o uso do chuveiro elétrico na posição verão ou morno, além de evitar banhos demorados. Desligar a televisão enquanto não estiver sendo usada, juntar roupas para passar de uma só vez e usar máquina de lavar louça e roupa apenas na capacidade máxima. Outras dicas são preferir a iluminação natural, pintar a casa com cores claras e trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, além de apagar a luz quando deixar o ambiente.
     Em relação ao uso do ar-condicionado, a orientação é não deixar portas e janelas abertas quando o aparelho estiver ligado e manter os filtros sempre limpos. Na cozinha, é preciso verificar se a borracha da geladeira está em boas condições e não deixar a porta aberta mais do que o necessário.
Para acessar o material, clique aqui